Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2021-01-20T20:00:08-03:00
seu dinheiro na sua noite

Tudo caiu – até o forward guidance

20 de janeiro de 2021
20:00
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Os mercados domésticos ficaram hoje divididos sob a influência de acontecimentos distintos, o que resultou em um comportamento geral incomum: tudo caiu.

O Ibovespa perdeu o patamar dos 120 mil pontos e fechou em queda, na contramão das bolsas americanas, animadas pela posse do novo presidente Joe Biden e a nova fornada de estímulos fiscais que isso provavelmente representa.

A preocupação com os investidores é o risco fiscal, com o possível retorno de estímulos por aqui, dado que as incertezas relativas à vacinação contra o coronavírus ainda são muitas.

Já o dólar surfou a onda azul dos Estados Unidos e teve um dia de alívio com a entrada de investimentos estrangeiros.

Os juros, por sua vez, fecharam em queda, influenciados pela iminência da decisão sobre a Selic pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Agora à noite, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 2%, mas derrubou o tal do forward guidance, uma espécie de adiantamento sobre o que esperar para o futuro próximo, que reafirmava que os juros ainda se manteriam baixos por um bom tempo.

O instrumento, muito utilizado em países desenvolvidos, durou pouco por aqui, porque a inflação começou a pressionar e a perspectiva já é de recuperação econômica. A “volta à normalidade” foi o que aliviou os juros futuros.

Na sua matéria de mercados, a Jasmine Olga detalha tudo que pautou as negociações de hoje e o resultado dos principais indicadores e ações.

MERCADOS

 Um dos principais nomes do pacote de ações “fique em casa”, que ganhou força durante a pandemia, a Netflix registrou resultado robusto no quarto trimestre, levando seus papéis a subirem mais de 15% nos Estados Unidos.

EMPRESAS

 Você está pronto para a temporada de balanços do quarto trimestre, que começa daqui a alguns dias? Para ajudar, o BTG Pactual divulgou relatório com projeções para os resultados no período. Veja o que o banco espera.

 As incorporadoras Gafisa, Tenda, Plano&Plano e RNI divulgaram suas prévias operacionais do quarto trimestre e do ano de 2020. Confira os números de cada uma delas

 Depois de quase três meses longe dos holofotes, gerando especulações sobre seu paradeiro após as críticas que fez ao governo chinês, o fundador do Alibaba, Jack Ma, fez sua primeira aparição pública.

ECONOMIA

 O governo federal lançou hoje o Balcão Único, um projeto que promete simplificar o processo de abertura de empresas. Segundo o Ministério da Economia, o processo é digital e leva apenas um dia, sem necessidade de percorrer vários órgãos públicos.

 Com a saída de Donald Trump e a chegada de Joe Biden à Casa Branca, os exportadores brasileiros continuam preocupados, mas o motivo das tensões mudou um pouco. Para especialistas, a política ambiental do governo Bolsonaro, reprovada pelo democrata, pode estremecer as relações com os EUA.

OPINIÃO

• Na sua coluna de hoje, Felipe Miranda vai direto ao ponto, sem frescuras, nem papas na língua. Ele dá suas opiniões sobre algumas ações que andam chamando a atenção do mercado ultimamente. Recomendo a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Ele está de volta?

Setores fazem pressão por volta do horário de verão

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008.

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies