O dia hoje foi de céu azul, com poucas nuvens. Não apenas aqui na cidade de São Paulo, mas também nos mercados locais e internacionais. Depois de um início de ano agitado - para o bem e para o mal - parece que o clima de 2021 começa a se firmar de maneira positiva.
Com uma alta de mais de 1%, o Ibovespa voltou a se aproximar dos 120 mil pontos, animado com as sinalizações, vindas do Executivo e do Congresso, em favor de reformas, privatizações e respeito ao teto de gastos.
Nos Estados Unidos, o mercado de ações volta à normalidade, após o período de alta volatilidade provocada pelo “caso GameStop”. Na Europa, as bolsas também fecharam em alta. E não temos, à vista, más notícias no radar.
Ainda bem, pois a temporada de balanços, aqui e lá fora, já está mexendo com os preços das ações, e frequentemente para cima. Nada como um dia em que os resultados das empresas importam mais do que os ruídos políticos e macroeconômicos. Confira, na nossa cobertura de mercados, como foi o pregão de hoje.
MERCADOS
• A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, convocou uma reunião com os principais reguladores financeiros do país para discutir os movimentos especulativos de ações como as da GameStop.
• As ações da Kia dispararam 10% após o anúncio de uma parceria com a gigante da tecnologia Apple, que deseja entrar no segmento de carros elétricos.
EMPRESAS
• O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, usou sua conta no Twitter para confirmar que as negociações entre a Vale, o governo mineiro e autoridades, como o Ministério Público, estão avançadas no caso Brumadinho. Isso pode beneficiar as ações da mineradora.
• A mais nova empresa da Bolsa de Valores, a Intelbras, levantou um total de R$ 1,3 bilhão com sua oferta pública inicial de ações (IPO). Conheça melhor a fabricante de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação nesta matéria.
• O Santander divulgou comunicados nesta quarta afirmando que quer prosseguir com cisão da Getnet, pagar dividendos e recomprar suas ações.
• Agora vai? Com o objetivo de acelerar a privatização da Eletrobras, o governo federal planeja enviar uma Medida Provisória ao Congresso, sinalizando que a desestatização da empresa ainda é uma prioridade.
ECONOMIA
• Ainda sobre o Congresso, os dois novos presidentes da Câmara e do Senado anunciaram que vão discutir "alternativas" para o auxílio emergencial sem ultrapassar o teto de gastos.
• O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta um pacote de R$ 125 milhões para apoiar empreendedores de setores afetados pela quarentena no Estado. Conheça o plano e veja como aderir.
OPINIÃO
• Fazendo uma homenagem ao criador da Amazon, Jeff Bezos, Felipe Miranda divide sua coluna de hoje em três partes: algumas palavras sobre a sua Carteira Universa; as projeções para os ativos neste ano, tendo em vista a aceleração da vacinação no Brasil e no mundo; e algumas oportunidades de compra em ações. Recomendo a leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.