Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-03-01T09:12:16-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Quem vai ganhar a corrida das varejistas?

1 de março de 2021
9:12
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Quem será o novo Magazine Luiza? Essa pergunta virou quase um clichê no mercado depois que a varejista se tornou um dos maiores casos de sucesso da bolsa, com uma valorização de quase 35.000% desde dezembro de 2015.

Entre o antigo modelo de lojas de rua e o promissor varejo online, o segredo da empresa — se é que podemos apontar um único fator — foi apostar nos dois. A companhia ainda aproveitou o ano de crise para se reforçar com várias aquisições.

Ou seja, pelo menos por enquanto o novo Magazine Luiza é o próprio Magalu. É claro que as concorrentes não ficaram para trás. Ou melhor, ficaram, mas nos últimos anos acirraram a competição no setor para tentar diminuir essa vantagem.

Dona das Casas Bahia e Ponto Frio, a Via Varejo passou por um teste de fogo ao ser pega na pandemia no meio de um processo de reestruturação depois que o empresário Michael Klein voltou a dar as cartas na companhia.

Quem também anunciou recentemente os planos de integrar de vez o varejo online e as lojas físicas foi a Lojas Americanas, dona da B2W — dos sites Submarino e Americanas.com. É sempre bom lembrar que a empresa tem por trás ninguém menos que o trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Como todos esses movimentos se refletiram na corrida das gigantes do varejo? Saberemos as respostas nesta semana, com a divulgação dos balanços do quarto trimestre e de 2020. Saiba o que esperar para cada uma delas nesta matéria do Ivan Ryngelblum.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Depois de uma semana turbulenta, com o Ibovespa acumulando queda de mais de 7%, março começa com agenda carregada. Além da temporada de balanços, os próximos dias estarão repletos de indicadores de peso, como o PIB do quarto trimestre. Confira o que vem por aí na coluna Segredos da Bolsa.

EMPRESAS

A Hapvida e a Notre Dame Intermédica confirmaram no sábado que chegaram a um acordo para a combinação de negócios, operação que resultará na criação de uma das maiores provedoras de soluções de saúde verticalizadas no mundo.

A disputa entre a IMC e a KFC segue em aberto. A empresa brasileira continua sendo a operadora das franquias da rede, mas a companhia americana pode buscar novos parceiros. Confira os últimos desdobramentos do caso.

A Rio Branco Alimentos, dona das marcas Pif Paf, Fricasa, Ladelli, Flip e Pescanobre, entrou com pedido para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Conheça mais sobre a empresa.

ECONOMIA

Diante da polêmica, o relator da PEC Emergencial no Senado, Márcio Bittar (MDB-AC), admitiu retirar o fim dos pisos de gastos com saúde e educação do parecer para viabilizar a votação da medida na quarta-feira.

Começou hoje o prazo para a entrega da declaração de IR 2021. Veja as vantagens que você pode obter declarando mais cedo.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou no sábado o pacote de US$ 1,9 trilhão elaborado pelo presidente Joe Biden. O texto segue agora para análise no Senado.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Novo guardião do cofre

Ministério da Economia indica Paulo Valle para Secretaria do Tesouro Nacional

Novo titular é servidor de carreira do Tesouro Nacional e hoje é subsecretário de Previdência Complementar do Ministério do Trabalho e Previdência

PODCAST MESA PRA QUATRO

Mario Sergio Cortella dá lições filosóficas de como lidar com o dinheiro

O filósofo e professor foi convidado do podcast Mesa Pra Quatro e contou sobre a sua trajetória, relação com o dinheiro e investimentos

IVAN SANT'ANNA

Ganância, dinheiro e poder – ou por que hoje só invisto em petróleo na hora de encher o tanque do carro

Deixei de operar petróleo e jamais comprarei novamente papéis da Petrobras ou qualquer outra ação sobre a qual o governo tenha influência

O FISCAL ENLOUQUECEU

Com furo no teto, XP e BTG já esperam que a Selic suba 1,5 ponto percentual na próxima semana

A corretora também reviu suas projeções para o câmbio, inflação e PIB deste e do próximo ano

E-commerce de pneus

Cantu Store não se assusta com a farra fiscal e registra pedido de IPO na CVM

A companhia paranaense conta com 26 filiais em 17 unidades federativas e quatro centros de distribuição, além de duas marcas próprias

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies