Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-01-26T10:32:30-03:00
Seu Dinheiro na sua manhã

Pendurados em São Pedro

25 de janeiro de 2021
9:51 - atualizado às 10:32
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O desempenho pífio da economia brasileira nesta última década, quem diria, pode ter nos livrado de um grande problema: um novo racionamento de energia.

A ameaça vem desde 2013, quando o país passou a consumir um volume muito grande de energia das hidrelétricas, o que derrubou o nível dos reservatórios — mais uma herança do governo Dilma.

Isso significa que, além de “torcer” para um desempenho medíocre da economia, ficamos esse tempo todo dependendo do clima e da incidência de chuvas para garantir o abastecimento.

Quem vem alertando repetidamente sobre o risco de um novo apagão como o que vivemos em 2001 é Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Um dos maiores especialistas no setor, ele diz que a saída para o país deixar de ficar “pendurado em São Pedro” é investir na energia que pode ser gerada do gás na camada de pré-sal.

Adriano Pires também falou sobre como resolver outro problema recorrente no país: a interferência política na Petrobras e nos preços dos combustíveis. Leia a entrevista completa que eu fiz com o especialista.


CONTEÚDO EMPIRICUS
‘Bitcoin é falácia e basta uma canetada dos EUA para ir por água abaixo' - entenda o que está por trás desse argumento e como as correções da moeda podem ser saudáveis no mercado cripto.


O que você precisa saber hoje

EMPRESAS

 A ala liberal do governo Bolsonaro, que já estava desfalcada, vai perder uma de suas principais estrelas. Wilson Ferreira Junior anunciou que vai renunciar à presidência da Eletrobras.

 O grupo IMC, dono da rede de restaurantes Frango Assado e das marcas Pizza Hut e KFC no Brasil, perdeu mais da metade do valor de mercado na bolsa no último ano. Será que a queda abriu oportunidade de compra? Confira o que a XP Investimentos espera para as ações.

 Os analistas do Goldman Sachs elevaram o preço-alvo para as ações da locadora de veículos Localiza (RENT3) e mantiveram a recomendação de compra. Veja as estimativas do banco norte-americano para a companhia.

MERCADOS

 Hoje é feriado na B3 em razão do aniversário da cidade de São Paulo. Mas lá fora os mercados operam a pleno vapor, reagindo ao noticiário sobre a pandemia da covid-19 e também à agenda carregada de balanços.

Por falar em apagão, o Irã vêm lidando com a falta de energia elétrica na capital Teerã e outras cidades do país. E o governo apontou um culpado: o bitcoin. Saiba por que a criptomoeda pode ser a responsável pela crise energética.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Piorou?

Guedes vê perda estrutural em PEC do auxílio

O plenário do Senado manteve o texto da PEC emergencial com o limite de R$ 44 bilhões para a despesa com o pagamento da nova rodada do auxílio para os mais vulneráveis.

À procura de um porto seguro para seu dinheiro em tempos turbulentos no Brasil? Veja onde investir

Se “mar calmo nunca fez bom marinheiro”, o que aprendi nesses meus 25 anos de mercado financeiro é que em momentos de ruídos e turbulências precisamos ser ainda mais persistentes e consistentes em nossos investimentos.

Suspeita de crime

CVM confirma processo para investigar suposto ‘insider trading’ na Petrobras

A suspeita de que alguém pode ter lucrado R$ 18 milhões com o vazamento de informações sobre o que ocorreria na estatal vieram à tona no início da semana e mexeram com os ânimos do mercado.

Queda brusca

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro em comparação anual, diz Anfavea

Frente a janeiro, a produção caiu 1,3%, levando o volume acumulado no primeiro bimestre para 396,7 mil unidades.

Gestora sobe o tom

Fundo Verde se protege no câmbio e diz que governo “falhou miseravelmente” em comprar vacinas

O atraso em proteger a população aparece a olhos vistos, e tem consequências óbvias tanto em termos de vidas quanto em termos econômicos, escreveu a gestora de Luis Stuhlberger

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies