Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-03-09T09:51:23-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Lula de volta ao xadrez. E o investidor em xeque

9 de março de 2021
9:51
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

No jogo de xadrez, quando o peão alcança a última casa do tabuleiro adversário, o jogador pode promovê-lo a outra peça de sua escolha, incluindo a poderosa rainha.

A decisão do ministro do STF Edson Fachin de anular as condenações que envolviam o ex-presidente Lula na Lava Jato equivale a recolocar no jogo uma peça que pode mudar os rumos do xadrez eleitoral.

Como era de se esperar, a possível liberação da candidatura do petista nas eleições de 2022 colocou mais fogo no parquinho da política brasileira, que já estava em chamas.

As reações da sociedade à decisão do STF, é claro, ficaram divididas entre os que comemoraram a liberação de Lula e os que detonaram a medida. O mercado financeiro ficou no segundo grupo, como mostra a queda de quase 4% do Ibovespa e a forte alta do dólar.

Seja qual for a sua opinião sobre o destino do ex-presidente, o fato é que a volta de Lula ao xadrez político coloca você em xeque como investidor.

Devemos esperar ainda mais volatilidade e risco nos mercados até 2022. E isso pode significar tanto uma oportunidade maior de retorno — como foi com a primeira eleição do petista em 2002 — ou de perdas consideráveis para os seus investimentos caso as previsões mais negativas se confirmem.

Entre a tarde e a noite de ontem, eu conversei com gestores e analistas para entender os impactos da decisão do Supremo. Saiba por que a volta de Lula ao tabuleiro mexe tanto com a economia e com os mercados.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Os diversos fatores que vêm pressionando o mercado para baixo nos últimos dias –  recorde de mortos pelo coronavírus, colapso do sistema de saúde, vacinação lenta, lockdown na maior parte do país e incertezas fiscais – ganharam ontem a companhia do ex-presidente Lula, e juntos fizeram o Ibovespa fechar com queda de 3,98%, aos 110.611 pontos, e o dólar subir 1,67%, a R$ 5,7783.

O que mexe com os mercados hoje? Após a anulação das condenações de Lula, as atenções dos investidores se voltam para a reação do presidente Jair Bolsonaro, que já fala em fazer novas concessões na PEC emergencial. Mas a abertura positiva dos futuros em Wall Street pode atenuar os movimentos na bolsa brasileira.

EMPRESAS

Mesmo vivendo “vários anos em um”, o Magazine Luiza conseguiu fechar 2020 com um saldo positivo. O desempenho no quarto trimestre superou as expectativas do mercado e as vendas pela internet passaram a responder por cerca de dois terços de tudo o que ela vende.

Um dos principais nomes da onda de IPOs do ano passado, a Petz registrou forte crescimento de receita no quarto trimestre e em 2020, graças ao impulso dado pelas vendas online.

ECONOMIA

O presidente Jair Bolsonaro revelou ontem que existe uma negociação para desidratar a PEC Emergencial, com a retirada de propostas de ajuste fiscal que desagradam parte de seus aliados.

O Ministério da Saúde informou ontem que o Brasil registrou 987 mortes e 32.321 novos diagnósticos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas. Confira os números atualizados da pandemia. ​​

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Crise dos chips

Sem carro zero no mercado, preço de usados sobe até 20% e vendas disparam – carro usado chega a custar mais que um novo

Mercado enfrenta escassez de semicondutores, demanda alta por veículos e prazos longos para a entrega

sem escassez

Fábrica da Tesla em Xangai deve terminar setembro com 300 mil carros produzidos em 2021

Marca será atingida mesmo em meio a uma escassez global de semicondutores, disseram duas fontes da montadora à Reuters

Fim da pandemia

CEO da Pfizer prevê que voltaremos à vida normal dentro de um ano, mesmo com novas variantes do coronavírus

Albert Bourla acredita que vacinação contra a covid-19 se tornarão anuais, para cobrir novas variantes, e que vacinas durarão um ano

ainda não acabou

Controladores da Alliar (AALR3) contratam XP para vender o negócio, diz jornal

Empresa de diagnósticos foi alvo, recentemente, de disputa pelo controle pela Rede D’Or e fundos ligados ao empresário Nelson Tanure

Mais recursos

Democratas aprovam pacote de US$ 3,5 tri no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA

Recursos serão destinados à rede de segurança social e programas relacionados a mudanças climáticas. Obtenção de quase unanimidade para aprovação no Congresso é desafio

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies