🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

A bolsa não para de cair? Tem investidor lucrando muito com isso

Neste momento, é importante ter um portfólio balanceado, com renda fixa e ações. Mas tem uma outra classe de ativos que até tem se aproveitado do mau humor recente; saiba qual

18 de novembro de 2022
6:07 - atualizado às 22:10
avalanche de dinheiro Brasil Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Você cansou de perder dinheiro com a queda da bolsa nos últimos dias?

Se você investe pelo menos parte do seu patrimônio em ações, é bem provável que tenha sofrido um bocado desde meados da semana passada.

Preocupações fiscais e indefinição com a equipe econômica do próximo governo trouxeram uma forte onda vendedora para os ativos brasileiros.

Será que chegou a hora de vender as suas ações e aproveitar a Selic de mais de 13% ao ano?

Apesar dos primeiros sinais negativos, eu entendo que essa não é a melhor solução. É claro que é bom ter Tesouro Selic neste momento de indefinição — ainda mais com essas taxas polpudas. Mas as ações brasileiras já estão muito baratas, e nos preços atuais embutem uma piora relevante pela frente.

Neste momento, é importante ter um portfólio balanceado, com renda fixa e ações. Mas tem uma outra classe de ativos que até tem se aproveitado do mau humor recente.

Tem quem lucre com as quedas da bolsa

Os assinantes do Flash Trader, minha série sobre opções na Empiricus, não tiveram do que reclamar na semana passada.

A carteira de seis opções escolhida para a semana trouxe ganhos consolidados de +64,9%, mesmo com a bolsa desabando.

Recomendações encerradas na série Flash Trader do dia 16/11/22

Antes de continuar, é importante deixar dois aspectos bastante claros. Para começar, repare que metade das opções tiveram desvalorizações enormes (-35,4%, –84,7% e –91,7%).

O segundo ponto é que metade delas são opções do tipo call, que apostam na alta das ações.

Ou seja, "erramos" metade das recomendações. Mas mesmo assim saímos com um belo lucro na semana.

Como isso é possível?

Assimetrias positivas

O que eu mais gosto nas opções é a diferença entre os potenciais de ganho e perdas de quem compra esses ativos.

Quem compra uma opção pode perder, no máximo, aquilo que investiu — ou seja, -100%.

Parece bastante, mas a grande sacada nessa estratégia é que não há limite para os ganhos. Por exemplo, o ganho de +257% em GGBRL289 seria suficiente para compensar quase três perdas de -100%.

E isso nos leva ao outro ponto que me faz adorar opções. Para ganhar dinheiro com opções, você não precisa estar sempre certo. Na verdade, você vai errar mais do que acertar — esteja preparado para isso.

Ainda assim, se você estiver posicionado com opções interessantes quando os movimentos fortes e inesperados aparecerem, você vai conseguir grandes acertos que mais do que vão compensar as perdas.

O ano de 2022 foi repleto desses eventos inesperados e que fizeram a bolsa se mexer bastante. Na última semana foram as falas do presidente eleito sobre a (ir)responsabilidade fiscal; em fevereiro tinha sido a guerra na Ucrânia; em março foi o boom de commodities; em agosto, a guinada para cima do Ibovespa após o pico da inflação no Brasil. Tudo isso ajudou a carteira de opções do Flash a superar com muita folga o Ibovespa em 2022.

Acumulado das recomendações da série Flash Trader em 2022

Olhando para a frente, ainda temos muitos outros eventos capazes de trazer movimentos fortes, para cima ou para baixo. Definição da nova equipe econômica, política monetária nos Estados Unidos, recessão na Europa, bolha imobiliária na China etc.. Isso sem falar naqueles eventos impactantes, que nem sabemos que vão acontecer, mas que normalmente trazem ainda mais volatilidade — e lucros, para quem tiver opções na carteira.

Quem possui apenas ações tem motivos de sobra para ficar preocupado. Apesar de elas estarem baratas pensando no longo prazo, isso não garante que a travessia será fácil — e os últimos dias fizeram questão de deixar isso claro.

Por outro lado, quem possuir (além da renda fixa e das ações) uma pequena parcela do patrimônio investida em opções para se aproveitar da volatilidade, pode até se dar ao luxo de sorrir nessas semanas de estresse da bolsa.

Se quiser conferir a série Flash Trader, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar