O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-10-12T09:52:30-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

O que a sua conta de luz tem em comum com a de um chinês

A disparada dos preços não é segredo para ninguém. Basta abrir a conta de luz ou levar o carro para abastecer para levar um susto — e se indignar. O que nem todos sabem é que esse é um fenômeno global

12 de outubro de 2021
9:52
Conta de luz da Energisa
Imagem: Energisa

Se você entrar hoje em um site de notícias brasileiro, chinês ou britânico é capaz de se deparar com manchetes parecidas: energia mais cara a cada dia e risco de racionamento.

A disparada dos preços não é segredo para ninguém. Basta abrir a conta de luz ou levar o carro para abastecer para levar um susto — e se indignar.

O que nem todos sabem é que esse é um fenômeno global. O processo de reabertura da economia após a pandemia da covid-19 bagunçou a produção de energia em todo o mundo.

Primeiro, porque a migração para as fontes sustentáveis levou a um aumento dos preços dos componentes para a geração de energia solar e eólica.

Essa é a chamada inflação verde, como repete o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em quase todos os eventos que participa.

Ao mesmo tempo, a queda nos investimentos para a geração “suja”, como o petróleo e o carvão, reduziu a oferta dessas commodities, justamente quando o mundo começou a demandar mais energia.

Na coluna de hoje, o Matheus Spiess explica em detalhes os impactos da crise energética — e como essa também pode ser uma oportunidade de investimento.

Uma ótima leitura para o feriado, nem que seja para você não se assustar tanto quando chegar a sua próxima conta de luz.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER HOJE

FECHAMENTO DE SEGUNDA
Ibovespa cai com setor financeiro pressionado e dólar vai a R$ 5,53 em sessão marcada por cautela e baixa liquidez. B3 não tem negociações hoje. 

PERDENDO O FÔLEGO
Por que as ações de bancos digitais, empresas de cartões e fintechs caíram até 10%? Mudança em regra para tarifa de cartões pré-pagos e menor otimismo com fintechs pesam sobre os papéis das empresas; saiba mais.

COMPRA NO SETOR DE SAÚDE
Na Kora Saúde, compra de hospitais no Ceará impulsiona ações e minimiza desvalorização pós-IPO. Empresa anunciou a aquisição de 80% do Grupo OTO, dono de hospitais nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Messejana.

NOVA ENCOMENDA
Embraer fecha acordo com NetJets para venda de até 100 aviões adicionais. Acordo bilionário prevê que NetJets comece a receber o modelo Phenom 300E no segundo trimestre de 2023.

LUCRO SEM SANGUE
Round 6 (Squid Game): por que o Credit Suisse está otimista com os efeitos da série para os resultados da Netflix. Analistas consideram que o seriado melhora as perspectivas para o terceiro trimestre.

FELIPE MIRANDA
Investimentos para o dia das crianças. De imediato, deixo claro: acho péssima essa substituição do brinquedo por um lote de ações. Compartilho o que eu mesmo fiz para meus dois filhos.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

TURISMO DO FUTURO

Embraer (EMBR3) fecha mais uma parceria e vai levar seu ‘carro voador’ para a Grande Barreira de Corais, na Austrália

Em conjunto com a Nautilus Aviation, a empresa irá operar em algumas das atrações turísticas mais icônicas de do estado de Queensland

DOR NO BOLSO

IPVA 2022 encarecerá 30%, em média, em São Paulo; descubra quanto você vai pagar de imposto

E a notícia doí ainda mais no bolso porque a data de pagamento do IPVA está bem próxima: quem quiser desconto tem de quitar a soma já no próximo mês

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]