Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-14T09:30:22-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Bitcoin: Onde vive? Do que se alimenta?

14 de abril de 2021
9:30
Sérgio Chapelin Chuva Bitcoin
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock / Globo

Hoje no Seu Dinheiro você vai ler uma reportagem que poderia ser tema de uma edição do Globo Repórter dedicada ao bitcoin e às criptomoedas

A cada recorde nas cotações, a moeda virtual atrai mais a atenção não só de grandes investidores como também daqueles que estão começando nos mundo dos investimentos.

Esse sentimento é conhecido no mercado pela sigla FOMO, o famoso “medo de ficar de fora” (fear of missing out). Mesmo sem saber muito bem como a coisa funciona, quem vê o preço subindo só pensa em pegar essa onda.

Seja qual for o preço justo da criptomoeda, o que podemos afirmar é que a inovação que permitiu o surgimento da tecnologia veio para ficar.

Uma das grandes sacadas do pai do bitcoin, conhecido apenas pelo nome Satoshi Nakamoto, foi lançar as bases para um sistema que permite a “propriedade virtual”.

Uma rede de blocos (blockchain) validada a todo momento por milhares de programadores munidos de computadores superpoderosos assegura que cada bitcoin é único, sem a necessidade da atuação de instituições financeiras ou governos.

Mas por que tanta gente gasta tempo e recursos para manter essa a rede funcionando? Simples, porque as transações validadas na blockchain são recompensadas com novos bitcoins, em uma atividade conhecida como “mineração”.

O repórter Renan Sousa se embrenhou na “mata” onde se encontram os bitcoins, que inclusive são uma espécie em extinção. Ele conta para você como nasce uma criptomoeda e como vivem as pessoas dedicadas à extração e preservação da rede trilionária.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa fechou ontem em alta de 0,41%, aos 119.297 pontos, com o mercado americano e o setor de commodities salvando a bolsa das notícias negativas sobre a situação fiscal e o clima político em Brasília. O dólar recuou 0,08%, a R$ 5,71.

O que mexe com os mercados hoje? O investidor deve ficar de olho em diversos acontecimentos no dia de hoje: no exterior, a divulgação do Livro Bege e o início da temporada de balanços dos grandes bancos nos EUA; no cenário interno, a CPI da Covid e a PEC “fura-teto” devem balançar o índice brasileiro.

EMPRESAS

O mar não está para IPO neste momento, ou pelo menos não para qualquer um. O Banco do Brasil anunciou ontem o cancelamento da oferta do Banco BV. Como se não bastasse, o BB ainda vai sofrer a baixa de dois vice-presidentes. Confira os detalhes de ambos os anúncios.

Depois de ultrapassar a marca dos 10 milhões de clientes e com as ações em alta, o Banco Inter decidiu partir para aquisições. Dentro do plano de reforçar o “super app”, a instituição anunciou a compra de uma plataforma de fidelidade do ramo gastronômico.

ECONOMIA

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, voltou a alertar sobre a situação fiscal do país, dizendo que o governo precisa demonstrar que retomará o processo de ajuste das contas públicas após a pandemia.

Contribuintes obrigados a entregar a declaração de imposto de renda 2021 precisam prestar contas sobre os seus investimentos e os rendimentos das suas aplicações. Confira como repassar essas informações passo a passo.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

FECHAMENTO DO DIA

Auxílio Brasil segue pressionando a curva de juros, mas Ibovespa e dólar conseguem alguma recuperação

O Ibovespa bateu na trave, e o Banco Central conseguiu segurar o câmbio, mas a pressão sobre as contas públicas segue castigando a curva de juros

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies