Menu
2020-03-18T12:07:56-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.
XP x BTG

Cade arquiva denúncia do BTG Pactual contra XP

Condutas da XP relatadas em denúncia do BTG não caracterizaram descumprimento de acordo, decidiu o órgão

18 de março de 2020
12:07
XP e BTG disputam mercado de plataformas de investimento
XP e BTG disputam mercado de plataformas de investimento - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu arquivar denúncias de supostas práticas anticompetitivas por parte da XP Investimentos, segundo nota do órgão. Uma dessas denúncias havia sido realizada pelo banco BTG Pactual.

As denúncias foram analisadas tendo em vista o Acordo em Controle de Concentrações (ACC) firmado entre a XP e o Cade, celebrado em 2018 para aprovar o ato de concentração pelo qual o Itaú adquiriu fatia da corretora

Não foram verificadas que as eventuais condutas cometidas pela XP e mencionadas nas denúncias caracterizaram exigência de exclusividade ou ocorrência de fechamento de mercado que possa apontar problema concorrencial ou ou ofensa ao acordo, disse o Cade.

O monitoramento do ACC firmado com a XP continuará sendo realizado pelo Cade até 2023, quando acordo for concluído, informou o órgão.

Precedentes

A disputa entre BTG e XP se estende desde 2018 e se dá em torno da figura do agente autônomo de investimentos, responsável por apresentar aos clientes as opções de aplicação disponíveis.

Em dezembro daquele ano, a corretora ganhou na Justiça uma liminar favorável que impedia a migração desses agentes para o banco. No processo, alegava que a estratégia do BTG para atrai-los incluía a troca de informações confidenciais dos clientes.

Em janeiro de 2019, a decisão foi mantida, mas sem reconhecer o acesso do banco aos dados sigilosos. Ainda assim, como resposta, o BTG entrou com um agravo contra a liminar e levou o assunto para o Cade.

Dois meses depois, o banco também denunciou a XP na Justiça, exigindo dela a indenização por danos morais no valor de R$ 50 milhões. Na época, o banco lançou campanhas online para chamar a atenção dos agentes em que sugeria uma melhor remuneração para a categoria.

Em abril, o BTG conseguiu derrubar a liminar. Na prática, permitiu a migração dos agentes e que estes informassem ao BTG o total de recursos e o número de clientes aos quais prestam assessoria financeira, sem revelar o quanto nem que tipo de investimento cada um deles possui.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

O melhor do Seu Dinheiro

Lições de investimentos do Professor Polvo, balanços e outros destaques do dia

O cineasta Craig Foster teve uma ideia inusitada. Mergulhar todos os dias para acompanhar a vida de um polvo em uma floresta aquática de algas no litoral da África do Sul. Você pode conferir o resultado dessa aproximação que rendeu uma comovente “amizade” no documentário Professor Polvo, o vencedor do Oscar deste ano, que está disponível […]

Payroll

Payroll indica emprego mais fraco que o esperado nos EUA e reduz pressão por alta de juros

O relatório de emprego (payroll) mostrou a geração de 266 mil novos postos de trabalho em abril, bem abaixo da expectativa de 1 milhão do mercado

NA CARA DO GOL

Ibovespa tem nova chance de voltar aos 120 mil pontos; será que agora vai?

Enquanto agenda de balanços perde força, investidores voltam suas atenções para o payroll, o IGP-DI e as vendas no varejo

IR 2021

Imposto de Renda: Qual CNPJ informar para declaração de fundos imobiliários?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

pandemia

Covid-19: Brasil tem mais de 15 milhões de casos acumulados

Total de vidas perdidas para a pandemia subiu para 416.949, segundo o Ministério da Saúde

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies