Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-15T18:24:44-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Estreia na segunda

Hashdex capta R$ 615 milhões para o primeiro ETF de criptomoedas

O ETF replicará um índice desenvolvido pela Nasdaq com a própria gestora Hashdex e estreia na bolsa brasileira na seugnda-feira (26)

23 de abril de 2021
11:44 - atualizado às 18:24
bitcoin
Bitcoin deve ser visto como um investimento de longo prazo, com quedas abruptas durante ciclos de alta. - Imagem: Shutterstock

A Hashdex comunicou ao mercado que encerrou a primeira emissão de cotas do fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) Hashdex Nasdaq Crypto Index. O montante total atingiu o valor de R$ 615,2 milhões, de acordo com a empresa.

O prazo de reserva para os investidores interessados em participar do IPO do HASH11 terminou na terça-feira (20). Mas se você não participou da oferta pode comprar as cotas diretamente na B3. A negociação do ETF começa na segunda-feira (26), com o ticker HASH11.

O ETF replicará um índice desenvolvido pela Nasdaq com a própria gestora Hashdex. Chamado de Nasdaq Crypto Index (NCI), ele busca refletir o movimento do mercado de criptoativos.

De acordo com a Hashdex, o retorno do índice tem sido superior ao do próprio bitcoin. Desde junho de 2020, a principal criptomoeda do mercado acumulou um retorno de 510,15%, contra os 534,4% do NCI.

O índice leva em conta uma cesta com as seis moedas mais importantes e projetos mais consolidados no mercado. Cada um deles tem uma porcentagem específica de participação na composição do índice, sendo eles:

  • Bitcoin (80,37%)
  • Ethereum (16,35%)
  • Litecoin (1,19%)
  • Chainlink (0,94%)
  • Bitcoin Cash (0,64%)
  • Stellar Lumens (0,50%)

A diversificação de ativos permite que os investidores carreguem um prêmio de risco com ativos menores, mas que podem subir. Entretanto, sempre vale a máxima do mercado: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

O investimento em um ETF diversificado pode reduzir, mas não eliminar o risco existente nas criptomoedas. Por isso, é preciso entender bem os projetos e estar preparado para a possibilidade de perder dinheiro. 

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies