2021-09-16T19:00:11-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Mesmo com Selic em alta

Mesmo com Selic em alta, Caixa reduz juros do crédito imobiliário atrelado à poupança

Banco agora tem as melhores condições do mercado para esta modalidade de financiamento

16 de setembro de 2021
18:40 - atualizado às 19:00
Taxa de juros caiu para 2,95% ao ano mais a rentabilidade da poupança. Imagem: Shutterstock

No meio de um ciclo de alta na taxa Selic e com os contratos de juros futuros já batendo os dois dígitos no médio prazo, a Caixa Econômica Federal anunciou a redução das taxas de juros do crédito imobiliário nesta quinta-feira (16).

As simulações com as novas condições estarão disponíveis no site da Caixa a partir de 4 de outubro, e as contratações poderão ser feitas a partir de 18 de outubro.

A linha de financiamento imobiliário com juros atrelados à remuneração da poupança, que vinha perdendo atratividade devido ao aumento da Selic, passará a contar com taxas a partir de 2,95% ao ano + rentabilidade da poupança, uma queda de 0,4 ponto percentual. A taxa mínima da Caixa para essa modalidade já estava em 3,35% ao ano mais variação da poupança.

Atualmente, a rentabilidade da poupança corresponde a 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR), que se encontra zerada. Caso a Selic volte a superar 8,50% ao ano, a remuneração da caderneta passa a ser de 0,5% ao mês mais TR, ou 6,17% ao ano, sua rentabilidade máxima.

Segundo a Caixa, com o corte, o banco passa a oferecer as melhores condições para a modalidade de crédito imobiliário atrelado à rentabilidade da poupança, com a menor taxa e o maior prazo do mercado (até 35 anos de pagamento e opção de carência de seis meses para início do pagamento das parcelas).

Encarecimento do crédito imobiliário

Recentemente, todos os bancos elevaram as taxas de juros de todas as modalidades de crédito imobiliário, inclusive a Caixa. Com isso, e com a alta da Selic - à qual a remuneração da poupança está atrelada atualmente -, a modalidade poupança perdeu atratividade frente às linhas prefixadas e corrigidas pela TR, modalidade mais tradicional de financiamento habitacional.

Já a linha corrigida pelo IPCA, oferecida somente pela Caixa, tem sido fortemente impactada pela recente escalada da inflação medida por este índice de preços, conforme já mostramos nesta matéria. Os juros desta modalidade, no entanto, não tiveram alterações anunciadas na tarde de hoje. Conheça todas as modalidades de financiamento imobiliário existentes no Brasil e veja as condições oferecidas em cada banco.

A Caixa alcançou a marca de R$ 300 bilhões em crédito imobiliário contratado e segue como o maior financiador da casa própria no país, com 67,1% de participação no mercado. A carteira de financiamento habitacional da instituição financeira tem um volume de R$ 534,6 bilhões e cerca de 5,8 milhões de contratos.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

SELEÇÃO DE ATIVOS

13º salário de 2021 cai na conta até amanhã! Veja onde investir se você tem perfil conservador

Consultamos especialistas e o veredito é unânime: no cenário atual o que não faltam são oportunidades, mesmo para os investidores menos inclinados ao risco

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)