Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2021-01-26T20:19:50-03:00
seu dinheiro na sua noite

Mais fácil falar que fazer

26 de janeiro de 2021
20:19
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Hoje foi um daqueles dias em que as falas dos detentores do poder no cenário doméstico até repercutiram no mercado, mas foram sobrepostas pelos fatos e pelo que aconteceu no exterior.

O mercado local começou o dia animado com as apresentações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, no badalado evento anual do Credit Suisse para o mercado financeiro, acompanhado de perto por toda a imprensa especializada.

Enquanto Bolsonaro falou em acelerar concessões e privatizações, Guedes sinalizou que as reformas devem andar, passadas as eleições para a presidência da Câmara e do Senado no início de fevereiro.

Mas o efeito positivo na bolsa não durou por muito tempo. Os investidores sabem que são só palavras e não estão mais tão otimistas quanto ao andamento das reformas e privatizações no primeiro semestre. Principalmente após a saída de Wilson Ferreira Jr. da presidência da Eletrobras.

Este sim, por sinal, foi um fato que “fez preço” hoje. As ações da estatal desabaram, enquanto os papéis da BR Distribuidora, nova casa do executivo, fecharam com a maior alta do Ibovespa no dia.

O índice terminou o pregão em baixa, influenciado também pelo avanço da pandemia no mundo e novos atritos entre EUA e China, desta vez relacionados à tecnologia 5G. Quem teve um dia de alívio forte, porém, foi o dólar, agora que a ata da última reunião do Copom sugeriu uma alta de juros antes do esperado.

A Jasmine Olga conta nesta matéria os detalhes dos principais lances nos mercados hoje.

MERCADOS

 As ações da HBR Realty, empresa de desenvolvimento e administração de imóveis, estrearam em alta na B3 nesta terça-feira, após a empresa ter captado quase R$ 730 milhões no seu IPO. 

EMPRESAS

 A XP Inc. encerrou 2020 com R$ 660 bilhões em ativos sob custódia, um aumento de 61% em relação a 2019. O número de clientes ativos subiu 63% na mesma base de comparação, para quase 2,8 milhões. Veja as prévias operacionais e as expectativas da companhia.

 A escolha do substituto de Wilson Ferreira Júnior na Eletrobras será definitiva para o futuro do projeto de privatização da companhia. Enquanto a área econômica do governo quer encontrar um executivo à altura, Brasília já aposta em um nome, como mostra esta matéria

 Mas a tristeza de uns é a alegria de outros. O agora ex-CEO da Eletrobras vai passar a comandar a BR Distribuidora, o que anima investidores e analistas pela possibilidade de saída definitiva da Petrobras do seu capital social e a inauguração de uma nova era de crescimento.

 A Caixa Econômica Federal pretende retomar os planos de levar para a bolsa cinco de suas subsidiárias via IPO. A abertura de capital das unidades na B3 é o “foco total” na instituição, disse Pedro Guimarães, presidente do banco.

 A Enjoei planeja ampliar acordos com grandes marcas, segundo o CEO da empresa, Tiê Lima. O movimento deve ajudar o brechó digital a atingir a meta de ter uma a cada duas peças vendidas online com passagem pela sua plataforma. 

 Mesmo com o fim do auxílio emergencial e as incertezas quanto à evolução da pandemia, os CEOs da BRF, da JBS e do Burger King estão otimistas em relação aos setores ligados à alimentação em 2021 e no longo prazo.

ECONOMIA

 Considerado uma prévia da inflação oficial, o IPCA-15 registrou alta de 0,78% em janeiro de 2021, segundo o IBGE. Foi a maior alta para o mês desde 2016, quando o índice avançou 0,92%. Veja o que mais pesou no índice

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Ele está de volta?

Setores fazem pressão por volta do horário de verão

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008.

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies