Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-03-19T19:33:43-03:00
seu dinheiro na sua noite

Quem ganha com o “novo anormal”

19 de março de 2021
19:33
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Os ativos do mercado financeiro gravitaram nesta semana em torno da decisão do Banco Central de mostrar os dentes contra a inflação e elevar os juros em 0,75 ponto percentual.

A Selic de 2,75% ainda deixa as taxas negativas em termos reais — descontando a inflação. Mas o movimento de alta está apenas no começo e só deve parar quando o juro alcançar pelo menos 4,5% ao ano.

É dentro desse “novo anormal” das taxas que os investidores começaram a recalibrar suas carteiras, o que explica movimentos como a queda do dólar e a alta dos juros de curto prazo após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

A Selic mais alta também tem reflexos na bolsa. Em tese, quanto maior o juro, menor a atratividade das ações. Mas existem setores que são diretamente beneficiados com a subida das taxas.

Os bancos são os principais “suspeitos”. De fato, eles ganham mais quando fazem empréstimos com taxas e spreads maiores. Mas não são os únicos.

A alta dos juros afeta diretamente as seguradoras, que têm nas aplicações financeiras uma fonte importante de resultados.

Não por acaso, a maior alta entre as ações que compõem o Ibovespa nesta semana de Copom foi justamente a de uma seguradora. Confira quem foi a campeã na matéria da Jasmine Olga.

MERCADO

 O mercado reagiu bem à decisão do Banco Central de voltar a subir a Selic depois de quase seis anos, mesmo em um ritmo mais forte do que o esperado. O Ibovespa encerrou a semana em alta de 1,81% e o dólar recuou 1,34%. Mas a semana esteve longe de ser tranquila para os investidores, principalmente no exterior.

 Polêmicos e instáveis, com momentos de fortes altas e perigosas quedas, brincando com nosso coração. Poderia ser a chamada de algum filme cult, mas é somente a história do Bitcoin e Tesla. Uma análise do Deutsche Bank mostra que os dois ativos estão bastante interligados e podem ter um futuro bem parecido.

EMPRESAS

 A Petrobras informou às distribuidoras de combustíveis que vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias em R$ 0,1420 o litro a partir do sábado nas refinarias. É a primeira vez que o valor do combustível vai diminuir em 2021.

 Uma das empresas mais afetadas pela crise do coronavírus, a Embraer demonstrou no quarto trimestre que o tempo ruim que encobre a empresa está começando a melhorar. Confira a análise do resultado da fabricante de aviões e a reação das ações na B3.

 Mais uma estatal está a caminho da bolsa de valores. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que fará uma oferta inicial de ações (IPO) da companhia estadual de saneamento, a Corsan. E mais: o Estado deixará de ser o controlador da empresa.

ECONOMIA

O ex-presidente Michel Temer foi absolvido das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do decreto dos portos. Além do ex-presidente, outras cinco pessoas também foram consideradas inocentes pela Justiça.

A Polícia Federal prendeu um suspeito pelo maior vazamento de dados do país, ocorrido em janeiro. Foram colocados à venda, em fóruns na internet, mais de 223 milhões de CPFs, com nomes, endereços, renda, imposto de renda e fotos.

OPINIÃO

 Quer ganhar dinheiro com o petróleo? Então NÃO invista nas ações da Petrobras. O alerta é do nosso colunista Ruy Hungria. Ele explica para você por que a alta das cotações da commodity nem sempre é seguida pelos papéis das empresas na bolsa. E a razão não é apenas política. Vale a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

túnel do tempo

Há um ano o impossível aconteceu: o petróleo fechou com preço negativo. Lembra disso?

Situação nunca vista na história foi provocada pela combinação da crise de covid-19 e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita

Fundo de cripto

Vai perder? Termina hoje o prazo de reserva do ETF de criptomoedas da Hashdex

Por causa do feriado de Tiradentes de amanhã (21), não haverá pregão na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, termina hoje o prazo para reserva de oferta do ETF

MERCADOS HOJE

Saída encontrada para o Orçamento preocupa e bolsa opera em queda; dólar também recua

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado trazendo uma maior cautela ao cenário, os investidores devem repercutir o acordo para a sanção do Orçamento

Exile on Wall Street

Expectativas e julgamentos: o que esperar do próximo ciclo de altas, segundo o ‘guru’ de Warren Buffett

Da tarde de ontem até o momento em que os dedos encontram o sistema QWERT para a escrita deste Day One, estive dividido entre elogios e críticas à conversa desta segunda com Howard Marks. Felizmente, os comentários positivos vieram de quem conseguiu assistir ao papo, encontrando um material de muita qualidade — graças a ele, […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies