Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-05T20:17:37-03:00
seu dinheiro na sua noite

O que já subiu muito pode subir ainda mais

5 de abril de 2021
20:17
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

No mercado financeiro, sempre que um ativo se valoriza ou desvaloriza demais, analistas e investidores se perguntam se o preço já chegou ao seu limite. 

Quando uma ação cai muito, por exemplo, começam a surgir análises dando conta de que o papel ficou muito “barato” e é hora de comprar. Ou, quando uma ação sobe muito, os investidores já começam a se perguntar se não seria hora de vender e realizar os lucros.

O mesmo acontece no mundo dos negócios, quando um determinado mercado ou setor se expande ou encolhe de maneira expressiva. Ainda há espaço para crescer? Ou o segmento já amadureceu e já deu o que tinha que dar? Se houve redução, há espaço para recuperação, ou estamos falando de um negócio fadado a desaparecer?

Como você já deve imaginar, não há regra para responder a essas perguntas. Tanto que, no mercado, se brinca que, às vezes, o fundo do poço tem porão; e no porão ainda tem um alçapão. Ou seja, o que já caiu muito pode cair ainda mais, dependendo das circunstâncias.

Da mesma forma, o que já subiu muito pode continuar em alta. Hoje, o Bank of America (BofA) soltou dois relatórios com boas projeções para duas empresas que vem se saindo bastante bem e podem continuar nessa onda.

Uma delas é a rede de atacarejo Assaí, cuja cobertura o banco acaba de iniciar. Embora seu mercado tenha crescido um bocado recentemente, os analistas julgam que ainda tem muito o que se expandir, e recomendam compra para o papel, com potencial de valorização de mais de 30%.

A outra é a Weg, uma verdadeira queridinha dos investidores em ações. Seu papel subiu 130% no último ano, mas a companhia vem entregando bom resultado atrás de bom resultado. Já subiu demais? Para os analistas do BofA, não. Pelo que eles projetam neste momento, a ação pode subir mais uns 30% até o fim do ano, e a recomendação é de compra.

MERCADOS

 O Ibovespa fechou o dia próximo das máximas, em uma alta de 1,97%, aos 117.518 pontos. O pregão foi marcado por dados fortes da economia americana, acenos para resolução do Orçamento de 2021 e otimismo com a vacinação no Brasil. O dólar recuou 0,62%, a R$ 5,67, como você confere na cobertura de mercados

EMPRESAS

 O volume de vendas na Enjoei avançou 102% no primeiro trimestre deste ano, na comparação anual, segundo prévia operacional divulgada pela companhia. A empresa também pretende entrar na plataforma do Mercado Livre. Saiba mais.

 A Petrobras anunciou um aumento de 39% nos preços de venda de gás natural para as distribuidoras, em uma atualização trimestral dos contratos. É mais um capítulo da polêmica em torno da política de preços da estatal.

 A LG vai fechar sua unidade de smartphones em todo o mundo nos próximos meses, para concentrar esforços em negócios de crescimento mais rápido. A medida afetará 400 empregos no Brasil.

OPINIÃO

 A profissão de analista de investimentos é para você? O colunista Felipe Miranda recorre ao livro “Cartas a um jovem terapeuta”, do psicanalista Contardo Calligaris, para te ajudar a sanar essa dúvida, e conta por que o escritor, morto no último dia 30, é uma de suas referências intelectuais. Recomendo a leitura para qualquer investidor, não apenas os que pensam em se tornar analistas.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

MANDOU BEM?

Mudanças no alto escalão da Ultrapar agradam — mas enquanto ações sobem 9%, analistas apontam que ainda é cedo para uma reclassificação

Analistas enxergam movimentação da Ultrapar como ‘ponto de virada’ e uma surpresa positiva, mas ainda é cedo para um diagnóstico mais preciso do futuro.

OCCUPY B3

MTST ocupa sede da B3 em protesto contra o governo e a desigualdade social

Militantes do movimento por moradia entraram no saguão da bolsa de valores em ato contra as altas no desemprego e na inflação

Balança, mas (ainda) não cai

Qual o destino da Evergrande? Veja quatro possíveis cenários para a crise da gigante chinesa

As ações da Evergrande subiram mais de 17% na bolsa de valores de Hong Kong após um acordo com credores. A situação, porém, está longe de ser resolvida. Saiba o que esperar

mercado cripto

Bitcoin e criptomoedas: XP e Rico lançam dois fundos, com investimento a partir de R$ 100

Com gestão passiva, produtos são voltados ao público geral, com taxa de administração de 0,5% ao ano, sem proteção cambial ou taxa de performance

Destaques da bolsa

Cyrela (CYRE3): ‘Sem razões para ânimo’ com o setor, Credit Suisse rebaixa recomendação para construtora e ações têm queda firme

Banco suíço, que rebaixou recomendação de “compra” para “neutra”, vê um cenário difícil para as construtoras nos próximos meses por causa da alta da inflação e da taxa básica de juros

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies