Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-04-14T09:30:22-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Bitcoin: Onde vive? Do que se alimenta?

14 de abril de 2021
9:30
Sérgio Chapelin Chuva Bitcoin
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock / Globo

Hoje no Seu Dinheiro você vai ler uma reportagem que poderia ser tema de uma edição do Globo Repórter dedicada ao bitcoin e às criptomoedas

A cada recorde nas cotações, a moeda virtual atrai mais a atenção não só de grandes investidores como também daqueles que estão começando nos mundo dos investimentos.

Esse sentimento é conhecido no mercado pela sigla FOMO, o famoso “medo de ficar de fora” (fear of missing out). Mesmo sem saber muito bem como a coisa funciona, quem vê o preço subindo só pensa em pegar essa onda.

Seja qual for o preço justo da criptomoeda, o que podemos afirmar é que a inovação que permitiu o surgimento da tecnologia veio para ficar.

Uma das grandes sacadas do pai do bitcoin, conhecido apenas pelo nome Satoshi Nakamoto, foi lançar as bases para um sistema que permite a “propriedade virtual”.

Uma rede de blocos (blockchain) validada a todo momento por milhares de programadores munidos de computadores superpoderosos assegura que cada bitcoin é único, sem a necessidade da atuação de instituições financeiras ou governos.

Mas por que tanta gente gasta tempo e recursos para manter essa a rede funcionando? Simples, porque as transações validadas na blockchain são recompensadas com novos bitcoins, em uma atividade conhecida como “mineração”.

O repórter Renan Sousa se embrenhou na “mata” onde se encontram os bitcoins, que inclusive são uma espécie em extinção. Ele conta para você como nasce uma criptomoeda e como vivem as pessoas dedicadas à extração e preservação da rede trilionária.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa fechou ontem em alta de 0,41%, aos 119.297 pontos, com o mercado americano e o setor de commodities salvando a bolsa das notícias negativas sobre a situação fiscal e o clima político em Brasília. O dólar recuou 0,08%, a R$ 5,71.

O que mexe com os mercados hoje? O investidor deve ficar de olho em diversos acontecimentos no dia de hoje: no exterior, a divulgação do Livro Bege e o início da temporada de balanços dos grandes bancos nos EUA; no cenário interno, a CPI da Covid e a PEC “fura-teto” devem balançar o índice brasileiro.

EMPRESAS

O mar não está para IPO neste momento, ou pelo menos não para qualquer um. O Banco do Brasil anunciou ontem o cancelamento da oferta do Banco BV. Como se não bastasse, o BB ainda vai sofrer a baixa de dois vice-presidentes. Confira os detalhes de ambos os anúncios.

Depois de ultrapassar a marca dos 10 milhões de clientes e com as ações em alta, o Banco Inter decidiu partir para aquisições. Dentro do plano de reforçar o “super app”, a instituição anunciou a compra de uma plataforma de fidelidade do ramo gastronômico.

ECONOMIA

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, voltou a alertar sobre a situação fiscal do país, dizendo que o governo precisa demonstrar que retomará o processo de ajuste das contas públicas após a pandemia.

Contribuintes obrigados a entregar a declaração de imposto de renda 2021 precisam prestar contas sobre os seus investimentos e os rendimentos das suas aplicações. Confira como repassar essas informações passo a passo.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Tensão em Brasília

Racha no Congresso põe reformas em xeque

A decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de fatiar a reforma tributária foi vista como a pá de cal nas chances de avanço das reformas no Congresso até o fim do atual governo. Embora Lira tenha prometido abrir o diálogo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para definir os próximos passos, […]

Rapidinhas da semana

BLINK: Itaúsa, B2W, Eletrobras e mais recomendações rápidas

Felipe Miranda, sócio-fundador e CIO da Empiricus, fala sobre Alpargatas, Eletrobras, Itaúsa, Lojas Americanas e muito mais no Blink

Reserva de emergência

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, vende ações da Amazon e põe US$ 5 bi na conta

O bilionário Jeff Bezos vendeu cerca de 1,5 milhão de ações da Amazon nos últimos dias e pode vender outros 500 mil papéis em breve

Reduzindo a participação

CSN começa a se desfazer de suas ações da Usiminas

Aproveitando o bom momento do setor siderúrgico na bolsa, a CSN vendeu mais de 50 milhões de ações preferenciais da Usiminas

O melhor do Seu Dinheiro

A limonada da bolsa e do dólar, as ações mais indicadas do mês e outros destaques da semana

A semana que passou tinha tudo para ser bem azeda para os investidores. No cardápio de notícias dos últimos dias tivemos: A alta da taxa básica de juros e a sinalização de que novos ajustes vêm por aí; Muito barulho político com a CPI da Covid; O projeto da reforma tributária de volta à estaca […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies