Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-09T20:13:05-03:00
seu dinheiro na sua noite

Samarco tentando tirar o nome da lama

9 de abril de 2021
20:13
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Seis anos atrás, a enxurrada de lama tóxica que se rompeu da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, matou 19 pessoas, destruiu casas e causou sérios danos ambientais à bacia do Rio Doce, chegando até o litoral capixaba.

A tragédia de Mariana, como ficou conhecida, colocou na boca do povo o nome da empresa responsável pela barragem, a mineradora Samarco, joint venture da gigante Vale com a unidade brasileira da australiana BHP.

Antes do desastre, a Samarco já estava endividada. Mas a cadeia de eventos que sucedeu ao rompimento da barragem acabou prejudicando a gestão da dívida e jogando o nome da empresa na lama, não apenas da opinião pública, como também junto aos credores.

A Samarco precisou suspender suas atividades (que só começaram a ser retomadas no fim do ano passado), contrair novas dívidas com suas controladoras, renegociar as dívidas anteriores com as partes não relacionadas, além de, é claro, honrar os compromissos de reparação pela tragédia.

Também precisou readequar seu modelo de operação e seu plano de negócios após mudanças na regulamentação de barragens no Brasil, motivadas por outro desastre ligado à Vale, o rompimento de uma barragem da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

No ano passado, as renegociações com os credores ficaram mais difíceis, o que obrigou a empresa, agora, a pedir Recuperação Judicial para que as execuções das dívidas não acabem congelando suas contas e impedindo seu funcionamento. O Kaype Abreu conta detalhes dessa história nesta matéria.

MERCADOS

 O Ibovespa recuou 0,54%, aos 117.669 pontos, mas subiu 2,10% na semana, apoiado na recuperação da economia dos EUA. O dólar avançou 1,81% hoje, a R$ 5,67, com queda de 0,71% na semana. Veja como foi o desempenho dos mercados

 Enquanto já tem analista no exterior falando em bitcoin a US$ 400 mil neste ano, outros investimentos “do futuro” avançam. A Vitreo acaba de lançar o primeiro fundo de DeFi do Brasil, um dos segmentos que mais crescem dentro do ecossistema de criptomoedas. 

 O investimento no exterior vem ganhando espaço na carteira dos fundos de investimento, e aqueles que podem investir mais de 40% do patrimônio lá fora tiveram algumas das melhores rentabilidades da indústria de fundos no primeiro trimestre do ano. É o que mostra este levantamento da Anbima.

EMPRESAS

 O Modalmais, que está em processo de IPO, adquiriu a Refinaria de Dados, uma startup de análise de dados com foco no mercado financeiro, e a Carteira Global, uma plataforma de consolidação de carteiras de investimentos. Saiba mais sobre as duas aquisições.

 A B3, operadora da bolsa brasileira, deu um fim no seu plano de internacionalização, que previa a compra de participações minoritárias em outras bolsas latino-americanas. A empresa vendeu a participação que detinha na Bolsa Mexicana de Valores.

ECONOMIA

 Com uma leve queda no número de novas internações, o governo de São Paulo anunciou o término da fase emergencial, que é o estágio mais rígido das medidas de restrição à circulação de pessoas, retornando à fase vermelha. Veja o que muda

OPINIÃO

 O Dynamo Global, fundo que investe em ações de companhias globais, abrirá para captação. Levando em conta a reputação da gestora Dynamo e um gráfico de retornos passados divulgado por assessores da XP, seria de se supor que vale a pena embarcar nessa. Será mesmo? Os colunistas Ana Westphalen e Bruno Merola respondem.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Mais uma na lista

Fila de espera da B3 volta a crescer com registro de pedido de IPO da Ammo Varejo na CVM

A empresa, especializada em produtos de cama, mesa e banho, possui licença de uso da Artex, além de deter as marcas MMartan e Casa Moysés

Olimpíadas da bolsa

Ibovespa acima dos 140 mil pontos? Para a maioria dos assessores da XP, isso deverá ocorrer ainda em 2021

A pesquisa entrevistou profissionais do ramo para obter a visão dos assessores e, principalmente, dos seus clientes sobre os rumos da bolsa brasileira

Um olho no peixe...

EUA: Casa Branca comemora avanço do PIB no 2º trimestre, mas alerta para incertezas econômicas

O governo defendeu sua proposta de investimentos em infraestrutura como instrumento importante para manter o ritmo de crescimento

roxinho com mais crédito

Nubank promete aumentar limite em cartão de crédito de 35 milhões de clientes

Segundo a companhia, até o final de 2021, 10 milhões de clientes serão impactados pela novidade do cartão; três milhões em agosto

A vida depois da pandemia?

Ações da Multiplan sobem 5% após balanço que mostra recuperação dos shoppings

Resultados mostram avanço nas vendas e nas receitas de aluguel, à medida que a vacinação avança e os shoppings reabrem

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies