🔴 MELHORES MOMENTOS DO MACRO SUMMIT BRASIL 2024 – ASSISTA AQUI

A Copa, o Copom e a PEC: Brasil e Coreia do Sul, as melhores ações para lucrar em dezembro, dólar barato e as notícias que mexem com o seu bolso

Com o jogo do Brasil na Copa hoje, o Ibovespa deve ter um fim de sessão de baixíssima liquidez. Mas fortes emoções são esperadas para além dos gramados nesta semana

5 de dezembro de 2022
8:12
Copa do Mudo, Brasil, Futebol, Seleção, Campo
Imagem: Reprodução/CBF

O Brasil entra em campo na tarde desta segunda-feira na disputa por uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo do Catar.

Diante da Coreia do Sul, a seleção brasileira deve contar com o retorno de Neymar na tentativa de não se tornar a próxima vítima da zebra que zanzou aleatoriamente pelos gramados cataris na primeira fase e ainda não deu as caras nas oitavas-de-final.

Como a partida começa às 16h e a bolsa fecha às 18h, o Ibovespa deve ter aquele fim de sessão de baixíssima liquidez.

Mas isso não significa que os investidores vão segundar assim de boa. Fortes emoções são esperadas para além dos gramados nesta semana.

Na quarta-feira, depois do fechamento do mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgará o resultado de sua última reunião de 2022.

Embora alguns observadores considerem a possibilidade de o Copom elevar a taxa Selic a 14,00% ao ano, o mais provável é que a autoridade monetária mantenha os atuais 13,75%.

A expectativa fica por conta do teor do comunicado em um momento no qual o país atravessa uma delicada transição de governo.

A quarta-feira também será movimentada do ponto de vista político. No Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber chamou para depois de amanhã o julgamento de ações que contestam o pagamento das emendas de relator, mais conhecidas como ‘orçamento secreto’.

Além disso, o Senado deve votar na quarta a PEC da Transição, por meio da qual o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva busca espaço fora do teto de gastos para aumentar o salário-mínimo e o Bolsa Família.

Isso sem contar que a semana ainda reserva os números do IPCA de novembro.

Para ficar por dentro dos principais lances da Copa, do Copom e da transição, a melhor pedida é acompanhar a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

A NATA DA B3
As melhores ações na bolsa para escalar em dezembro e lucrar neste fim de ano. Com cenário fiscal conturbado e temores com a recessão global deixando a bolsa em clima de final de campeonato, uma velha queridinha recuperou a posição de atacante na seleção dos analistas.

ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: IPCA de novembro e última reunião do Copom em 2022 são destaques. A semana será agitada no Brasil, com a reunião do Copom e a divulgação de novos dados de inflação. Lá fora, os olhos estarão voltados para o PIB da zona do euro.

DE OLHO NAS FÉRIAS
Vai viajar? Dólar desvaloriza 6,5% frente ao real no acumulado do ano. Após uma sequência de quatro pregões de queda firme, período em que acumulou queda de 3,94%, a moeda norte-americana subiu na sexta-feira. Saiba o que mexe com o mercado de câmbio.

PUTIN INFLUENCIOU? 
A decisão dos produtores de petróleo após o teto de preços da Europa e a ameaça da Rússia. O presidente russo disse que cortará o fornecimento da commodity para os países europeus que adotarem o limite de US$ 60 para o barril russo.

ALIANÇA DE BILHÕES
Bolsonaro, Lula e Biden? Saiba o que um dos homens de confiança do presidente dos EUA vem fazer no Brasil. O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, irá até Brasília nesta segunda-feira e deve se reunir com a equipe de transição do novo governo e com membros da administração atual.

A CARTEIRA DOS GRANDES
A nova aposta de Bill Ackman: megainvestidor tem grande posição vendida contra uma moeda global. O aumento agressivo da taxa de juro pelo Federal Reserve neste ano pressiona paridade e força reposicionamento do bilionário.

SEU DINHEIRO NA COPA
Jogos das quartas-de-final começam a se desenhar. Confira as datas da próxima fase da Copa do Mundo. Holanda e Argentina foram as primeiras classificadas para a próxima fase do Mundial do Catar. Brasil tenta vaga nesta segunda-feira contra a Coreia do Sul.

Uma ótima semana para você!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da renda fixa — um intervalo assimétrico

3 de abril de 2024 - 20:01

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais, os juros reais passaram a respeitar uma zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A inteligência artificial está “sugando” recursos das bolsas — inclusive do nosso Ibovespa

2 de abril de 2024 - 6:58

No início dos anos 2000, se entendia que os mercados emergentes, de alguma forma, se aproximariam dos desenvolvidos

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: E se a inflação superar a meta do Fed? Precificando o “no landing” dos juros nos Estados Unidos

1 de abril de 2024 - 20:01

O Fed sinalizou três cortes de juros de 0.25% neste ano. Mas, como em 2023, vale a pena perguntar: e se o esperado não acontecer?

de repente no mercado

A ‘virada de chave’ do Magalu, melhores investimentos para abril, ‘boom’ dos FIIs e um guia para investir (ou não) em PETR4

31 de março de 2024 - 12:00

E mais: análise do 4T23 de Equatorial (EQTL3); veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies