Menu
2021-04-05T13:33:43-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Musk nas alturas

Tesla bate recorde de vendas no 1º trimestre, apesar das dificuldades de produção

Montadora supera estimativas dos analistas mesmo enfrentando dificuldades no período com a falta de microprocessadores no mercado

2 de abril de 2021
12:03 - atualizado às 13:33
Modelo S da Tesla, fabricante de automóveis elétricos do bilionário Elon Musk
Imagem: Shutterstock

Por muito tempo, um grande número de investidores e analistas torceu o nariz para a Tesla, afirmando que sobrava pose e faltava substância para a montadora de carros elétricos de Elon Musk.

As dúvidas giravam em torno da sustentabilidade do negócio. A tese de investimento era considerada boa – com o mundo iniciando uma transição energética, seria preciso fabricar automóveis que não fossem movidos a combustíveis fósseis.

Musk veio com promessas ousadas em relação à Tesla, como é característico dele, e muita gente comprou a ideia, levando o valuation da companhia a patamares estratosféricos.

Só que expectativa e realidade não estavam caminhando juntas até 2019. A montadora enfrentou muitos problemas para entregar os veículos, frustrando expectativas. Musk chegou a dormir na fábrica, em 2018, para garantir que as metas estabelecidas para o Model 3 fossem cumpridas.

A situação começou a mudar em 2019, depois que ela conseguiu sanar suas questões operacionais. Desde então a Tesla vem cumprindo, e até superando, as projeções.

Nesta sexta-feira, a companhia divulgou dados das vendas no primeiro trimestre, superando as expectativas dos analistas, mesmo enfrentando problemas na cadeia produtiva e de suprimentos.

Acima do esperado

A montadora vendeu um total 184,8 mil carros no primeiro trimestre, bem acima do esperado – as projeções dos analistas de Wall Street variavam de 152 mil a 174 mil unidades.

O resultado representa um recorde trimestral e foi alcançado mesmo diante dos problemas que enfrentou com sua cadeia de fornecedores, especialmente a falta de microprocessadores, que atinge o mundo inteiro Eles são necessários para a operação dos principais recursos tecnológicos que vêm nos carros.

Do total vendido, 182.780 unidades foram do Model 3 e do Model Y, os modelos mais baratos da empresa, e 2.020 dos carros de luxo Model S e Model X (a Tesla não divulga o resultado individual).

A montadora informou que viu uma demanda robusta pelo Model Y na China e que continuará a acelerar a produção das novas versões do Model X e do Model S.

No primeiro trimestre, a produção alcançou 180.338 unidades, também superando a média das estimativas (173.800 veículos).

* Com informações do Business Insider

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

em meio à crise

Em reunião com empresários, Bolsonaro defende vacinação e diz não ter preocupação com CPI da Covid

Presidente e ministros participaram de uma videoconferência com o grupo que reúne os 50 maiores grupos privados do País

seu dinheiro na sua noite

Ação da Moura Dubeux caiu 50% desde o IPO. Ficou barata?

O ano de 2020 começou promissor para a economia brasileira e com boas perspectivas para a chegada de novas empresas à bolsa. A temporada de IPOs se iniciou nos primeiros dias de fevereiro, com a estreia da construtora Mitre, seguida da empresa de tecnologia Locaweb. Mais para meados do mês, vimos a abertura de capital […]

ampliação de sortimentos

Lojas Americanas compra Imaginarium e prevê aumentar marcas próprias

Companhia anunciou aquisição do Grupo Uni.co, mas não revelou valores; com negócio, Americanas avança sobre varejo especializado em franquias

FECHAMENTO

Mercado olha desconfiado para Orçamento e Ibovespa acompanha queda do exterior; dólar fica estável

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado, os investidores acabaram optando pela cautela

Prioridade na Casa

Câmara aprova requerimento de urgência sobre projeto de privatização dos Correios

A medida permite que a proposta “fure” a fila de votação de projetos e pode agilizar o processo de desestatização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies