🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Quer dar uma guinada na sua carreira? Leia “O que faz a diferença”

Escrito pela headhunter Fátima Zorzato, o livro mostra quais características são marcantes na trajetória profissional de pessoas bem-sucedidas

31 de outubro de 2021
8:00 - atualizado às 14:10
Executivos subindo escada como metáfora para trajetória de carreira
Imagem: Shutterstock

O que faz uma pessoa ter sucesso em sua carreira? A headhunter especializada em executivos de alto escalão, Fátima Zorzato, passou anos entrevistando mais de 60 profissionais, de diversas áreas, para tentar responder a esta pergunta. A resposta encontrada por ela rendeu um livro, lançado recentemente pela Editora Penguin: “O que faz a diferença: as características e oportunidades que criam o grande líder”, leitura essencial para quem quer dar uma guinada na carreira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As pessoas mais realizadas que eu conheci não são as que guardam energia para viver de maneira comedida mas aquelas que tomam iniciativas, saltam no escuro e assumem o compromisso de encontrar o seu lugar no mundo”, escreve Fátima Zorzato, no livro “O que faz a diferença”. 

Sua carreira pode ser mais parecida com a Jornada do Herói do que você imagina

Mesclando estudos na área de psicologia, desenvolvimento humano e até mesmo narrativa, as descobertas de Zorzato guardam certa semelhança com a Jornada de Herói. A jornada, proposta por Joseph Campbell e usada até hoje na contação de histórias, se baseia em 12 etapas que os “heróis” percorrem. Filmes como Star Wars e Harry Potter têm elementos dessa estrutura, que se provou uma verdadeira mão na roda para quem quer construir storytellings interessantes.

“Enxerguei nas idéias de Campbell um paralelo entre os heróis dos mitos, com seu chamado para a aventura, e os heróis da vida real, que constroem trajetórias profissionais de sucesso ao serem despertados por diferentes motivos”, escreve a headhunter. 

Assim como ocorre em narrativas mitológicas e cinematográficas, há momentos e decisões pontuais que podem mudar completamente o rumo da história, ou no caso, da carreira de um indivíduo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zorzato percebeu que existem três principais estímulos que podem ser definidores na trajetória profissional, como ela relata no livro: 

Leia Também

  • Atenção: observar motivações (internas) e oportunidades (externas), com foco naquilo que vai ao encontro de seus desejos, valores e habilidades. 
  • Conexão: olhar para o mundo e se relacionar com ele, selecionando as próprias preferências (seja por afinidade ou por negação) e se abrindo para aquilo que o novo pode lhe trazer. 
  • Ruptura: deixar a zona de conforto voluntária ou involuntariamente, em função de um trauma, como a doença ou a morte de alguém próximo. Nesses momentos, se a pessoa conseguir utilizar o trauma para se reinventar, pode haver um salto evolutivo.

Em entrevista ao podcast Resenha Empiricus, a autora também cita que a entrada de um mentor pode também influenciar na carreira, quando tal mentor enxerga um potencial que a própria pessoa ainda não tinha percebido. Novamente, há um paralelo com a jornada de Campbell, que cita como uma das etapas o “Encontro com o Mentor”. 

O episódio completo do Resenha Empiricus com Fátima Zorzato, comentando seu novo livro “O que faz a diferença”, pode ser ouvido no player abaixo ou na sua plataforma de podcasts de preferência:

https://open.spotify.com/episode/0GBQ5aeAzW79dBtiHYXa9S

“O que faz a diferença” traz histórias reais de pessoas que transformaram suas carreiras

No livro, que tem uma narrativa muito mais intuitiva do que propriamente acadêmica, Zorzato traz a história de pessoas reais, o que torna a leitura mais próxima do nosso universo. Uma das histórias é a de Rodrigo Pimentel, ex-integrante do BOPE que se tornou coprodutor do filme “Tropa de Elite”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de um desconforto que estava sentindo com a gestão do batalhão, Pimentel tomou a coragem de denunciar uma ação ruim de seus superiores. Ele deixou o BOPE e seguiu novos rumos profissionais: escreveu um livro, foi coprodutor do filme de José Padilha, tornou-se palestrante motivacional e uma figura nacionalmente conhecida. 

“A trajetória de Rodrigo Pimentel foi marcada por decisões tomadas após algum estímulo e mudanças de rota quando ela não fazia mais sentido, assim como constatei acontecer com a maioria das pessoas realizadas que conheci ao longo dos mais de 25 anos como headhunter de executivos. Ele fez escolhas prestando atenção ao que sentia, olhou ao redor, estabeleceu parcerias e, apesar dos riscos, aceitou sair de sua zona de conforto”, escreve a autora. 

Autoconhecimento é chave para o desenvolvimento profissional

O Google não tem respostas para qual deve ser o próximo passo da sua carreira. Por isso, o autoconhecimento se faz tão necessário quando chega o momento em que você precisa avaliar seus objetivos profissionais. 

No podcast Resenha Empiricus, a headhunter cita três perguntas essenciais que devem ser respondidas por todos aqueles que buscam um novo rumo profissional (dentro ou fora da área de atuação):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Como eu sou?
  • Que impacto eu causo no outro?
  • Como o outro me percebe?

“O meu desejo com este livro é ajudar os leitores a reconhecer os estímulos que aparecem ao longo de sua trajetória e as qualidades que devem cultivar no longo prazo, e a se colocarem ativos diante da vida, e não alheios às oportunidades de cada momento.” ‒ Trecho do livro “O que faz a diferença”. 

Conheça outros livros que podem transformar a sua vida profissional

Ler sobre a história profissional de pessoas de sucesso pode ser uma boa ideia para tentar captar insights para a sua própria vida e profissão. Um dos homens mais bem sucedidos do mundo é Warren Buffett, megainvestidor bilionário e fundador da gestora Berkshire Hathaway. Em sua biografia, “A Bola de Neve”, acompanhamos toda a sua trajetória, que é bem inspiradora, independente se o leitor tiver interesse em uma carreira no mercado financeiro ou não. 

O livro foi um dos enviados para os assinantes do Empiricus Books, clube de livros focado em negócios, empreendedorismo e finanças. A cada dois meses, os assinantes recebem um livro cuidadosamente selecionado pela equipe da Empiricus e um marcador de páginas personalizado.

Se você deseja receber livros inspiradores que podem transformar a sua carreira (e as suas finanças), fica aqui o convite para conhecer o Empiricus Books

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar