Durante quase todo o mês de janeiro, o mercado ficou na expectativa das eleições para os comandos da Câmara e do Senado, realizadas nesta segunda-feira. Hoje, enfim, este fator de incerteza sai de cena, e em breve saberemos se, afinal, teremos novo auxílio emergencial, reformas e privatizações.
Após forte queda na última sexta-feira, o Ibovespa fechou hoje com uma alta de mais de 2%, com os investidores já mais favoráveis à ideia de que, afinal, os candidatos governistas levarão a disputa nas duas casas.
Agora no início da noite, Rodrigo Pacheco, do DEM, venceu a eleição para a presidência do Senado. A expectativa é que o também governista Arthur Lira, do PP, vença a eleição para o comando da Câmara, derrotando Baleia Rossi, aliado do atual presidente, Rodrigo Maia.
Com aliados de Bolsonaro nas lideranças do Congresso, a expectativa dos investidores é de que os ruídos políticos diminuam, o que é bom para os investimentos, no geral. Mas daí a afirmar categoricamente que o teto de gastos será respeitado e que as reformas e privatizações vão andar, vai uma distância, até pelo histórico dos candidatos.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, aposta nessa troca de comando no Congresso para destravar a sua agenda liberal, mas deve se deparar com uma série de desafios, como mostra esta reportagem do Estadão.
O ministro também terá que enfrentar a pressão dos parlamentares por mais gastos públicos, num momento em que o governo deveria estar apertando o cinto, como mostra esta outra matéria.
MERCADOS
• A rede de clínicas de depilação Espaçolaser, que tem Xuxa Meneghel entre seus sócios, subiu mais de 17% em sua estreia na B3. A Rainha dos Baixinhos, que também é garota-propaganda da companhia, até participou da cerimônia de toque da campainha que inicia o pregão na B3.
• Os bancões devem ter um ciclo de crescimento nos próximos anos e suas ações podem subir mais de 30%. Essa é a opinião dos analistas do Credit Suisse, que elevaram os preços-alvo para as ações do setor.
• Boa pra cachorro. É assim que o Bank Of America avalia as ações da Petz. O banco decidiu alterar o preço-alvo dos papéis da empresa, de R$ 20 para R$ 28, com recomendação de compra. Entenda por que o banco está tão otimista.
EMPRESAS
• Depois de os acionistas do Itaú Unibanco terem aprovado a segregação da participação do banco na XP Investimentos, foi firmado um acordo para que a corretora incorpore o veículo que receberá as ações, batizado de XPart. A Itaúsa, controladora do banco, divulgou hoje os termos do acerto.
ECONOMIA
• O Banco Central lançou nesta segunda-feira a primeira fase do open banking, compartilhamento de dados bancários para melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros.
• Após nova reunião com o vice-presidente, Hamilton Mourão, investidores estrangeiros reconheceram o avanço do trabalho ambiental do governo brasileiro, mas disseram que as ações ainda são insatisfatórias. Entenda o que pensam os investidores.
OPINIÃO
• O fundo Verde, do lendário gestor Luis Stuhlberger, vai fazer uma abertura-relâmpago nos próximos dias. Mas o que esse fundo tem de tão especial? A Ana Westphalen te conta.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.