🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Energia solar vale a pena? Temporada de balanços, China, novo horário da B3 e outros destaques

18 de outubro de 2021
9:30
Painéis solares
Imagem: Pixabay

O relaxamento da quarentena me permitiu retomar alguns hábitos, como dividir o mesmo espaço no elevador com os vizinhos do prédio onde moro.

Além da previsão do tempo, um tema é recorrente nos breves — e às vezes forçados — diálogos no espaço entre o subsolo e o quinto andar: o aumento da conta de luz.

Não é para menos. Nos últimos 12 meses, a alta dos preços da energia chegou perto dos 30%, quase o triplo da inflação no mesmo período, que já anda bem salgada.

Em uma dessas subidas e descidas no elevador, um vizinho foi além e comentou sobre uma possível solução para o condomínio economizar e ainda escapar da constante ameaça de um apagão: instalar painéis solares.

O meu andar chegou antes de saber até onde havia ido a pesquisa dele, mas fiquei curioso.  Fiz minha própria busca de um lugar ao sol no Google, e acabei recebendo em troca dezenas de ofertas de kits para instalação e que prometem maravilhas.

Como não podia ser diferente, o tema chegou até a redação do Seu Dinheiro. E em uma das conversas, a Julia Wiltgen se propôs a investigar se vale ou não a pena adotar energia solar. Afinal, o sol é para todos?

O trabalho dela levou não apenas a uma, mas a três reportagens especiais. Nelas, você vai saber de uma vez por todas a economia, os custos e se compensa adotar a energia solar. Vale a pena ler (e compartilhar com o vizinho)!

O que você precisa saber hoje

SEGREDOS DA BOLSA
Investidor deve ficar de olho na PEC dos precatórios, risco fiscal e Livro Bege esta semana. Além disso, a temporada de balanços começa a ganhar tração no exterior e no Brasil. Saiba tudo o que mexe com os negócios na bolsa nos próximos dias.

TEMPORADA DE RESULTADOS
Confira o calendário de balanços do terceiro trimestre com mais de 200 empresas da bolsa. A temporada de resultados das empresas listadas na B3 começa na sexta-feira. O Seu Dinheiro preparou um calendário para você ficar por dentro dos balanços das principais empresas listadas na B3.

POTENCIAL DE 36% DE ALTA
Como fica a XP após a separação do Itaú? Para o JP Morgan, é hora de comprar as ações da corretora. A equipe do banco vê as pressões vendedoras nas ações da XP após a separação com o Itaú se dissipando; assim, a recomendação é de compra.

AJUSTE SEU RELÓGIO
Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa. As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA.

TEMPESTADE PERFEITA
Sob impacto de variante delta, enchentes e crises energética e imobiliária, PIB da China cresce menos que o esperado no 3º trimestre. Economia chinesa registrou alta de 4,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas frustrou as expectativas e pesou sobre as bolsas asiáticas hoje.

NADA DE PENNY STOCK
Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço. A Saraiva quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez.

FUSÃO CHEIA DE TRAVAS
Na Omega Geração (OMGE3), um grupo importante de acionistas está descontente — e quer barrar os planos da empresa. Fundos detentores de 28,6% da Omega Geração (OMGE3) se uniram e dizem que não vão aprovar a fusão com a Omega Distribuição nos termos atuais.

A BOLSA COMO ELA É
Stone, Inter e Méliuz caem forte na bolsa. É o fim das fintechs como as conhecemos? Muito desse movimento tem a ver com a subida dos juros. Mas alguns fatores específicos também pesaram sobre as ações. Em alguns casos, pesaram com razão; em outros, nem tanto, explica a colunista Larissa Quaresma.

Aquele abraço e uma ótima semana!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar