Enquanto a vida aos poucos vem voltando ao normal no Brasil, em grande parte graças ao avanço da vacinação, os temores relacionados à pandemia seguem assustando o mundo.
Hoje, a descoberta de uma nova cepa do coronavírus causador da covid-19 na África do Sul provoca uma maré vermelha nos mercados financeiros.
As bolsas de valores asiáticas fecharam em forte queda e os principais índices de ações da Europa acompanham o movimento.
Nos Estados Unidos, os índices futuros da bolsa de Nova York também registram recuo acentuado em um dia no qual haverá uma sessão mais curta em meio ao feriado de Ação de Graças no país.
A nova variante
A descoberta da nova variante do coronavírus foi anunciada hoje pelo ministro da saúde da África do Sul, Joe Phaahla.
Ele disse que os cientistas estão preocupados com a quantidade de mutações apresentada pelo organismo e com o aumento dramático nas infecções registradas no país nos últimos dias.
Em uma entrevista coletiva online, o ministro sul-africano disse que a variante, atualmente conhecida como B.1.1.529, também foi detectada em Botsuana e Hong Kong em viajantes que estiveram recentemente na África do Sul.
OMS chama reunião de emergência
O grupo de trabalho técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência para avaliar a variante.
“Tudo o que sabemos até agora é que o B.1.1.529 está fortemente mutado, então os mercados não estão correndo riscos desnecessários”, escreveu Jeffrey Halley, analista de mercado sênior da OANDA, em um relatório.
Depois de terem se estabilizado na faixa de 200 por dia, os novos casos de covid-19 na África do Sul saltaram para mais de 1.200 na quarta-feira e 2.465 ontem.
Cientistas e autoridades sanitárias temem que a nova variante escape às vacinas desenvolvidas até o momento.
O governo do Reino Unido e cinco países africanos já anunciaram restrições a voos vindos da África do Sul.
*Com informações do MarketWatch.