🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Mercado em 5 Minutos: Estaria o mercado local mais tranquilo sobre as eleições?

Investidores repercutem dois vetores políticos: a pesquisa de intenção de votos, que mostrou consolidação do favoritismo de Lula, e o apoio de Henrique Meirelles à candidatura do petista

20 de setembro de 2022
9:29
Simone Tebet, Luiz Inácio Lula, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro pesquisa
Simone Tebet, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Bandeirantes / Shutterstock / Agência Brasil / Montagem Brenda Silva

Bom dia, pessoal. Lá fora, os mercados asiáticos encerraram o pregão predominantemente em alta nesta terça-feira (20), seguindo os sinais positivos dos ativos ocidentais durante o dia de ontem (19), com alguns investidores crendo que o sell-off da semana passada possa ter sido exagerado.

Na China, em linha com o que se esperava, o Banco Central manteve a taxa de juros — o governo chinês parece querer trabalhar mais com estímulos fiscais agora. 

Com uma agenda mais leve, os investidores acompanham o início da reunião do Fomc (EUA) e do Copom (Brasil), que definirão a política monetária de seus respectivos países amanhã. 

Na Europa, a manhã é ruim, com os futuros americanos também em queda. O contexto internacional é um pouco difícil, mas há espaço para um descolamento positivo no Brasil, em linha com o que vimos na segunda-feira. 

A ver... 

00:40 — Chama o Meirelles?

No Brasil, paralelamente ao início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que poderá encerrar o ciclo de aperto monetário no país na conclusão de seu encontro amanhã, o mercado passa a repercutir dois vetores políticos — internacionalmente, o Brasil abre a 77ª Assembleia-Geral da ONU nesta manhã, seguindo a tradição. 

O primeiro deles deriva da pesquisa de intenção de votos para presidente, que ontem mostrou consolidação do favoritismo do ex-presidente Lula nas eleições presidenciais de 2022. 

A menos que as pesquisas estejam absurdamente erradas, há pouco espaço para o presidente Bolsonaro virar essa eleição, ainda que não seja impossível. 

Os ruídos de uma eventual vitória no primeiro turno podem esquentar os ânimos eleitorais, mesmo que o histórico do ex-presidente nunca o tenha agraciado com algo do gênero (o único presidente que levou a eleição no primeiro turno até hoje foi FHC).  

O segundo foi o apoio de Henrique Meirelles, ex-presidente do BC e ministro da Fazenda do governo Temer, à candidatura de Lula. 

O movimento tranquilizou o mercado, aliviando parte do risco local e impulsionando os ativos de risco — o apoio de Meirelles é recebido com bons olhos; afinal, é uma figura mercadológica, liberal e alinhada à responsabilidade fiscal (criou o teto de gastos). 

01:40 — Se preparando para um tom agressivo de Powell 

Nos EUA, com o Federal Reserve se preparando para aumentar as taxas novamente nesta semana, os yields dos títulos do Tesouro voltaram a subir. 

O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos cruzou brevemente 3,5% ontem pela primeira vez desde 2011 — mesmo que tenha recuado, ainda encerrou o pregão no nível mais alto desde abril de 2011. 

De maneira similar, o yield de dois anos ficou em 3,946%, seu maior nível desde outubro de 2007, na espera de um juro americano acima de 4% no curto prazo. 

São duas as principais visões do mercado: 

  1. Os pessimistas enxergam uma inflação que não deixa escolha ao Fed a não ser continuar elevando as taxas para forçar a economia a uma recessão significativa, de modo a estabilizar os preços; e 
  2. Os otimistas entendem que muito do trabalho pesado já foi feito, sendo que os impactos dos aumentos deste ano ainda não surtiram efeito, o que permitiria um arrefecimento no ciclo de aperto monetário. 

Entre os dois, os primeiros parecem mais sensatos. 

02:30 — As falas dos europeus 

Com uma agenda mais tranquila, os investidores europeus aguardam a fala da presidente do BCE, Christine Lagarde, que participa da Karl-Otto Pöhl-Lecture, organizada pela Sociedade de Frankfurt para Comércio, Indústria e Ciência. 

No evento, a autoridade deverá reforçar os seus últimos discursos, em que foi evidenciado o ímpeto do BCE na luta contra a inflação, apesar dos desafios. 

O dia já começou com inflação ao produtor alemão, que não para de subir e superar as expectativas. 

O índice sobe em agosto 45,8% na comparação anual, uma aceleração frente aos 37,2% de julho e acima dos 37,1% esperados pelo mercado. 

Apesar de ter identificado deflação em boa parte dos setores, a alta de 139% na comparação anual dos preços de energia não permite outro resultado. 

A situação é crítica no velho continente e não há muita perspectiva de melhora. 

Na quinta-feira, teremos reunião do Banco da Inglaterra, o Banco Central do Reino Unido, que deverá manter o discurso agressivo contra a inflação, assim como fazem, por exemplo, o BCE e o Banco Central Sueco; este último, por sinal, tomou hoje a decisão inédita de subir a taxa de juros em 1 ponto percentual (foi uma surpresa para o mercado). Ações europeias caem hoje. 

03:29 — Nem os japoneses escapam da inflação elevada 

No Japão, nesta terça-feira, o mercado recebeu a inflação ao consumidor com alta de 3% na comparação anual — o núcleo, que contempla a inflação sem os itens mais voláteis, sobe 2,8% na comparação anual (acelerando e acima do esperado). 

Pode ser baixo para o mundo, mas muito elevado considerando o histórico japonês. 

Se trata da inflação mais elevada desde 2014. Antes desse período, precisaríamos voltar para o início da década de 90 para ver índices de preços como os atuais. 

A história é a mesma: alta dos alimentos e combustível. Contudo, como vemos elevação do núcleo, percebe-se também desafios em estabilizar a economia no contexto pós-pandemia. 

04:01 — Mudança de eixo

Enquanto acompanhamos a abertura da Assembleia-Geral da ONU, muito se especula sobre o futuro de algumas relações entre países para os próximos anos. 

Na semana passada, os laços entre China e Rússia foram exibidos em um encontro no Uzbequistão, durante a reunião da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). 

Sabemos que a relação entre os países vem crescendo na última década, à medida que as duas nações buscam combater a força econômica dos EUA e seus aliados. 

A OCX é uma das maiores organizações regionais do mundo, cobrindo quase 60% da área da Eurásia, 40% da população mundial e mais de 30% do PIB global. 

Diante das mudanças históricas no mundo, a China está disposta a trabalhar em conjunto com a Rússia para desempenhar um papel de liderança e injetar estabilidade no mundo turbulento. 

O comércio bilateral entre as duas nações, que superou US$ 140 bilhões em 2021, cresceu cerca de 30% até julho de 2022, com commodities, como o petróleo russo, representando uma quantidade significativa dos fluxos. 

A última vez que Putin se encontrou com Xi Jinping foi durante sua visita a Pequim para os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro. 

Nesse encontro, os dois líderes estruturaram sua parceria chamada de "sem limites" e compartilharam sua oposição à "nova ampliação da OTAN". 

Os crescentes laços econômicos entre a China e a Rússia são uma preocupação para o Ocidente e devem moldar parte relevante dos fluxos de capitais na próxima década, podendo dividir o mundo em dois eixos mais uma vez. 

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar