Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-02-02T09:28:16-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Bolsonaro vence, mas joga na retranca

2 de fevereiro de 2021
9:28
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Embora tenha nascido em 1977, não guardo recordações da seleção brasileira de 1982 comandada por Telê Santana, que para muita gente foi a melhor de todos os tempos, superando até a da Copa de 1970.

É possível que, se o Brasil tivesse vencido o mundial da Espanha, eu me lembrasse ao menos da festa que certamente tomaria conta das ruas. Por isso os pragmáticos defendem que o importante é o título, como o conquistado pela seleção de 1994 com o “futebol de resultados” de Carlos Alberto Parreira.

Na política, todos dizem preferir o jogo bonito, mas na prática acabam adotando a estratégia da busca pela vitória, mesmo que para isso seja preciso congestionar o meio de campo e dar bico para o mato.

Jair Bolsonaro se elegeu defendendo o que chamou de “nova política” e formou uma equipe de base mais técnica, com liberdade para os “atacantes” Paulo Guedes e Sergio Moro, que viraram “superministros”. Mas ele não demorou muito para promover mudanças na equipe em busca dos resultados.

Nessa guinada política, o presidente conquistou uma vitória importante ontem com as eleições de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para o comando da Câmara e do Senado. Mas foi uma conquista obtida com base na retranca e com a escalação dos zagueiros do famoso Centrão.

Para o mercado financeiro, que é adepto da política de resultados, a vitória de Bolsonaro traz a promessa de que a agenda liberal e de reformas de Paulo Guedes enfim saia do papel. Saiba com a Jasmine Olga a reação dos investidores ao clima mais ameno em Brasília e tudo o que deve movimentar o pregão de hoje.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Diante da expectativa de que o Congresso seria comandado por políticos alinhados ao governo e o bom humor no mercado internacional com as vacinas, o Ibovespa encerrou ontem com alta de 2,13%, aos 117.517,57 pontos. O dólar caiu 0,45%, a R$ 5,4498.

EMPRESAS

Prejudicado pelos bilhões de reais que teve que fazer em provisões para fazer frente a perdas com a crise do coronavírus, o Itaú Unibanco registrou uma queda de 34,6% no lucro em 2020. Confira os principais números do balanço.

Apesar da queda no lucro, o Itaú informou que vai repassar mais R$ 1,3 bilhão aos acionistas. Considerando os dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) já pagos, o banco pagou o equivalente a 25% do lucro líquido de 2020.

A Eneva confirmou que negocia com a Petrobras a compra do Polo Urucu, no Amazonas. A notícia, adiantada ontem na mídia, fez as ações da geradora de energia subirem mais de 13%. 

Depois de toda dor de cabeça com o evento geológico provocado pela atividade de sal-gema em Maceió, a Braskem deve reativar as operações da unidade de cloro e soda na cidade.

OPINIÃO

O que vai prevalecer nos mercados, a razão ou a sensibilidade? O movimento especulativo com ações promovido em fóruns na internet e a preocupação com o setor de tecnologia lá fora abalaram os investidores no mês passado. Na coluna de hoje, o Matheus Spiess conta para você o que esperar (e o que temer) a partir de agora.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

o futuro já começou

Em breve, BRF vai vender carne cultivada em laboratório

Empresa assina memorando de entendimentos com startup israelense que desenvolve e produz carne a partir de células de boi

Exile on Wall Street

Uma dica de leitura e um pedido de ajuda

Conforme falei no Puro Malte, tenho muita dificuldade de ler livros de não ficção, especialmente em se tratando de Economia e Finanças. Boa parte desses livros caberia em dez páginas, sem qualquer demérito. As melhores ideias – simples e impactantes – conseguem se fazer entender em dez páginas. No entanto, por pressão do editor ou vaidade do […]

MERCADOS HOJE

Ibovespa sobe com avanço da PEC emergencial e votação do 2º turno ainda hoje; dólar recua

A queda no rendimento dos Treasuries no exterior também provoca uma reação positiva nos mercados emergentes. Lá fora, o mercado aguarda a fala de Jerome Powell na parte da tarde

óleo quente

Na frigideira, André Brandão deve deixar comando do Banco do Brasil

Notícias na mídia apontam nomes que podem substituir atual presidente do banco, que entrou em rota de colisão com Bolsonaro

BOA NOTÍCIA

Saúde assina intenção de compra de vacinas da Pfizer e da Janssen

Governo quer comprar sem licitação 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer e de 38 milhões da vacina da Janssen

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies