Os nove integrantes do comitê se reúnem em uma sala fechada por dois dias para analisar os diferentes cenários da economia e chegar a um veredicto.
Ao final do encontro, eles fazem uma votação e anunciam a decisão, junto com um breve comunicado. Vence o jogador que acertar o resultado do comitê.
Parece uma típica competição do Round 6, a série coreana que virou febre na Netflix, mas trata-se da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) sobre a taxa de juros.
Até o começo da semana passada, a aposta consolidada do mercado era de uma alta de 1 ponto percentual da Selic, atualmente em 6,25% ao ano.
Mas o roteiro do Copom sofreu uma reviravolta na semana passada, com a decisão do governo de ampliar as despesas e praticamente implodir o teto de gastos.
A piora na situação fiscal deve forçar o BC a acelerar o ritmo de aperto nos juros na penúltima reunião do ano. Agora, as expectativas são divididas em três, sendo:
- Alta de 1 ponto percentual
- Alta de 1,25 ponto percentual
- Alta de 1,50 ponto percentual
Se a Batatinha Frita do Copom cair na opção três, a Selic subirá para 7,75% ao ano na quarta-feira. O que já sabemos de antemão é que não para por aí. Alguns economistas já falam em juros acima de 11% ao ano na "temporada" de 2022.
Na coluna de hoje, o Matheus Spiess traz uma análise do impacto da quebra no teto nas expectativas de inflação e diz o que esperar para a decisão do BC para a Selic no episódio que termina amanhã.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
IPCA-15 e geração de emprego dividem espaço com Auxílio Brasil, precatórios e balanços do dia aqui e no exterior. Os futuros de Nova York seguem no azul depois de renovarem as máximas históricas ontem, com os resultados das empresas animando os negócios.
PRIVATIZAÇÃO NO RADAR?
Petrobras (PETR4) pede que governo explique estudo para venda de ações; papéis dispararam mais de 6% com notícias sobre privatização. Antes, Bolsonaro reafirmou que a privatização “entrou no radar” do governo, mas destacou que o processo é uma “complicação enorme” e não deve sair tão cedo.
BALANÇOS DA NOITE
TIM, EDP Brasil e EcoRodovias reportam crescimento no lucro líquido trimestral. As três empresas registraram resultados fortes nos balanços divulgados na noite de ontem à noite, depois do fechamento da bolsa.
REDE SOCIAL
Polêmica com vazamentos não afeta balanço do Facebook (FBOK34) e ações avançam em NY. Mais cedo, o noticiário sobre a empresa era dominado por notícias menos favoráveis com a divulgação dos “The Facebook Papers”.
BOLA DA VEZ
Em meio a crise no setor imobiliário chinês, mais uma megaincorporadora deixa de pagar seus credores. Depois da Evergrande e da Fantasia Holdings, agora é a vez de a Modern Land perder o prazo original de um pagamento de títulos de dívida.
VÍDEO
Ainda vale a pena investir nas ações da Oi (OIBR3)? O Victor Aguiar traz cinco pontos para você entender a reestruturação da empresa. Esse é mais um vídeo do quadro “Ações para ficar de olho”, no Youtube do Seu Dinheiro. Aproveite para seguir o nosso canal.
Aquele abraço e uma ótima terça-feira!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.