Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-25T17:39:16-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
de olho nos impostos

IFIX, índice de fundos imobiliários, cai mais de 3% com proposta de tributação de Guedes

Texto diz, entre outras coisas, que os rendimentos distribuídos pelos FII, hoje isentos de IR, passarão a ser tributados em 15%

25 de junho de 2021
14:32 - atualizado às 17:39
FII imobiliário mão casa moedas
Imagem: Shutterstock

O Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (IFIX) caiu mais de 3% nesta sexta-feira (25), após o governo entregar ao Congresso uma proposta de reforma nas regras do imposto de renda — a segunda etapa da reforma tributária.

Por volta das 16h, o índice operava em baixa de 2,11%, enquanto o Ibovespa recuava 2,15%, aos 126.734 pontos, também influenciado pela proposta do governo. Acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro nesta sexta.

O IFIX é o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários que têm cotas negociadas nos mercados de bolsa e balcão organizado da B3. Ele representa uma carteira teórica dos fundos mais negociados e de maior liquidez.

O indicador é afetado pela proposta apresentada pelo ministro Paulo Guedes e sua equipe por que o texto diz, entre outras coisas, que os fundos imobiliários passarão a ter sua distribuição de rendimentos tributada em 15%. Os ganhos com a venda de cotas na bolsa também passarão a ser tributados em 15%.

Hoje, a distribuição de rendimentos e amortizações é isenta e a venda de cotas é tributada em 20%. Veja nesta matéria os principais pontos da proposta.

A novidade impacta o índice que já não apresenta um desempenho espetacular no último ano, apesar das perspectivas de retomada do setor imobiliário.

Em 12 meses, o IFIX tem alta de apenas 4,54%, enquanto o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, acumula ganhos de cerca de 33%.

  • Você também pode ter acesso a esse e outros conteúdos exclusivos na nossa página do Instagram:
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

exchange de cripto na bolsa

Binance está “em rota” de fazer um IPO, segundo CEO da corretora

Para fazer um IPO mais tradicional, a Binande deve mexer significativamente nas bases da empresa. “Estamos montando essas estruturas”, disse ele

Questionário do bc

Banco Central publica questionário que servirá de base para próxima reunião do Copom

O BC também avisou que republicou o “Ranking de Reclamações de Bancos e Financeiras” referente ao segundo trimestre de 2021

Expandindo a carteira digital

De olho no open banking, PicPay compra Guiabolso e expande ainda mais a carteira

O PicPay comprou o Guiabolso e, com isso, tornou-se player relevante nas discussões de open banking, além de dar continuidade à expansão

Acordo fechado

Samarco e advogados entram em acordo para reduzir honorários em mais de 80%

Até então, uma decisão na justiça tornava a administração judicial do processo a mais cara da história

Cripto-Unicórnio

Plataforma de negociação de NFT é primeiro unicórnio do mundo cripto com US$ 1,5 bi em valor de mercado

Em meio ao crash do mercado, a negociação de NFTs esfriou significativamente, mas voltaram a subir nos últimos meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies