🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Laje, papel e tijolo: fundos imobiliários com potencial de valorização e geração de renda

29 de setembro de 2021
8:59
O Ifix, o índice dos principais fundos negociados na B3, acumula queda no ano e segue bem abaixo das máximas alcançadas no fim de 2019 / Imagem: Shutterstock, com intervenção

Investir bem não significa necessariamente obter o maior retorno possível, mas conseguir retornos muito bons e que possam ser replicados no longo prazo.

O ensinamento de Morgan Housel, autor de “A Psicologia Financeira”, resume bem o que eu penso sobre o mercado de fundos imobiliários.

Os FIIs reúnem características de renda fixa e variável. Você pode ganhar com os dividendos que caem todos os meses na conta — e isentos de imposto de renda — e também com a valorização das cotas na bolsa.

O problema é que tanto a parte fixa como a variável dos FIIs vêm deixando a desejar nos últimos tempos.

O Ifix, o índice dos principais fundos negociados na B3, acumula queda no ano e segue bem abaixo das máximas alcançadas no fim de 2019. Ou seja, um desempenho ainda pior que o do Ibovespa.

Do lado de quem investe em fundos imobiliários com foco nos dividendos, a concorrência com a renda fixa tradicional com a alta da Selic também acaba pesando contra.

Agora, quando voltamos à máxima de Housel e pensamos sob a lógica de retornos consistentes de longo prazo, ter uma parcela da sua carteira em FIIs faz todo o sentido.

Dentro da série em homenagem ao aniversário do Seu Dinheiro, o nosso colunista Caio Araujo traz para você três fundos imobiliários com potencial de valorização e geração de renda — uma combinação de “laje, papel e tijolo”.

Vale a pena conhecer os FIIs e conferir as indicações na edição especial deste mês da coluna Décimo Andar.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Em dia de recuperação internacional, o cenário doméstico pesa com IGP-M e dados do emprego do Caged. Os investidores nacionais seguem de olho nos desdobramentos das pautas que mexem diretamente com o teto de gastos, enquanto o exterior acompanha a desaceleração chinesa.

NOVAS AÇÕES NA B3
AES Brasil (AESB3) levanta R$ 1,1 bilhão em oferta restrita de ações. Oferta poderia ter ultrapassado a marca de R$ 1,5 bilhão, mas a BNDESPar acabou desistindo de vender seus papéis.

DIVERSIFICAÇÃO NAS CATEGORIAS
Westwing compra Zarpo Viagens, ampliando lifestyle. Empresa adquirida por novata na B3 trabalha em parceria com hotéis, resorts, pousadas e companhias aéreas; valor da operação não foi revelado.

O LEÃO QUE ESPERE
‘Comigo não funciona pressão’, avisa relator da reforma do Imposto de Renda no Senado; veja os próximos passos da proposta. O governo pede pressa pois amarrou a aprovação do projeto ao financiamento do Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Bolsa Família.

NOVA RODADA NA MESA 
Prestes a acabar, auxílio emergencial pode ser novamente prorrogado. O ministro da Cidadania revelou que outra extensão do benefício é considerada para atender aqueles que ficariam de fora do Auxílio Brasil.

ESTATAL DO RS
Privatização da Corsan, com IPO na B3, terá assessoria do BNDES. Primeiro serviço prestado pelo banco deve ser o de fornecer metodologia para seleção das instituições financeiras que coordenarão a abertura de capital. 

FICOU PARA DEPOIS
Com maior aversão ao risco, Bluefit confirma adiamento de IPO. Adiamento é válido por um período de até 60 dias úteis contados a partir de 24 de setembro; empresa citou “condições de volatilidade no mercado de capitais”. 

SÃOS E SALVOS 
Vale conclui resgate de trabalhadores presos em mina no Canadá. Todos os mineiros deixaram a mina em segurança e em bom estado de saúde, informou a mineradora.  

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar