Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-26T20:14:55-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
IR 2021

Problemas para declarar o Imposto de Renda? Conheça ferramentas que auxiliam o contribuinte

Na reta final do prazo de entrega da declaração neste ano, o Seu Dinheiro reuniu três soluções que podem agilizar o processo

27 de maio de 2021
5:30 - atualizado às 20:14
Selo Imposto de Renda 2021 IR
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Mesmo com os avisos de que a declaração de Imposto de Renda envolve uma série de passos e informações distintas, o que pode torná-la um processo demorado, milhões de brasileiros deixam para a última hora a tarefa de preencher o documento.

Na reta final do prazo de entrega deste ano, que termina na próxima segunda-feira (31), cerca de 10 milhões de pessoas ainda não entregaram a declaração, segundo projeções da Receita Federal. E a multa para quem atrasa é salgada: parte de R$ 165,74 e pode chegar a até 20% do imposto devido em 2020.

Se você é um desses contribuintes que correm contra o tempo e não vão poder contar com o auxílio de um contador na hora de levantar os documentos e fornecer a lista de informações requeridas pelo fisco, o Seu Dinheiro reuniu três ferramentas que podem ajudar a agilizar o processo.

  • Seu Dinheiro preparou junto com a Empiricus um curso para ajudar você a declarar o IR, com 35 vídeos tutoriais, material em texto e uma seção de tira dúvidas. Saiba mais aqui.

Declaração guiada

A primeira delas a plataforma online alternativa para declarar o IR oferecida pela Declare Fácil. Segundo a startup, a ferramenta é “mais prática e intuitiva do que os sistemas da Receita Federal”. 

A empresa promete que, utilizando seu preenchimento inteligente, o contribuinte pode terminar a declaração em até 15 minutos. A plataforma conta com análise de caixa para alertar possíveis inconsistências, checagem automática das informações para evitar erros de digitação e lançamentos errados e tutoriais de ajuda em todas as etapas.

Também é possível acompanhar o processamento dos dados e a liberação da restituição no próprio site.

Além disso, a empresa também oferece uma solução para ajudar investidores a declarar os impostos relacionados a aplicações financeiras. Por meio de um aplicativo móvel, o contribuinte informa o preço de compra e venda de um ativo financeiro e descobre, sem precisar de cálculos manuais, em quanto será tributado.

O app também permite que o contribuinte emita o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) correspondente e regularize sua situação fiscal.

Vale lembrar que, para quem lucra acima de R$ 20 mil com ações ou ouro, a contribuição é mensal. Já para quem realiza negociações diárias, o famoso day trade, todos os ganhos estão sujeitos à tributação.

Solução para investidores

Para quem investe na B3, a bolsa de valores brasileira, o aplicativo Grana, da fintech Grana Capital, pode agilizar muito a declaração. Isso porque a ferramenta oferece a automatização de todas as etapas do processo, e, com as credenciais do cliente na B3, importa diretamente todas as operações feitas pelo contribuinte.

“A extração de dados diretamente da fonte permite que o sistema faça o cálculo do IR e da rentabilidade, sem necessidade de qualquer intervenção do usuário para o pagamento dos DARFs mensais”, explica a startup. É possível quitar o imposto dentro do próprio aplicativo com boleto, PIX, ou cartões.

Além das operações com ações, o aplicativo também calcula dados referentes a outros investimentos cadastrados pelos usuários e que deverão ser lançados no Imposto de Renda.

Por fim, o contribuinte pode utilizar a ferramenta para verificar gratuitamente se possui alguma pendência tributária relacionada a seus investimentos na Bolsa.

Socorrendo os day traders

A última selecionada da nossa lista é a “Calculadora IR - Day Trade”, do BTG Pactual. Como indica o nome, a ferramenta auxilia os investidores no cálculo do imposto sobre as operações day trade para o mercado de ações, futuro, opções e termo.

Para facilitar a vida do contribuinte na hora de prestar contas ao Leão, a solução disponibiliza um relatório mensal para preenchimento da ficha de renda variável da declaração de IR.

Por meio da calculadora, que está disponível gratuitamente para clientes do BTG Pactual digital e Wealth Management, também é possível verificar o ganho de capital nas operações diárias e incluir o estoque de prejuízo em transações anteriores e de outras corretoras.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies