Menu
Jasmine Olga
O melhor do Seu Dinheiro
Jasmine Olga
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-04T19:03:13-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

PEC dos precatórios em apuros, leilão do 5G finalmente sai do papel, a furada do Shiba Inu e outros destaques

4 de novembro de 2021
19:03
Montagem mostra imagem com tons de vermelho do prédio do congresso nacional ruindo e gráficos em queda ao fundo | Ibovespa
Congresso nacional ruindo e mercados em queda - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se eu fosse desafiada a resumir o sentimento do mercado financeiro sobre o mais novo imbróglio para a aprovação da PEC dos precatórios, seria obrigada a evocar uma célebre frase da ex-presidente Dilma Rousseff. “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”.

Vai todo mundo perder. É mais ou menos assim que os analistas explicam o desconforto visto no Ibovespa nesta quinta-feira (04), mesmo após a PEC dos precatórios ter sido aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados na noite de ontem.

E foram inúmeros os motivos que ajudaram o principal índice da bolsa a fechar o dia em uma queda acentuada de 2,09%, aos 103.412 pontos, e dólar e juros terem mais uma sessão de alta.

O placar para a aprovação na Câmara foi apertado - 312 votos a favor e 144 contra. E tudo leva a crer que o segundo turno será ainda mais complicado. Isso porque alguns deputados que votaram a favor da PEC desrespeitaram o posicionamento geral de seus partidos, gerando um grande mal-estar político.

Além da oposição tradicional, o governo pode enfrentar resistência do PSDB no Senado e verá o PSB e o PDT tomando medidas para evitar que os deputados que votaram a favor do texto inicialmente repitam o comportamento na votação do segundo turno, que deve ocorrer na próxima terça-feira (09), de acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Outro motivo de preocupação é que, para manter uma base de apoio, o governo deve abrir ainda mais a carteira para contemplar novas emendas parlamentares.

Aprovado ou não, o texto não agrada em nada o mercado. No entanto, a aprovação é vista como o "menor pior" dos cenários, já que é a forma de ter pelo menos uma noção de qual será o limite de gastos do governo, ainda que a situação fique longe do ideal.

Não à toa o humor se deteriorou ao longo do dia, mesmo com o Nasdaq e o S&P 500 renovando mais uma vez suas máximas de fechamento. Além da queda do Ibovespa, o dólar à vista avançou 0,29%, a R$ 5,6061, também pressionado pela queda maior que a esperada dos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, e a curva de juros devolveu boa parte do alívio visto ontem. 

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

QUE CILADA
Shiba Inu (SHIB) despenca 38% na semana — e nós te avisamos da furada da criptomoeda-meme. A moeda de cachorro pode até ser fofinha e divertida, mas não passa disso: nenhum especialista recomenda a compra de Shiba Inu ou Dogecoin.

EXERCÍCIO FUTUROLÓGICO
Internet do futuro, discurso do passado: o que está em jogo no leilão do 5G. Para a realidade brasileira, o 5G ainda exige o uso da imaginação para nos transportarmos a um futuro no qual uma das poucas coincidências com a atualidade é sermos despertados pelo alarme do smartphone.

DESCONCENTRAÇÃO?
Leilão do 5G: Claro, TIM e Vivo confirmam favoritismo, mas novatas também arrematam frequências para oferecer internet de alta velocidade. Gigantes das telecomunicações arrematam lotes nacionais na faixa principal do 5G; empresas menores ofertarão serviços em escala local.

NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
Raízen (RAIZ4) e Ipiranga (UGPA3) andam driblando os consumidores? Governo investiga empresas por suposta propaganda enganosa. Segundo a denúncia, os postos estariam divulgando descontos aos consumidores sem apresentar informações claras sobre as condições.

DESTAQUE NA IMPRENSA
Repórteres do Seu Dinheiro são vencedores do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Os repórteres Julia Wiltgen e Victor Aguiar ficaram entre os 50 jornalistas mais admirados do país na premiação anual das publicações Jornalistas & Cia. e Portal dos Jornalistas.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

COMEÇAR TUDO DE NOVO

‘Um dos textos mais horríveis que já tramitaram’: relator da reforma do Imposto de Renda defende arquivamento da proposta

Angelo Coronel (PSD-BA) defende a criação de um novo texto para votação no Senado após ampla discussão com os setores que mais pagam impostos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies