Menu
2020-06-01T07:13:09-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
conflito entre poderes

Ministro do STF compara Brasil à Alemanha de Hitler e diz que bolsonaristas querem ditadura

Em mensagem a ministros da corte, Celso de Melo diz que “é preciso resistir à destruição da ordem democrática”, segundo informações obtidas pela Folha de S. Paulo

31 de maio de 2020
13:13 - atualizado às 7:13
Celso de Melo
Imagem: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, comparou o momento vivido pelo Brasil com o da Alemanha à época de Adolf Hitler, em mensagem a ministros da corte, segundo a Folha de S. Paulo.

O decano do Supremo diz que que a intervenção militar, "como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas", nada mais é senão "a instauração, no Brasil, de uma desprezível e abjeta ditadura militar".

Celso de Mello afirma que, guardadas as proporções, "à semelhança do que à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) parece estar prestes a eclodir no Brasil". Ele defende que "é preciso resistir à destruição da ordem democrática

O ministro do STF é relator do inquérito que investiga as acusações de ex-ministro da Justiça Sergio Moro contra Bolsonaro. A operação apura tentativas do presidente de interferir politicamente na Polícia Federal.

Até a publicação desta nota, Bolsonaro e Celso de Melo não haviam comentado publicamente o assunto.

Protesto em frente ao STF

A divulgação da mensagem pelo jornal acontece após o grupo bolsonarista "300 pelo Brasil", liderado pela ativista Sara Winter, realizar um protesto em frente à sede do STF, em Brasília.

Na noite deste sábado (30), o grupo carregou tochas acesas, e algumas pessoas usavam máscaras de personagens de filmes de terror cobrindo todo o rosto. Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o Supremo e o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news.

O ato ocorre depois de Sara e empresários bolsonaristas terem sido alvo de mandados de busca e apreensão no âmbito da investigação que apura ameaças, ofensas e fake news contra ministros da Corte e seus familiares.

Integrantes do STF ouvidos reservadamente pelo Estadão/Broadcast apontaram semelhanças entre o protesto de Sara Winter e a manifestação de neonazistas e membros da Ku Klux Klan que ocorreu em 2017 na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos.

A "KKK" é organização racista dos Estados Unidos que prega a supremacia branca e já praticou inúmeros atos violentos contra negros.

A reportagem do Estadão procurou a Polícia Federal e o STF para comentar o protesto em Brasília, mas eles não se pronunciaram até a publicação deste texto. O Planalto informou que não vai comentar.

*Com Estadão Conteúdo, em atualização. Mais informações em instantes.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Batata quente

Petrobras eleva desinvestimentos para até US$ 35 bi com Marlim e gasodutos

Os gasodutos citados referem-se aos para escoamento de gás natural do pré-sal (Rotas 1, 2 e 3).

mundo em crise

Para FMI, zona do euro não deve retirar estímulos fiscais prematuramente

Kristalina Georgieva avalia que há incerteza no cenário econômico, com novas infecções de covid-19 atrapalhando a retomada

Mudou a data

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada com aeronautas

A antecipação foi aprovada pelos aeronautas, que votaram sobre o tema entre os dias 26 e 27 de novembro.

balanço pós-vendas

Via Varejo, Magazine Luiza e Mercado Livre celebram Black Friday — mas à sua maneira

Empresas usam parâmetros próprios para reportar aumento nas vendas; papéis caem com desempenho do setor no piso das estimativas

Cuidado com a água

Apple é multada por propaganda enganosa sobre função de iPhone

De acordo com a agência italiana, a resistência a água é apenas verdadeira em condições controladas de laboratório.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies