⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula e Bolsonaro querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

Jasmine Olga
O melhor do Seu Dinheiro
Jasmine Olga
2022-08-17T19:14:29-03:00

A confeitaria do Fed, o preço justo da Itaúsa (ITSA4) e mudanças na CCR (CCRO3); confira os destaques do dia

17 de agosto de 2022
19:14
Bolo de aniversário
Imagem: Shutterstock

Em minhas inúmeras tentativas de experiência na cozinha, aprendi uma difícil lição. O mundo da confeitaria e dos doces é para aqueles apegados à exatidão dos números e processos, sem espaço para improvisos ou erros de cálculo. 

Uma grama extra de açúcar na massa pode ser a ruína da consistência perfeita e o nascimento de um bolo solado. A quantidade de manteiga errada torna impossível se atingir a textura perfeita e alguns minutos a mais ou a menos no forno ou na geladeira fazem toda a diferença no resultado final da receita. 

Os confeiteiros responsáveis pela cozinha do Federal Reserve (Fed) andam passando por alguns apuros: encontrar o crescimento ideal da massa econômica que move os Estados Unidos, mas ao mesmo tempo não se pode deixar a inflação melar o forno inteiro ao extravasar da assadeira. 

Eles sabem que a chave para conter o crescimento desenfreado da massa é a adição de juros mais fortes na receita, mas ninguém quer que um deslize deixe esse bolo solado. Por isso, o Fed está disposto a atuar com um conta-gotas. 

Pelo menos é essa a sensação que os dirigentes do banco central americano deixaram com a divulgação da ata da última reunião de política monetária. Para eles, está claro que a taxa de juros deve seguir subindo a ponto de desacelerar a atividade econômica, mas não estão dispostos a errar a medida. 

Por isso, os passos podem se tornar mais lentos, até que se tenha a clareza de como os demais ingredientes da economia estão se comportando. 

As bolsas americanas chegaram a desacelerar consideravelmente as perdas após a divulgação do documento, mas a percepção de que o cenário segue sem sofrer grandes mudanças levou os índices de volta ao mesmo ponto de partida. 

Puxado mais uma vez por resultados ruins do setor de varejo, o Dow Jones caiu 0,50%. O Nasdaq e o S&P 500 recuaram 1,25% e 0,72%, respectivamente. 

O Ibovespa acompanhou o movimento visto nas bolsas gringas, mas não devolveu os ganhos, se mantendo no azul. Com o petróleo fechando o dia em alta, o principal índice da B3 se favoreceu do avanço da Petrobras (PETR3; PETR4) e subiu 0,17%, aos 113.708 pontos. O dólar à vista se valorizou 0,53%, a R$ 5,1678.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

CALMA LÁ
O “novo ethereum (ETH)” não é tudo isso? Por que os benefícios da atualização The Merge passaram a ser “desmentidos”. Em uma publicação no blog oficial da fundação, os desenvolvedores começaram a dizer que a mudança que deve chegar em menos de um mês não reduzirá taxas nem deixará a rede mais rápida.

NÃO BRILHA MAIS?
Vale (VALE3) perdeu o encanto? Itaú BBA corta recomendação de compra para neutro e reduz preço-alvo do papel. Queridinha dos analistas, a mineradora deve ser impactada por uma demanda menor da China e o retorno aos acionistas deve ficar mais limitado, segundo o banco.

SEGURA OU SOLTA?
Itaúsa (ITSA4) está barata: UBS BB vê potencial de alta de 26%; saiba se vale a pena comprar a holding famosa por pagar dividendos. A empresa viu o lucro cair 12,5% no segundo trimestre, e as ações operaram em baixa durante boa parte do pregão desta quarta-feira (17).

A PEDIDO DA POLO CAPITAL
Tenda (TEND3) vai convocar assembleia para discutir fim da “poison pill”; como ficam os acionistas minoritários sem o mecanismo de proteção? A chamada pílula de veneno é utilizada para dificultar a tomada de controle de uma empresa com capital pulverizado na bolsa.

TROCA DE COMANDO
CEO da CCR (CCRO3) renuncia ao cargo na véspera do leilão de aeroportos. Apontada como favorita, a empresa vai ficar fora da disputa, mas a saída de Marco Antonio Cauduro aparentemente não tem relação com esse fato.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

A ONDA CONTINUA...

Z1, fintech voltada para o público infanto-juvenil, entra na onda de demissões nas startups

7 de outubro de 2022 - 16:34

Ao menos, 50 pessoas foram desligadas; as áreas de compliance, tecnologia e experiência do cliente (CX) foram as mais afetadas

apetite

Em negócio milionário, Cosan (CSAN3) compra fatia de 4,9% da Vale (VALE3) — ações despencam

7 de outubro de 2022 - 16:15

Cosan (CSAN3) vai desembolsar R$ 17 bilhões pelas ações ordinárias da Vale (VALE3); papel do conglomerado já cai 6,58%

BITCOIN NA SEMANA

Não deu para o bitcoin: criptomoedas escorregam no payroll e aprofundam bear market; saiba o que esperar da próxima semana

7 de outubro de 2022 - 15:23

Semana contou com multa à Kim Kardashian, CDBC global, ethereum killers a todo vapor e outros destaques

DESTAQUES DA BOLSA

Ações da MRV (MRVE3) despencam após suspensão da capitalização da Resia; veja os novos planos da construtora para a subsidiária norte-americana

7 de outubro de 2022 - 13:36

De acordo com a companhia, a operação só será retomada quando o cenário macroeconômico dos EUA estiver novamente favorável ao mercado de capitais

O caminho mais seguro

Por que você ainda deve investir em Tesouro Selic, mesmo que os juros tenham parado de subir

7 de outubro de 2022 - 13:19

Para o Itaú BBA, Selic pode permanecer alta por mais tempo do que o mercado espera, e investidor deve manter 60% da sua carteira de títulos públicos em Tesouro Selic

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies