Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2021-12-04T10:42:29-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

4 de dezembro de 2021
10:42
Aplicativo do Nubank

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados.

Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar o desenvolvimento dos fatos.

A intensa volatilidade ficou bastante clara no balanço dos investimentos de novembro, que publicamos na última terça-feira.

Os ativos de renda fixa que vinham sendo castigados pela alta dos juros futuros com o aumento do risco fiscal tiveram um mês de glória, com o alívio nas taxas. Já os ativos de bolsa e o bitcoin amargaram fortes quedas.

A semana que se passou foi recheada de notícias importantes para os mercados, fatos para os quais, no entanto, ainda não temos muitas definições. A minha colega Jasmine Olga os resumiu bem na sua newsletter de ontem:

  • A PEC dos precatórios foi aprovada em dois turnos no Senado, o que trouxe alívio aos mercados; mas o caminho na Câmara para aprovar as mudanças no texto ainda é incerto.
  • A inflação brasileira continua pressionada, mas o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou uma queda de 0,1% no terceiro trimestre, colocando o país numa recessão técnica; assim, o Banco Central talvez não consiga pesar tanto a mão nos juros.
  • O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, admitiu que a inflação pode se tornar um problema estrutural nos Estados Unidos e que a retirada de estímulos pode ser acelerada; mas os dados econômicos americanos continuam mistos, mostrando que talvez não dê para apertar tanto assim a política monetária por lá também.
  • Finalmente, a variante ômicron do coronavírus parece menos letal que as anteriores, mas mais contagiosa, e ainda não se sabe sobre a eficácia das vacinas existentes contra ela.

Como você pode ver, houve acontecimentos positivos para a bolsa, tanto é que o Ibovespa terminou a semana com alta acumulada de 2,78%, aos 104.090 pontos.

Mas ainda há muita coisa a ser definida. Pode até haver rali de fim de ano, mas o que o investidor precisa manter em mente é que a volatilidade será sua companheira até que pelo menos alguns destes pontos sejam esclarecidos. É frustrante, eu sei.

Veja a seguir as principais reportagens do Seu Dinheiro publicadas na última semana:

1. Vale a pena aderir à onda roxa?

Na semana que vem será concluído um dos IPOs mais aguardados do ano pelos brasileiros. No dia 9 de dezembro (quinta-feira), as ações e BDRs do Nubank finalmente estreiam na bolsa de Nova York (NYSE) e na B3, numa listagem dupla. Os interessados têm até 7 de dezembro para reservar seus papéis. Mas será que vale a pena investir, ou o valor pedido pelo banco digital, ainda que tenha sido reduzido recentemente, ainda é alto?

Eu ouvi analistas e gestores a respeito e trago tudo que você precisa saber sobre o IPO do Nubank nesta matéria, uma das mais lidas da última semana. Também escrevi sobre as impressões dos analistas do BTG Pactual, que emitiram um relatório acerca de uma apresentação feita pelos fundadores do Nubank a investidores, na qual concluíram que o roxinho quer, na realidade, conquistar o mundo. Recomendo a leitura!

2. Saiu o Sol no Mercado Bitcoin

No último domingo, o Seu Dinheiro revelou, com exclusividade, que a exchange brasileira Mercado Bitcoin passaria a oferecer a negociação da criptomoeda Solana (SOL), uma das mais quentes do momento (com perdão do trocadilho). A cripto, que acumula alta de mais de 12.000% no ano, estreou na plataforma na última segunda-feira. Nesta matéria, o Renan Sousa conta porque a SOL está brilhando.

3. Onde investir o 13º

Caso você já não tenha gastado o seu 13º salário nas promoções da Black Friday, a Larissa Vitória preparou uma matéria sobre onde investir parte do seu benefício, ainda que você tenha um perfil bem conservador. A primeira parcela caiu na conta até o último dia 30, e já dá para fazer alguma coisa com essa grana.

4. Driblando o Leão e o Paulo Guedes

Na terceira matéria da nossa série sobre previdência privada, como usar o PGBL da maneira correta para driblar o Leão e fugir das reformas do ministro Paulo Guedes. Esse tipo de plano de previdência ajuda no planejamento tributário e faz você pagar menos imposto. Mas é preciso investir da forma certa. Veja o que fazer.

5. A dívida da Neogrid com o investidor

Um ano após o IPO, a empresa de software Neogrid acumula uma queda de quase 40% nas suas ações. A perda se acentuou nas últimas semanas, após o anúncio de que Eduardo Ragasol, o CEO que conduziu a companhia no processo de abertura de capital, está de saída do cargo. O Vinícius Pinheiro conversou com Ragasol, que falou sobre o que a companhia está fazendo para entregar os resultados esperados pelos investidores.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

PRECAUÇÃO EXTRA

Cautela demais atrapalha os negócios? Não para o Bradesco (BBDC4): banco cria nova vice-presidência focada na gestão de riscos

A nova vertical abrangerá as áreas de compliance, conduta, ética e demais setores ligados à gestão de ameaças corporativas

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa ignora tensão pré-Fed e sobe mais de 2%, fechando no melhor nível desde outubro; dólar volta aos R$ 5,43

O dia tinha tudo para ser como ontem, mas o Ibovespa encontrou forças para voltar aos 110 mil pontos e recuperar as perdas da semana

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) sobe forte e apaga parte da queda brusca na semana; veja como operam as principais criptomoedas do mercado

Como outros ativos do risco, a moeda digital também foi afetada pelas tensões entre entre Ucrânia e Rússia nos últimos dias, mas encontrou fôlego para avançar hoje

INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA

Banco Central suspende sistema para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja o que está por trás do bloqueio

O BC precisou interromper o funcionamento do sistema lançado ontem após enfrentar instabilidades geradas pelo grande volume de acessos

NOVA DEBANDADA?

Mais um técnico da área de Orçamento da Economia deixa cargo e expõe novo desgaste na equipe de Paulo Guedes

O movimento de saída é comum no último ano de governo, mas agora tem ocorrido mais cedo, ainda no primeiro mês de 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies