🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Está chegando a hora: Primeiro turno das eleições, ações de petroleiras, Vale (VALE3) e as notícias que mexem com seus investimentos

Nem só da expectativa com a eleição vai se alimentar o mercado hoje. Investidores também estarão de olho nos indicadores, com a divulgação da taxa de desemprego e os números da relação dívida/PIB

30 de setembro de 2022
8:14
Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone
Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet - Imagem: Flickr/Ricardo Stuckert/Agência Brasil/José Cruz/

A última semana da campanha com vistas ao primeiro turno das eleições presidenciais parece ter durado uma eternidade, mas chega oficialmente ao fim nesta sexta-feira, diz o calendário.

Hoje, a turbulência nos mercados financeiros internacionais e o encerramento oficial da campanha para o primeiro turno trazem um alívio bem-vindo aos ativos de risco por aqui.

O fato é que o Brasil chega às vésperas das eleições presidenciais de 2022 mostrando alguns sinais de esgotamento. Até mesmo quem gosta de discutir política admite estar cansado.

Prova disso está estampada em um curioso recorte da pesquisa Genial/Quaest divulgada esta semana. Cerca de 50% dos entrevistados disseram “não aguentar mais” o assunto eleição.

De qualquer modo, ainda não está claro se a corrida pelo Palácio do Planalto termina domingo ou se vai se estender até o fim de outubro.

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem mostra Lula com 50% das intenções dos votos considerados válidos. Bolsonaro tem 36%.

Enquanto isso, os participantes do mercado repercutem o último debate entre presidenciáveis, transmitido na noite de ontem pela Rede Globo.

Repleto de direitos de resposta e carente de propostas, o debate pouco acrescentou. Lula não teve a oportunidade de confrontar Bolsonaro diretamente. Bolsonaro, quando teve, a desperdiçou.

Mas nem só da expectativa com a eleição vai se alimentar o mercado hoje. No campo dos indicadores, os investidores estarão de olho na taxa de desemprego e nos números da relação dívida/PIB.

No que depender das bolsas estrangeiras, o Ibovespa começa o dia no azul diante do alívio da pressão sobre os ativos de risco lá fora.

Para entender como tudo isso mexe com os mercados, o melhor a fazer é acompanhar a cobertura do Seu Dinheiro.

4 anos do Seu Dinheiro

Também chega ao fim hoje a semana de comemorações dos 4 anos do Seu Dinheiro.

Em um texto especialmente preparado para celebrar a ocasião, nosso colunista Ruy Hungria assegura que o petróleo não morreu.

Ele indica duas ações que podem fazer os investidores ganharem muito dinheiro. Confira!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

PROBLEMAS NA DECOLAGEM
Eve, controlada da Embraer (EMBR3), precisará refazer o balanço do 2º trimestre. Questões contábeis envolvendo os bônus de subscrição geraram inconsistências no balanço da empresa de carros voadores. A Embraer também será impactada.

SERÁ?
Vale (VALE3) faz reorganização interna e mexe com as operações de metais básicos. Vem IPO por aí? Os ativos de cobre e níquel da mineradora no Brasil serão transferidos, reacendendo a chama de uma possível abertura de capital do braço de metais básicos.

MARKET MAKERS
Seja Lula ou Bolsonaro, a política fiscal é a principal preocupação da Faria Lima com o próximo governo. O Market Makers fez seu primeiro episódio ao vivo na última quinta-feira e ouviu as visões de sete gestores diferentes sobre as eleições.

ELEIÇÕES
Padre Kelmon é chamado de “laranja, mentiroso e impostor”, irrita Lula e até Bonner no debate da Globo. Além de entrar em atrito com candidatos — com exceção de Jair Bolsonaro —, Kelmon desrespeitou as regras do debate ao interromper as respostas dos adversários.

PERSPECTIVA DOS PRESIDENTES
‘Cautelosamente otimistas’: o que os CEOs de três das principais incorporadoras da B3 esperam para o mercado imobiliário em 2023. Os presidentes de Direcional, Even e Moura Dubeux compartilharam suas visões sobre o setor na quinta edição do Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias.

AUTOMÓVEIS
Novo Citroën C3 acirra a disputa pelos compactos. Mas qual é o melhor carro 1.0? Fizemos um raio-x dos principais concorrentes, que se posicionam nos segmentos de entrada e de hatches compactos, conforme a versão. O resultado pode te surpreender.

Uma boa sexta-feira e bom voto para você!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar