Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2021-02-04T20:18:21-03:00
seu dinheiro na sua noite

Como investiram as pessoas físicas em 2020?

4 de fevereiro de 2021
20:18
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Os hábitos de investimento das pessoas físicas mudam lentamente, mas mudam. Sim, a caderneta de poupança ainda é a aplicação mais popular entre os brasileiros, e ainda estamos longe do perfil americano, em que a maior parte das pessoas com algum dinheiro guardado investe em ações.

Mas a mudança está acontecendo. Sobretudo porque passamos a ter algo que não tínhamos antes: juro baixo. Realmente baixo. Isso fez toda a diferença.

No ano passado, com a Selic chegando à mínima histórica de 2% ao ano, a pessoa física deu mais alguns passos pequenos em direção à diversificação e a produtos com mais risco e maior potencial de retorno.

Quem não anda se queixando - ou ouvindo alguém próximo se queixar - que o dinheiro não está rendendo nada? Que é melhor comprar um imóvel ou ir para a bolsa do que deixar as economias no banco?

Mesmo assim, a renda fixa ainda desempenha um papel crucial na carteira dos investidores brasileiros, no geral, bastante conservadores. Mas mesmo aí as coisas estão mudando.

Como de costume, a Anbima divulgou hoje o seu balanço de como investiram as pessoas físicas no ano de 2020. O Ivan Ryngelblum acompanhou o evento de divulgação e conta tudo nesta matéria.

MERCADOS

 O Ibovespa interrompeu a sequência otimista dos últimos três pregões e recuou 0,39%, a 119.260,82 pontos. Pesou nos mercados o medo de ingerência política na Petrobras, após falas de Bolsonaro. O dólar subiu 1,47% e chegou a R$ 5,44. 

 A Intelbras estreou com um desempenho impressionante na B3. Enquanto o mercado caía, a empresa de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica bateu uma alta de mais de 20%. Confira na matéria do Ivan Ryngelblum.

EMPRESAS

 IPO à vista? O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, afirmou nesta quinta, que seria natural pensar em uma abertura de capital do banco digital Next, que já ultrapassa os 4 milhões de clientes. 

 E falando em abertura de capital, a Mosaico e a Mobly concluíram seus respectivos IPOs e estão prontas para estrear na B3. Veja quanto as duas empresas captaram.

 O Cade conseguiu uma vitória na Justiça numa disputa com o Shopping Iguatemi, em São Paulo, contra a chamada “cláusula de raio”, que proíbe contratualmente a abertura de uma nova unidade de uma mesma loja dentro de uma pequena distância. O processo foi aberto pelo Shopping Jardim Sul em 1998, acusando o Iguatemi de impor a cláusula aos lojistas.

 Ele tem cabelo, também entende de computação e é o novo grande rosto do Vale do Silício. Conheça Andy Jassy, o americano que assumirá o cargo mais alto da Amazon, deixado por Jeff Bezos nesta semana. 

 A Itiquira, empresa brasileira liderada por um ex-executivo da XP Investimentos e do Grupo EBX, de Eike Batista, abriu capital na Nasdaq e captou US$ 200 milhões. O que a Itiquira faz? Nada ainda. O Vinícius Pinheiro explica essa aparente esquisitice.

ECONOMIA

 Com a permanência dos níveis dos reservatórios de hidrelétricas baixos e risco de racionamento, o governo federal decidiu manter as usinas termelétricas acionadas e a importação de energia elétrica.

 A produção de veículos no Brasil subiu 4,2% em janeiro ante o mesmo período do ano passado. As vendas, no entanto, recuaram 11,5%, na mesma base de comparação. Confira os números da Anfavea aqui.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

O futuro está no céu

A acirrada corrida pelo ‘carro voador’

Além de chamar a atenção no mercado de capitais, as startups de “carros voadores” estão atraindo talentos e parceiros de setores mais tradicionais da economia

XP anuncia investimento na edtech Resilia

A Resilia é uma edtech que combina tecnologias que potencializam o aprendizado individualizado e em comunidade com um método de ensino que capacita potenciais talentos de uma forma mais rápida para o mercado digital

Análise

Investir em ações de banco ainda é uma boa? Veja 3 motivos que deixam a XP Investimentos cautelosa

Se no ano passado a postura era otimista, agora os analistas do setor financeiro da XP estão mais cautelosos, já que o cenário é de preços elevados dos ativos e uma concorrência e intervenções regulatórias preocupantes.

REFORMA TRIBUTÁRIA

PIB pode crescer 1,6% com redução de IR para empresas, indica estudo

O cálculo de 20% teve como base comportamento das empresas depois de um dos maiores aumentos na alíquota do imposto sobre dividendos no mundo – na França, em 2013, de 15,5% para 46%

ESG

‘Equidade racial se tornou prioridade dentro da Vivo’, diz presidente

Dentro da extensa agenda ESG, que concentra ações ambientais, sociais e de governança, a Vivo aposta na equidade racial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies