Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2021-04-05T20:17:37-03:00
seu dinheiro na sua noite

O que já subiu muito pode subir ainda mais

5 de abril de 2021
20:17
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

No mercado financeiro, sempre que um ativo se valoriza ou desvaloriza demais, analistas e investidores se perguntam se o preço já chegou ao seu limite. 

Quando uma ação cai muito, por exemplo, começam a surgir análises dando conta de que o papel ficou muito “barato” e é hora de comprar. Ou, quando uma ação sobe muito, os investidores já começam a se perguntar se não seria hora de vender e realizar os lucros.

O mesmo acontece no mundo dos negócios, quando um determinado mercado ou setor se expande ou encolhe de maneira expressiva. Ainda há espaço para crescer? Ou o segmento já amadureceu e já deu o que tinha que dar? Se houve redução, há espaço para recuperação, ou estamos falando de um negócio fadado a desaparecer?

Como você já deve imaginar, não há regra para responder a essas perguntas. Tanto que, no mercado, se brinca que, às vezes, o fundo do poço tem porão; e no porão ainda tem um alçapão. Ou seja, o que já caiu muito pode cair ainda mais, dependendo das circunstâncias.

Da mesma forma, o que já subiu muito pode continuar em alta. Hoje, o Bank of America (BofA) soltou dois relatórios com boas projeções para duas empresas que vem se saindo bastante bem e podem continuar nessa onda.

Uma delas é a rede de atacarejo Assaí, cuja cobertura o banco acaba de iniciar. Embora seu mercado tenha crescido um bocado recentemente, os analistas julgam que ainda tem muito o que se expandir, e recomendam compra para o papel, com potencial de valorização de mais de 30%.

A outra é a Weg, uma verdadeira queridinha dos investidores em ações. Seu papel subiu 130% no último ano, mas a companhia vem entregando bom resultado atrás de bom resultado. Já subiu demais? Para os analistas do BofA, não. Pelo que eles projetam neste momento, a ação pode subir mais uns 30% até o fim do ano, e a recomendação é de compra.

MERCADOS

 O Ibovespa fechou o dia próximo das máximas, em uma alta de 1,97%, aos 117.518 pontos. O pregão foi marcado por dados fortes da economia americana, acenos para resolução do Orçamento de 2021 e otimismo com a vacinação no Brasil. O dólar recuou 0,62%, a R$ 5,67, como você confere na cobertura de mercados

EMPRESAS

 O volume de vendas na Enjoei avançou 102% no primeiro trimestre deste ano, na comparação anual, segundo prévia operacional divulgada pela companhia. A empresa também pretende entrar na plataforma do Mercado Livre. Saiba mais.

 A Petrobras anunciou um aumento de 39% nos preços de venda de gás natural para as distribuidoras, em uma atualização trimestral dos contratos. É mais um capítulo da polêmica em torno da política de preços da estatal.

 A LG vai fechar sua unidade de smartphones em todo o mundo nos próximos meses, para concentrar esforços em negócios de crescimento mais rápido. A medida afetará 400 empregos no Brasil.

OPINIÃO

 A profissão de analista de investimentos é para você? O colunista Felipe Miranda recorre ao livro “Cartas a um jovem terapeuta”, do psicanalista Contardo Calligaris, para te ajudar a sanar essa dúvida, e conta por que o escritor, morto no último dia 30, é uma de suas referências intelectuais. Recomendo a leitura para qualquer investidor, não apenas os que pensam em se tornar analistas.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

IPO 'esquecido'

A Moura Dubeux tem a maior queda entre as novatas da bolsa. É hora de comprar?

Focada no mercado de média/alta renda do Nordeste, a Moura Dubeux amarga queda de mais de 50% desde o IPO, apesar do bom momento operacional

Organização ou cartel?

Petróleo recua após comitê dos EUA aprovar projeto que pode implicar Opep em lei antitruste

A organização foi acusada de realizar um “conluio” entre seus membros para fixar o preço da commodity

túnel do tempo

Há um ano o impossível aconteceu: o petróleo fechou com preço negativo. Lembra disso?

Situação nunca vista na história foi provocada pela combinação da crise de covid-19 e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita

Fundo de cripto

Vai perder? Termina hoje o prazo de reserva do ETF de criptomoedas da Hashdex

Por causa do feriado de Tiradentes de amanhã (21), não haverá pregão na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, termina hoje o prazo para reserva de oferta do ETF

MERCADOS HOJE

Saída encontrada para o Orçamento preocupa e bolsa opera em queda; dólar também recua

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado trazendo uma maior cautela ao cenário, os investidores devem repercutir o acordo para a sanção do Orçamento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies