O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Exile on Wall Street
Bruno Marchesano
É editor da Empiricus e especialista em fundos de investimento
2022-01-28T11:43:25-03:00
EXILE ON WALL STREET

Meio conservador, meio moderado, meio arrojado: descubra qual é o seu perfil relativo de investidor e como montar a melhor carteira para você

Assim como na física e na natureza, o relativismo está presente no mundo dos investimentos. Não existe somente um tipo de investidor conservador, por exemplo, afinal, o conceito de cada perfil de investidor é relativo para cada pessoa

28 de janeiro de 2022
11:41 - atualizado às 11:43
Trader em frente a terminal com várias telas
Imagem: Shutterstock

No ensino médio, a física já havia despertado o meu interesse. A profissão em si não me atraía, mas a física teórica me gerava grande curiosidade, ao ponto de, futuramente, influenciar ainda mais meus gostos por livros, séries e filmes que envolvem ficção, especialmente para o lado de viagens espaciais.

Apesar do amor pela ficção, quanto mais fidedigno um filme é às leis da física, maior é meu apreço. Por isso, um dos meus filmes favoritos do gênero é “Interestelar”, do diretor Christopher Nolan.

Buraco negro, tempo e espaço

Em uma das cenas mais interessantes, o astronauta Cooper, protagonista da história, e sua equipe realizam uma expedição a um planeta localizado próximo de um buraco negro, enquanto outro astronauta, Dr. Romilly, permanece na nave principal a uma distância segura tanto do planeta quanto do buraco negro.

A apreensão vem da proximidade do buraco negro, que poderia causar uma dilatação temporal, o que, de acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, faria com que o tempo experienciado pela equipe fosse diferente do tempo do Dr. Romilly.

Explico. Para Einstein, a única verdade absoluta e constante do universo é a velocidade da luz e, portanto, quanto mais um objeto se move, mais o tempo precisa ser distorcido (acelerado ou reduzido) para que a velocidade relativa da luz entre dois pontos de observação permaneça a mesma.

Objetos de grande massa — como buracos negros — geram grandes forças gravitacionais que fazem outros objetos acelerarem em direção ao seu centro. Quanto mais próximo do epicentro dessa massa, maior a distorção temporal. No filme, uma hora para a equipe de Cooper seria o equivalente a sete anos para o Dr. Romilly.

Absolutismo e relativismo

O que há de simples nesse conceito: tendemos a assumir que tempo e espaço são imutáveis, quando a ciência aponta o contrário. Em várias áreas, buscamos regras absolutas, quando a melhor abordagem é pensar de forma relativa.

Nos investimentos, isso acontece com nosso perfil de investidor, aquela classificação entre conservador, moderado e arrojado que recebemos das corretoras após responder a algumas perguntas e que, certo ou errado, guiam muitas decisões de investimento, seja pela classificação dos fundos nessas corretoras ou pelas sugestões de carteiras padronizadas. As duas situações podem ser prejudiciais ao investidor iniciante.

A segmentação de fundos de modo absoluto entre perfis pode parecer, a princípio, uma boa ideia, mas incentiva um pensamento incorreto: o de que uma carteira só é conservadora se investir apenas em produtos conservadores, ignorando o fato de que investir em vários produtos arrojados também pode criar um portfólio conservador.

Como por exemplo...

Imagine que João e Pedro, dois amigos investidores, tenham a seguinte alocação:

Qual deles se considera conservador?

Embora suas alocações sejam completamente diferentes, os dois se consideram conservadores. O conceito de cada perfil é relativo para cada pessoa.

Conservadorismo relativo

Uma carteira de investimento e, por tabela, o perfil de investidor são reflexo da personalidade e da situação de cada pessoa, abordando patrimônio, idade, dependentes, além da tolerância a perdas e às oscilações do mercado, necessidades de liquidez e a disposição de visualizar ativos como um portfólio, e não de maneira individual.

Seu perfil e sua visão do que é conservador, moderado e arrojado são diferentes dos de outros investidores e provavelmente também variam ao longo do tempo.

Não me entenda mal: vejo bastante valor em uma recomendação padronizada para determinado perfil de investidor, desde que seja para iniciantes e acompanhada da ideia de que é apenas uma sugestão.

Os melhores fundos

Alinhada a essa opinião, nossa abordagem na série Os Melhores Fundos de Investimento é de recomendar diversas opções, desde puramente de fundos de ações até mega diversificada com 80% local e 20% global em classes de ativos e nos melhores gestores, como a carteira do Melhores Fundos Blend. Ao mesmo tempo, mostramos nosso processo de decisão, alocação e acompanhamento destas carteiras de fundos e filtramos quais consideramos os melhores fundos de cada classe.

O nosso objetivo não é te recomendar uma carteira absoluta para cada perfil, mas sim te transformar em um investidor verdadeiramente independente ao oferecer a base, experiência e conhecimentos necessários para que, com o tempo, você compreenda as peculiaridades de seu perfil e tome decisões sobre alocação entre classes e faça a seleção dos fundos que melhor se adaptam ao seu perfil e momento de vida.

Se você deseja um guia para te ajudar a identificar seu perfil relativo, e não absoluto, de investidor e explorar o universo de possibilidades em fundos, junte-se a nós.

Um grande abraço,
Bruno Marchesano

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

CVM recua e libera distribuição de dividendos do fundo imobiliário Maxi Renda FII (MXRF11) com base no ‘lucro caixa’ — relembre o caso

A xerife do mercado de capitais reconheceu “a existência de obscuridade e contradição” na decisão original

Superou o trauma? Bitcoin (BTC) segue no patamar de US$ 30 mil; saiba se a maior criptomoeda do mundo sustentará esse nível

BTC terá também que superar os críticos às moedas digitais, que não pouparam esforços para injetar ainda mais medo nesse mercado já extremamente desorientado

CEO do JP Morgan leva cartão vermelho de acionistas e pode ficar sem bônus milionário, entenda a decisão rara

A desaprovação foi a primeira desde que o conselho do banco norte-americano enfrentou um voto negativo sobre compensações desde que as regras foram introduzidas, há mais de uma década

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Hapvida, Magazine Luiza e Nubank tombam, mas Ibovespa fecha o dia no azul; confira os destaques desta terça-feira

O maior apetite ao risco e a expectativa de manutenção no ritmo de alta no juro nos Estados Unidos ajudou o Ibovespa, que teve um dia de ganho

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa sustenta alta após susto inicial com Powell; dólar cai abaixo dos R$ 5

O Ibovespa fechou o dia longe das mínimas, mas o dólar caiu 2% com o apetite por risco no exterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies