A fabricante de medicamentos Hypera anunciou nesta terça-feira (23) que vai pagar R$ 185,495 milhões em juros sobre capital próprio (JCP) - R$ 0,29349 por ação.
A operação será feita ao longo de 2021 com base na posição acionária de 26 de junho deste ano. As ações de emissão da companhia serão negociadas 'ex-juros sobre capital próprio' a partir de 29 de junho de 2020, diz a empresa.
Segundo a companhia, o valor será imputado ao montante total de dividendos que vier a ser declarado pelos acionistas da Hypera para o exercício social de 2020, na forma da legislação e da regulamentação aplicáveis.
O pagamento de juros sobre capital próprio é uma forma de distribuir lucros, mas beneficiando a empresa. Enquanto acionistas são tributados na fonte a uma alíquota de 15%, para a companhia o provento é considerado apenas uma despesa financeira - o que reduz a base tributária.
Ainda segundo a Hypera, o pagamento de juros sobre capital próprio será feito da seguinte forma:
- Aos acionistas com cadastro atualizado junto ao Banco Bradesco S.A., mediante disponibilização, a partir da data do pagamento, em seus domicílios bancários, tais como fornecidos à instituição depositária;
- Aos acionistas usuários das custódias fiduciárias, mediante crédito conforme procedimentos adotados pelas Bolsas de Valores;
- Aos acionistas que mantiverem suas ações em custódia na Central Depositária da B3, por meio das respectivas corretoras depositantes;
- Aos acionistas que não estiverem com cadastro atualizado, mediante comparecimento a uma das agências do Banco Bradesco para regularizar seus cadastros e receber o valor a que fizerem jus.