2021-10-13T20:36:27-03:00
Ministro otimista

Reformas tributária e administrativa serão aprovadas até o final do ano? Guedes acredita que sim

O ministro da Economia também aposta na confirmação das privatizações da Eletrobras e Correios antes de 2022

13 de outubro de 2021
20:36
Guedes também aproveitou sua participação em evento nos EUA para dizer que o auxílio emergencial proporcionou a maior redução da pobreza já vista nos últimos 40 anos no Brasil. Imagem: Anderson Riedel/PR

O ministro da Economia disse nesta quarta-feira (13) acreditar que, até o fim do ano, a reforma tributária e a reforma administrativa serão aprovadas pelo Congresso. Paulo Guedes também aposta na confirmação das privatizações da Eletrobras e Correios antes de 2022.

Em evento do Atlantic Council, em Washington (EUA), o ministro afirmou que continua conversando com os Estados Unidos para estreitar as relações e mandou um recado aos investidores estrangeiros: "Eu diria: confie no Brasil. Estamos reduzindo os impostos das empresas, reduzindo as barreiras para comércio, abrindo a economia. Estamos simplificando tudo", completou.

Redução da pobreza

Guedes também aproveitou sua participação no evento para dizer que o auxílio emergencial proporcionou a maior redução da pobreza já vista nos últimos 40 anos no Brasil.

"O Brasil gastou duas vezes mais que a média dos países emergentes em assistência social. Foi o maior impacto na pobreza que já tivemos", destacou.

Por causa da pandemia de covid-19, o governo desembolsou cerca de R$ 300 bilhões em 2020 para pagar uma ajuda mensal a vulneráveis. O benefício foi retomado em abril deste ano, mas em formato mais enxuto e com valores menores.

Para o ministro, transferências diretas de renda são solução para pobreza e desigualdade. "Claro que temos que investir em educação e saúde (também). Quanto mais cedo investimos nas pessoas, mais chances de igualdade (de renda)", afirmou.

Guedes disse ainda que o pagamento do auxílio acabou alimentando a aceleração da inflação, principalmente em itens alimentícios e de habitação. Mas ele voltou a celebrar a provação da autonomia do Banco Central e também a alegar que o fenômeno inflacionário tem sido observado em todo o mundo.

Vacinação

Além das reformas estruturais, o ministro também está otimista com o ritmo da vacinação no país. Segundo ele, em dois meses o Brasil terminará de vacinar sua população adulta contra a covid-19 e começará a ajudar países vizinhos.

Guedes salientou que o Brasil já vacinou 93% da população adulta com a primeira dose e 60% com duas doses. No evento, o ministro acrescentou que o programa de manutenção de empregos (Bem) preservou 11 milhões de empregos e que outros 3 milhões foram criados desde a metade do ano passado.

"Caímos menos e estamos crescendo mais rápido do que as economias avançadas. Vamos crescer 5,3% neste ano", completou.

O ministro acredita que o Fundo Monetário Internacional (FMI) "vai errar de novo" ao estimar um avanço bem mais tímido do PIB brasileiro no ano que vem, de apenas 1,5%.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário

EMISSÃO DE AÇÕES

Marisa (AMAR3) vai aumentar o capital social — o que isso significa para os acionistas?

A varejista de moda emitirá até 81 milhões ações a R$ 3,08 cada, um desconto de cerca de 17,5% em relação ao fechamento dos papéis ontem.