🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

5 notícias que mostram que bitcoin não é mais assunto só de nerd

27 de maio de 2021
19:14 - atualizado às 14:00
bitcoin
Bitcoin volta a se aproxima das máximas com mercado cripto aquecido. Agora vai? - Imagem: Shutterstock

Quando eu escrevi a minha primeira matéria sobre bitcoin, em 2013, a criptomoeda, criada em 2007/2008, ainda era assunto de nerds aficionados por tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poucos ainda eram os grandes veículos de comunicação que falavam sobre moedas digitais, ainda mais sob a ótica do investimento, como foi o caso do site da Exame, onde eu trabalhava na época. O tema pertencia muito mais às editorias e publicações especializadas em tecnologia do que às páginas de finanças e economia.

Depois de alguns anos, o bitcoin começou a ser encarado como um ativo, e mais e mais pessoas começaram a se interessar pela moeda virtual como veículo para ganhar dinheiro no mundo real.

Mesmo assim, as fortes oscilações do criptoativo, na maior parte do tempo, pareciam não ter muita explicação, ou costumavam ser ligadas a questões referentes à própria tecnologia.

Até bem pouco tempo atrás, a flutuação dos preços do bitcoin parecia um tanto descolada da economia real e do desempenho de outras classes de ativos. Isso é até visto como uma vantagem, pois é interessante, para uma boa diversificação, ter na carteira um ativo com pouca ou nenhuma correlação com o restante do mercado financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais recentemente, porém, o bitcoin e os criptoativos em geral deixaram de ser assunto de nicho para entrar nas rodas de conversa de todo mundo que tem algum dinheiro guardado.

Leia Também

Já os sobes e desces dos preços passaram a guardar muito mais relação com uma série de acontecimentos que têm implicações não só para o universo das criptomoedas, como para a economia e o mercado em geral.

Não estou falando dos tuítes do Elon Musk, mas sim do interesse de grandes investidores por este mercado (incluindo a própria Tesla), as tentativas de banimento ou regulamentação por parte de governos, o interesse de bancos centrais e empresas em desenvolver suas próprias moedas digitais com base na tecnologia da blockchain, grandes crises, estímulos monetários e fiscais, consumo de energia e impacto ambiental, e por aí vai.

Precificar o bitcoin ainda não é tarefa muito fácil, mas já deu para perceber que sua importância não está mais restrita ao mundo virtual. Duas reportagens que publicamos hoje dão uma boa noção das implicações um tanto reais da moeda digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta matéria, o Renan Sousa fala sobre quatro notícias que podem dar um novo gás ao preço do bitcoin, que vem se recuperando de um forte tombo recente - nenhuma delas tem a ver com a dinâmica do criptomercado ou a tecnologia do bitcoin. Estamos falando de fatos envolvendo grandes empresas, como Apple e BlackRock, regulamentação e política fiscal americana.

Nesta outra matéria, o Renan e o Victor Aguiar falam de uma empresa que está ganhando uma boa grana com bitcoin, e não porque investiu parte do seu caixa na criptomoeda, como algumas companhias fizeram.

Estou falando da fabricante de chips e placas de vídeo Nvidia, que tem entre seus clientes mineradores de criptomoedas. Afinal, os equipamentos utilizados para criar os bitcoins são bem reais e custam caro! Alguém precisa fornecê-los, certo? Recomendo muito a leitura!

UM CONVITE: Na reta final para a entrega da declaração de IR 2021, o Seu Dinheiro vai fazer a última live tira-dúvidas sobre imposto de renda nesta sexta-feira, 28 de maio, ao meio-dia. Responderemos às perguntas dos assinantes do Guia Definitivo do Imposto de Renda 2021, mas a transmissão será aberta para todos, lá no nosso canal do YouTube! Não perca!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MERCADOS

 A volta das aguardadas reformas administrativa e tributária às discussões políticas enviou ao mercado sinais de que o cenário fiscal brasileiro pode finalmente começar a melhorar. O Ibovespa reagiu com uma leve alta de 0,3% e continuou no patamar dos 124 mil pontos. Já a resposta do dólar foi uma queda de 1,09%. Veja o que mais influenciou o dia.

 Com fome de novos hospitais e aquisições, a Rede D’Or movimentou R$ 4,9 bilhões em uma nova oferta de ações. O Renato Carvalho te conta os detalhes da operação, que acontece menos de seis meses após o IPO da empresa.

EMPRESAS

 Quem também está atrás de recursos é a PetroRio. A empresa anunciou hoje que uma de suas controladas indiretas fará uma emissão de títulos de dívida de até US$ 500 milhões no mercado internacional. Saiba mais.

 A saída de José Olympio Pereira da presidência do Credit Suisse Brasil jogou gasolina nos rumores de que a filial estaria sendo vendida pelo banco suíço. Para abafar o incêndio, o CEO Global da companhia aproveitou uma visita ao Brasil para negar qualquer tipo de negociação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ECONOMIA

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que a reforma tributária só não saiu no ano passado por causa dos governadores. Já o ex-relator da proposta  declarou que o ministro não quer reformar, mas sim aumentar impostos com a volta da CPMF.

OPINIÃO

 Apesar de rechaçar o day trade, Rodolfo Amstalden, sócio fundador da Empiricus, indica que posicionamentos de curto prazo podem complementar estratégias mais longínquas. Na sua coluna de hoje, ele dá cinco dicas para o investidor extrair o máximo dessa combinação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje

17 de dezembro de 2025 - 8:38

Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar