Menu
Jasmine Olga
O melhor do Seu Dinheiro
Jasmine Olga
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-14T19:11:13-03:00
Seu dinheiro na sua noite

Vivendo de incerteza em incerteza, mercado desanima com inflação mais fraca nos EUA

14 de setembro de 2021
19:11
Bear market bolsa Ibovespa crise
Imagem: Shutterstock

Em tempos de economia vacilante e incertezas como a variante delta no ar, cada novo dado econômico é analisado por todos os lados possíveis. Nos últimos meses, com os países se recuperando de forma desigual, não foi raro ver uma reação positiva dos investidores a um número que, no primeiro momento, parecia negativo e vice-versa.

Essa tendência se acelerou com a sinalização mais efetiva do Federal Reserve, o banco central americano, para a possível retirada de estímulos monetários ainda em 2021. Como o mercado vive de antecipar os próximos passos, cada possível interpretação importa.

E foi assim que os dados da inflação americana trouxeram volatilidade ao mercado nesta terça-feira (14). O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) desacelerou a alta ao menor nível dos últimos seis meses, surpreendendo o mercado ao subir apenas 0,3% em agosto ante julho. O núcleo do CPI, avançou 0,1% na comparação mensal.

Em um primeiro momento, a reação das bolsas em Wall Street foi positiva, indicando que talvez o Fed não precise diminuir o ritmo da sua compra de ativos ainda este ano.

O sentimento contagiou também o Ibovespa — que por algum tempo conseguiu ignorar a tensão em torno dos papéis da Petrobras —, mas não se sustentou. Logo os investidores começaram a entender que a inflação mais baixa é sinal de que o impacto da variante delta, já sentido no mercado de trabalho, também começa a ser sentido em outros pontos da economia.

Com Nova York no vermelho, o Ibovespa teve pouca força para lutar contra a corrente e fechou o dia em queda de 0,19%, aos 116.180 pontos. O dólar à vista avançou 0,65%, a R$ 5,2573.

Tirando os ruídos em torno da Petrobras, que tiveram o seu ápice com a participação do presidente da estatal em comissão no Congresso, Brasília segue mostrando que os Três Poderes buscam uma convivência mais harmoniosa.

Assim, os juros futuros tiveram mais um dia de queda, principalmente após novas falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ajudarem os investidores a calibrar as expectativas para a próxima reunião.

No noticiário corporativo, a Weg anunciou uma aquisição para ampliar sua presença no mercado de transformadores e a Camil adquiriu a tradicional marca de café Seleto.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho.

DE VOLTA AO JOGO
Méliuz (CASH3) já acumula alta de 25% na semana; veja o que impulsiona a empresa a recuperar parte do tombo registrado em agosto
Após amargar perdas de 42,2% no mês passado, a empresa sacudiu a poeira e aproveitou o momento de correção generalizada da bolsa para voltar a subir.

PESSIMISMO COM A BOLSA
O Ibovespa pode voltar aos 130 mil pontos neste ano? Os gestores de fundos acham pouco provável
Percentual de gestores que esperam o Ibovespa acima de 130 mil pontos no fim deste ano caiu de 49% para 16%, segundo pesquisa do Bank of America (BofA).

EM BREVE NO MERCADO
Apple apresenta o iPhone 13, novos iPads e Apple Watch; veja as mudanças
Smartphone da empresa segue basicamente o mesmo design do ano passado, com novos módulos de câmera dispostos diagonalmente.

MAIS UMA DO ROXINHO
Nubank lança plataforma de pagamentos automáticos; banco busca promover experiência simplificada para clientes
A nova função, inicialmente, vai habilitar o débito automático para as contas pessoal e PJ direto do app.

EXILE ON WALL STREET
Caso Theranos — fama, imagem e burburinho não dizem nada sobre os ativos
Neste momento, acontece nos Estados Unidos o julgamento de Elizabeth Holmes, fundadora da famigerada Theranos, acusada de uma série de crimes contra funcionários e investidores. Um caso emblemático de como uma história bonita com pegada ESG pode ser usada para enganar muita gente. Leia na coluna da analista Larissa Quaresma.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Fim da pandemia

CEO da Pfizer prevê que voltaremos à vida normal dentro de um ano, mesmo com novas variantes do coronavírus

Albert Bourla acredita que vacinação contra a covid-19 se tornarão anuais, para cobrir novas variantes, e que vacinas durarão um ano

ainda não acabou

Controladores da Alliar (AALR3) contratam XP para vender o negócio, diz jornal

Empresa de diagnósticos foi alvo, recentemente, de disputa pelo controle pela Rede D’Or e fundos ligados ao empresário Nelson Tanure

Mais recursos

Democratas aprovam pacote de US$ 3,5 tri no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA

Recursos serão destinados à rede de segurança social e programas relacionados a mudanças climáticas. Obtenção de quase unanimidade para aprovação no Congresso é desafio

Clube do livro

“Era para termos entrado no Primeiro Mundo há 30 anos”, escreve Gustavo Franco em seu novo livro “Lições Amargas”; leia a resenha completa

O ex-presidente do Banco Central tece críticas ao Brasil e sua estagnação prolongada e apresenta uma “história provisória da atualidade”

ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

Onde investir para os próximos 3 anos: 3 indicações para chegar, com consistência, ao primeiro milhão

E não se esqueça: é essencial começar o quanto antes, fazer aportes constantes e diversificar os investimentos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies