Menu
2019-03-29T15:37:42-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Plataformas de investimentos

BTG Pactual contra-ataca e decide processar XP Investimentos na disputa por agentes autônomos

Impedido pela Justiça de abordar profissionais da concorrente, banco processa corretora em ação de pelo menos R$ 50 milhões e lança campanha com vídeos online para atrair escritórios dos concorrentes

29 de março de 2019
15:32 - atualizado às 15:37
Vídeo do BTG divulgado online para atrair agentes autônomos
BTG usa formigas em campanha divulgada online para atrair agentes autônomos -

Enquanto tenta derrubar a liminar da Justiça que o impediu de abordar agentes autônomos vinculados à XP Investimentos, o BTG Pactual decidiu contra-atacar. O banco entrou com a chamada reconvenção, que no jargão jurídico acontece quando o réu de uma ação decide contestar o autor do processo. O valor indicado da causa é de pelo menos R$ 50 milhões.

Na ação, o BTG pede indenização por danos morais ao alegar que foi prejudicado e perdeu negócios após o processo movido pela XP, segundo uma fonte com quem eu conversei. Eu procurei o banco e a corretora, mas nenhum dos dois comentou o assunto até o momento.

A disputa nos tribunais entre a XP e o BTG começou em dezembro passado, quando a corretora processou o banco sob a alegação de que a estratégia do BTG para atrair os agentes autônomos inclui a troca de informações confidenciais dos clientes.

A XP também alega que o banco usou dados confidenciais da corretora no desenvolvimento de sua plataforma de investimentos BTG Pactual Digital. O acesso a essas informações teria ocorrido na época em que a corretora preparava a abertura de capital.

O BTG nega a prática e entrou em janeiro com um agravo no Tribunal de Justiça para tentar derrubar a liminar, mas o recurso ainda não foi julgado.

Em outra frente, o banco denunciou a XP no Cade, órgão de defesa da concorrência, por um suposto descumprimento do acordo firmado para aprovar a venda de 49,9% do capital para o Itaú Unibanco. Mais especificamente, o compromisso da corretora de não firmar contratos de exclusividade com escritórios de agentes autônomos.

Por que tanta briga?

O crescimento da XP, líder do mercado de plataformas de investimento, se baseou principalmente na figura do agente autônomo de investimento (AAI).

Esse profissional é responsável por apresentar aos clientes as opções de aplicação disponíveis, de forma semelhante ao gerente de banco. Ou seja, embora o cliente mantenha a conta na corretora, boa parte da relação se dá com o agente autônomo. A estimativa é que mais de 80% dos escritórios de agentes autônomos do mercado sejam vinculados à XP.

De olho nesse filão, o BTG passou a oferecer uma série de vantagens aos escritórios que migrarem para a plataforma do banco, o que levou a XP a ingressar na Justiça para impedir a abordagem.

Formigas

Embora impeça o banco de abordar os agentes autônomos da XP, a liminar não proíbe os escritórios de procurarem voluntariamente o BTG, caso queiram se desligar da corretora.

Enquanto briga na Justiça, o banco busca outras formas de tentar atrair os agentes autônomos para sua plataforma, incluindo o lançamento de campanhas online. No vídeo abaixo, por exemplo, compara o trabalho dos agentes autônomos vinculados a outras corretoras ao de formigas, que trabalham muito mas não são devidamente remunerados.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Negócio fechado

Petrobras assina venda de sua fatia de 50% no campo terrestre de Rabo Branco

O campo teve produção média em 2020 de 131 barris de petróleo por dia (bpd).

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Fundo Verde e a tragédia grega do Brasil

Ao despertar a fúria de Zeus por ter entregue o fogo do Olimpo aos mortais, Prometeu foi acorrentado e punido: durante o dia, uma águia devorava seu fígado; durante a noite, o órgão se regenerava — um ciclo de tormento eterno. Tragédias gregas, infelizmente, costumam ser úteis ao falarmos sobre o Brasil. Reformas econômicas demandam […]

FECHAMENTO

Commodities amenizam a queda da bolsa, mas exterior negativo e nova crise em Brasília falam mais alto

As commodities mais uma vez tentaram salvar a bolsa brasileira de um dia no vermelho, mas o exterior negativo e a cautela em Brasília falaram mais alto

Presidente otimista

EUA devem ter retomada econômica mais rápida em quase 40 anos, diz Biden

Segundo o democrata, o foco de seu governo se manterá em criar empregos e combater a pandemia de covid-19

Gestão na crise

Brasil vive uma espécie trágica de dia da marmota, diz Verde Asset

Navegar os mercados locais vem sendo uma odisseia extremamente complexa e nada indica que vai melhorar, diz a gestora de Luis Stuhlberger

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies