Em função do início do horário de verão dos Estados Unidos, a B3, a bolsa brasileira, mudará o período de funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 14 de março.
A abertura do mercado de ações continuará acontecendo às 10h, mas o fechamento será antecipado para 17h. Com a mudança, as negociações do pós-mercado voltam a acontecer, entre 17h e 18h.
O mercado de ações perderá a hora de funcionamento extra que ganhou em novembro mas o after-market deixa de estar suspenso.
A mudança de horário tem o objetivo de evitar uma lacuna entre o horário de fechamento da bolsa brasileira e dos mercados acionários em Nova York.
O índice futuro será negociado das 9h até às 17h55, e o dólar futuro, das 9h até às 18h. Os contratos futuros de juros terão abertura às 9h, com fechamento às 16h15, abertura da sessão estendida até às 16h50 e encerramento às 18h.
Confira os principais horários de negociação:
Para os demais mercados administrados pela B3, você confere os horários atualizados aqui.
O after-market
O after-market é um período de 35 minutos que começa 25 minutos após o fim do pregão, ou seja, se estende até as 18 horas.
O horário foi pensado com o objetivo de deixar alinhados os horários das bolsas de NY e São Paulo e por isso só entra em funcionamento quando o horário de verão está em vigor nos Estados Unidos.
Os primeiros cinco minutos da janela ficam restritos ao cancelamento de ofertas. Caso uma oferta realizada durante o período normal de negociação não tenha sido concretizada, ela será concluída no after.
Mas se o investidor não quiser levar a oferta a cabo, basta cancelar nesses primeiros cinco minutos.
Quando os Estados Unidos saem do horário de verão, a janela de negociações após o fechamento dos mercados fica restrita aos dias de fechamento de opções.