A Ambipar, de gestão ambiental, anunciou nesta terça-feira (29) a aquisição da EMS Environmental, de resposta a emergências, nos Estados Unidos. O valor da transação não foi revelado.
Com a aquisição, a companhia chega aos estados de Nova Iorque, Pennsylvania e Carolina do Norte. A Ambipar chega a 16 bases na América do Norte, localizadas em 8 estados nos Estados Unidos.
A EMS atua há 32 anos na prestação de serviços com foco em emergências ambientais (L2) e remediação de solo. Os projetos da empresa vão desde o atendimento a pequenos postos de gasolina até grandes e complexas refinarias e indústrias. Em 2020, a companhia faturou US$ 3 milhões.
Segundo o diretor de Relações com Investidores da Ambipar, Fábio Castro, a aquisição está totalmente alinhada ao plano estratégico de crescimento da organização, com captura de sinergias e potencial maximização das margens e retorno.
"A EMS será a plataforma para desenvolver organicamente os serviços L3 nos estados de atuação", disse. Segundo ele, a aquisição gera sinergias e cross selling para garantir resultados financeiros "ainda melhores" no exterior.
Para o CEO da Ambipar nos Estados Unidos, John Modine, os serviços da companhia adquirida somarão ao portfólio oferecido aos clientes. "Nos próximos dias, irei coordenar uma nova reunião com os líderes de todas as unidades dos EUA para discutir os próximos passos e estratégias de negócios para implementar os serviços da EMS em nossa carteira".
A aquisição da EMS é terceira anunciada só nessa semana. A companhia fortaleceu sua presença também na América do Sul, com a compra de 100% da Disal, de gestão ambiental, e os 50% remanescentes da Suatrans, de resposta a emergências, passando a ter estrutura completa e sinérgica a do Brasil ao oferecer os serviços dos dois segmentos de atuação: Enviroment e Response.
O plano de expansão global da Ambipar já levou os serviços de atendimento emergencial a 16 países da América do Sul, América do Norte, Antártida, África e Europa, através de crescimento orgânico e M&A, tornando o segmento de Response referência global no setor. No total, foram 14 aquisições após o IPO.