Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-03-09T09:51:23-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Lula de volta ao xadrez. E o investidor em xeque

9 de março de 2021
9:51
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

No jogo de xadrez, quando o peão alcança a última casa do tabuleiro adversário, o jogador pode promovê-lo a outra peça de sua escolha, incluindo a poderosa rainha.

A decisão do ministro do STF Edson Fachin de anular as condenações que envolviam o ex-presidente Lula na Lava Jato equivale a recolocar no jogo uma peça que pode mudar os rumos do xadrez eleitoral.

Como era de se esperar, a possível liberação da candidatura do petista nas eleições de 2022 colocou mais fogo no parquinho da política brasileira, que já estava em chamas.

As reações da sociedade à decisão do STF, é claro, ficaram divididas entre os que comemoraram a liberação de Lula e os que detonaram a medida. O mercado financeiro ficou no segundo grupo, como mostra a queda de quase 4% do Ibovespa e a forte alta do dólar.

Seja qual for a sua opinião sobre o destino do ex-presidente, o fato é que a volta de Lula ao xadrez político coloca você em xeque como investidor.

Devemos esperar ainda mais volatilidade e risco nos mercados até 2022. E isso pode significar tanto uma oportunidade maior de retorno — como foi com a primeira eleição do petista em 2002 — ou de perdas consideráveis para os seus investimentos caso as previsões mais negativas se confirmem.

Entre a tarde e a noite de ontem, eu conversei com gestores e analistas para entender os impactos da decisão do Supremo. Saiba por que a volta de Lula ao tabuleiro mexe tanto com a economia e com os mercados.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Os diversos fatores que vêm pressionando o mercado para baixo nos últimos dias –  recorde de mortos pelo coronavírus, colapso do sistema de saúde, vacinação lenta, lockdown na maior parte do país e incertezas fiscais – ganharam ontem a companhia do ex-presidente Lula, e juntos fizeram o Ibovespa fechar com queda de 3,98%, aos 110.611 pontos, e o dólar subir 1,67%, a R$ 5,7783.

O que mexe com os mercados hoje? Após a anulação das condenações de Lula, as atenções dos investidores se voltam para a reação do presidente Jair Bolsonaro, que já fala em fazer novas concessões na PEC emergencial. Mas a abertura positiva dos futuros em Wall Street pode atenuar os movimentos na bolsa brasileira.

EMPRESAS

Mesmo vivendo “vários anos em um”, o Magazine Luiza conseguiu fechar 2020 com um saldo positivo. O desempenho no quarto trimestre superou as expectativas do mercado e as vendas pela internet passaram a responder por cerca de dois terços de tudo o que ela vende.

Um dos principais nomes da onda de IPOs do ano passado, a Petz registrou forte crescimento de receita no quarto trimestre e em 2020, graças ao impulso dado pelas vendas online.

ECONOMIA

O presidente Jair Bolsonaro revelou ontem que existe uma negociação para desidratar a PEC Emergencial, com a retirada de propostas de ajuste fiscal que desagradam parte de seus aliados.

O Ministério da Saúde informou ontem que o Brasil registrou 987 mortes e 32.321 novos diagnósticos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas. Confira os números atualizados da pandemia. ​​

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

túnel do tempo

Há um ano o impossível aconteceu: o petróleo fechou com preço negativo. Lembra disso?

Situação nunca vista na história foi provocada pela combinação da crise de covid-19 e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita

Fundo de cripto

Vai perder? Termina hoje o prazo de reserva do ETF de criptomoedas da Hashdex

Por causa do feriado de Tiradentes de amanhã (21), não haverá pregão na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, termina hoje o prazo para reserva de oferta do ETF

MERCADOS HOJE

Saída encontrada para o Orçamento preocupa e bolsa opera em queda; dólar também recua

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado trazendo uma maior cautela ao cenário, os investidores devem repercutir o acordo para a sanção do Orçamento

Exile on Wall Street

Expectativas e julgamentos: o que esperar do próximo ciclo de altas, segundo o ‘guru’ de Warren Buffett

Da tarde de ontem até o momento em que os dedos encontram o sistema QWERT para a escrita deste Day One, estive dividido entre elogios e críticas à conversa desta segunda com Howard Marks. Felizmente, os comentários positivos vieram de quem conseguiu assistir ao papo, encontrando um material de muita qualidade — graças a ele, […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies