🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Mercado em 5 Minutos: Quantas reviravoltas cabem em uma só mão?

Investidores esperam por dados importantes sobre empregos nos EUA, se preparando também para a temporada de resultados corporativos

3 de outubro de 2022
9:04
imagem mostra setas de queda e alta entrelaçadas, indicando volatilidade dos mercados e da bolsa
Imagem: Shutterstock

Bom dia, pessoal. Entramos no último trimestre de 2022 com inúmeros fatores de risco para acompanharmos. 

Lá fora, as ações caíram na Ásia nesta segunda-feira (3), enquanto os investidores esperam por dados importantes sobre empregos nos EUA, se preparando também para a temporada de resultados corporativos que muitos temem destacar o impacto do aumento da inflação e das taxas de juros.

A abertura do mercado na Europa também não é positiva, refletindo preocupações persistentes sobre uma recessão e as perspectivas negativas para o mercado de petróleo. 

Chama a atenção também os ruídos envolvendo o Credit Suisse e a crise que paira sobre o banco. 

Os futuros americanos inauguram o dia de forma mista, sem uma única direção. 

O Brasil pode se descolar desse movimento tímido, repercutindo a eleição de um legislativo composto predominantemente pelo centro e pela direita. A ver...

00:41 — O bolsonarismo se manterá, mesmo num eventual governo Lula

Chamou a atenção os erros dos institutos de pesquisa, que vão precisar se reinventar nos próximos anos se quiserem se manter relevantes. 

Lula e Bolsonaro vão para o segundo turno, mas com uma margem muito diferente do que se apontava nos levantamentos de intenção de votos. 

O segundo turno é uma nova eleição e tudo pode acontecer, inclusive uma virada de Bolsonaro, ainda que pouco provável (precisa trabalhar bem Minas Gerais e os espólios dos demais candidatos).

Ao mesmo tempo, ainda que Lula seja favorito para ganhar no segundo turno (teve mais de 48% no primeiro turno), terá que caminhar para o centro. 

Nas condições atuais, um segundo turno geralmente é positivo para o mercado, forçando uma moderação de tons (há necessidade de negociar com outros partidos). 

Enquanto isso, o bolsonarismo deveria comemorar, apesar de Bolsonaro ter ficado em segundo lugar. 

A eleição de um Congresso predominantemente composto por figuras de centro, centro-direita e direita, deverá impedir eventuais aventuras petistas muito heterodoxas.

Os dois desfechos agora me parecem positivos para o mercado local: 

  1. Uma virada de Bolsonaro (seria histórico, uma vez que ninguém conseguiu chegar em segundo no primeiro turno e depois virar as eleições) serviria para mobilizar a legislatura eleita, tendo solo fértil para a execução de um plano mercadológico aos moldes do que se observava em 2019, antes da pandemia; 
  2. O governo Lula deverá acontecer muito provavelmente, mas terá governabilidade comprometida e precisará fazer concessões ao centro para governar, impedindo muita criatividade para atuar sobre o mercado.

01:56 — Na expectativa pelos dados de emprego

Nos EUA, os investidores esperam virar a página depois da pancada que foi experimentada em setembro, se voltando para o calendário de outubro. 

Nesta semana, acompanhamos uma vasta lista de membros do Federal Reserve Bank que falam com o mercado em diferentes ocasiões, embora a expectativa geral seja de que a autoridade monetária mantenha o tom duro em direção à meta de não retroceder prematuramente na política monetária restritiva (taxas de juros mais altas).

Ao mesmo tempo, também ficamos de olho nos relatórios de empregos sobre o mês de setembro no final da semana. 

Na semana passada, o Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) mostrou uma aceleração maior do que a esperada, o que provavelmente convencerá ainda mais o Fed de que deve manter sua postura agressiva em relação a aumentos futuros de juros. 

Se os dados de emprego vierem fortes, a tendência será mantida. 

02:41 — Uma provável baleia morta na praia?

Já há alguns anos o Credit Suisse vem passando por momentos ruins. Agora, os investidores globais têm pela frente o desafio de enfrentar a crise do Credit Suisse (da máxima em 2018, as ações do banco já caem mais de 80%). 

O sentimento negativo contamina o mercado europeu nesta manhã, diante do nervosismo do mercado sobre a posição de capital do banco suíço.

Na sexta-feira, o CEO do Credit Suisse, Ulrich Koerner, disse aos funcionários em um memorando interno que o capital e a liquidez eram robustos, mas as coisas mudaram no final de semana — o CDS (custo de proteção contra um default) aumentou em 15% e já está em um patamar semelhante ao de 2009, depois da crise do subprime. 

Agora, a instituição pediu mais 100 dias para apresentar uma estratégia de recuperação.

Além da questão financeira também há o choque de credibilidade junto aos negócios de investimentos e private banking

Há pouco espaço para uma salvação verdadeira aqui, uma vez que tentativas anteriores de reestruturação também foram frustradas. 

Uma atualização sobre a nova estratégia deverá ser divulgada até o final do mês, no dia 27 de outubro, mas os caminhos são escassos.

Estima-se que sejam necessários algo entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões para endereçar a reestruturação, com o enxugamento da companhia e a demissão de funcionários.  

Uma aquisição por outro player não seria improvável, mas ainda há muito por acontecer e vários processos para lidar.

Uma quebra completa teria consequências desastrosas para a Europa e poderia sinalizar o começo de um processo maior…

03:58 — Os 15% da Ucrânia

No final da semana passada, a Rússia anexou 15% da Ucrânia (uma área do tamanho de Portugal) ao aceitar a adesão à federação de quatro regiões ucranianas. 

O movimento de Putin é a maior apropriação forçada de terras na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e mostra como ele vê a guerra na Ucrânia como uma luta existencial entre seu país e o mundo ocidental.

Haverá retaliação, claro. O presidente Biden disse que as anexações territoriais de Putin não têm legitimidade e os ministros das Relações Exteriores do G7 as consideraram uma ofensa à soberania ucraniana. 

Ao mesmo tempo, a Rússia não ocupou totalmente nenhuma das quatro regiões que anexou, o que ficou bem claro quando as tropas ucranianas em uma dessas províncias cercaram as forças russas. 

Dessa forma, os países ocidentais desencadearam uma nova rodada de sanções, inclusive contra o presidente do banco central da Rússia. 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky respondeu solicitando formalmente a adesão à OTAN em um cronograma acelerado, embora não esteja claro se será aprovado. 

A situação russa é delicada: sofreu perdas embaraçosas com o contra-ataque ucraniano e centenas de milhares de russos deixaram seu país para evitar serem convocados para o serviço militar. 

Um possível enfraquecimento de Putin não é impossível. 

04:50 — O preço do petróleo

Os contratos futuros de petróleo Brent e West Texas Intermediate (WTI) decolaram da última sexta-feira para cá, repercutindo os relatos de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) está considerando um corte na produção de petróleo de mais de um milhão de barris por dia.

Tal medida seria a maior tomada pela organização para lidar com a fraqueza na demanda global desde 2020, quando o grupo reduziu a produção em um recorde de 10 milhões de barris por dia por conta da pandemia.

Com uma reunião esperada para o dia 5 de outubro, surpresas são possíveis, empurrando o preço da commodity para cima, de modo a neutralizar a excessiva baixa no mercado. 

Ao mesmo tempo, estima-se que qualquer corte de produção abaixo de 500 mil barris por dia deverá ser ignorado pelo mercado.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar