Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-18T09:30:57-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Energia solar vale a pena? Temporada de balanços, China, novo horário da B3 e outros destaques

18 de outubro de 2021
9:30
painel solar
A energia solar vale a pena? Fizemos as contas para você - Imagem: Pixabay

O relaxamento da quarentena me permitiu retomar alguns hábitos, como dividir o mesmo espaço no elevador com os vizinhos do prédio onde moro.

Além da previsão do tempo, um tema é recorrente nos breves — e às vezes forçados — diálogos no espaço entre o subsolo e o quinto andar: o aumento da conta de luz.

Não é para menos. Nos últimos 12 meses, a alta dos preços da energia chegou perto dos 30%, quase o triplo da inflação no mesmo período, que já anda bem salgada.

Em uma dessas subidas e descidas no elevador, um vizinho foi além e comentou sobre uma possível solução para o condomínio economizar e ainda escapar da constante ameaça de um apagão: instalar painéis solares.

O meu andar chegou antes de saber até onde havia ido a pesquisa dele, mas fiquei curioso.  Fiz minha própria busca de um lugar ao sol no Google, e acabei recebendo em troca dezenas de ofertas de kits para instalação e que prometem maravilhas.

Como não podia ser diferente, o tema chegou até a redação do Seu Dinheiro. E em uma das conversas, a Julia Wiltgen se propôs a investigar se vale ou não a pena adotar energia solar. Afinal, o sol é para todos?

O trabalho dela levou não apenas a uma, mas a três reportagens especiais. Nelas, você vai saber de uma vez por todas a economia, os custos e se compensa adotar a energia solar. Vale a pena ler (e compartilhar com o vizinho)!

O que você precisa saber hoje

SEGREDOS DA BOLSA
Investidor deve ficar de olho na PEC dos precatórios, risco fiscal e Livro Bege esta semana. Além disso, a temporada de balanços começa a ganhar tração no exterior e no Brasil. Saiba tudo o que mexe com os negócios na bolsa nos próximos dias.

TEMPORADA DE RESULTADOS
Confira o calendário de balanços do terceiro trimestre com mais de 200 empresas da bolsa. A temporada de resultados das empresas listadas na B3 começa na sexta-feira. O Seu Dinheiro preparou um calendário para você ficar por dentro dos balanços das principais empresas listadas na B3.

POTENCIAL DE 36% DE ALTA
Como fica a XP após a separação do Itaú? Para o JP Morgan, é hora de comprar as ações da corretora. A equipe do banco vê as pressões vendedoras nas ações da XP após a separação com o Itaú se dissipando; assim, a recomendação é de compra.

AJUSTE SEU RELÓGIO
Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa. As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA.

TEMPESTADE PERFEITA
Sob impacto de variante delta, enchentes e crises energética e imobiliária, PIB da China cresce menos que o esperado no 3º trimestre. Economia chinesa registrou alta de 4,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas frustrou as expectativas e pesou sobre as bolsas asiáticas hoje.

NADA DE PENNY STOCK
Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço. A Saraiva quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez.

FUSÃO CHEIA DE TRAVAS
Na Omega Geração (OMGE3), um grupo importante de acionistas está descontente — e quer barrar os planos da empresa. Fundos detentores de 28,6% da Omega Geração (OMGE3) se uniram e dizem que não vão aprovar a fusão com a Omega Distribuição nos termos atuais.

A BOLSA COMO ELA É
Stone, Inter e Méliuz caem forte na bolsa. É o fim das fintechs como as conhecemos? Muito desse movimento tem a ver com a subida dos juros. Mas alguns fatores específicos também pesaram sobre as ações. Em alguns casos, pesaram com razão; em outros, nem tanto, explica a colunista Larissa Quaresma.

Aquele abraço e uma ótima semana!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies