Menu
2019-03-29T15:37:42-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Plataformas de investimentos

BTG Pactual contra-ataca e decide processar XP Investimentos na disputa por agentes autônomos

Impedido pela Justiça de abordar profissionais da concorrente, banco processa corretora em ação de pelo menos R$ 50 milhões e lança campanha com vídeos online para atrair escritórios dos concorrentes

29 de março de 2019
15:32 - atualizado às 15:37
Vídeo do BTG divulgado online para atrair agentes autônomos
BTG usa formigas em campanha divulgada online para atrair agentes autônomos -

Enquanto tenta derrubar a liminar da Justiça que o impediu de abordar agentes autônomos vinculados à XP Investimentos, o BTG Pactual decidiu contra-atacar. O banco entrou com a chamada reconvenção, que no jargão jurídico acontece quando o réu de uma ação decide contestar o autor do processo. O valor indicado da causa é de pelo menos R$ 50 milhões.

Na ação, o BTG pede indenização por danos morais ao alegar que foi prejudicado e perdeu negócios após o processo movido pela XP, segundo uma fonte com quem eu conversei. Eu procurei o banco e a corretora, mas nenhum dos dois comentou o assunto até o momento.

A disputa nos tribunais entre a XP e o BTG começou em dezembro passado, quando a corretora processou o banco sob a alegação de que a estratégia do BTG para atrair os agentes autônomos inclui a troca de informações confidenciais dos clientes.

A XP também alega que o banco usou dados confidenciais da corretora no desenvolvimento de sua plataforma de investimentos BTG Pactual Digital. O acesso a essas informações teria ocorrido na época em que a corretora preparava a abertura de capital.

O BTG nega a prática e entrou em janeiro com um agravo no Tribunal de Justiça para tentar derrubar a liminar, mas o recurso ainda não foi julgado.

Em outra frente, o banco denunciou a XP no Cade, órgão de defesa da concorrência, por um suposto descumprimento do acordo firmado para aprovar a venda de 49,9% do capital para o Itaú Unibanco. Mais especificamente, o compromisso da corretora de não firmar contratos de exclusividade com escritórios de agentes autônomos.

Por que tanta briga?

O crescimento da XP, líder do mercado de plataformas de investimento, se baseou principalmente na figura do agente autônomo de investimento (AAI).

Esse profissional é responsável por apresentar aos clientes as opções de aplicação disponíveis, de forma semelhante ao gerente de banco. Ou seja, embora o cliente mantenha a conta na corretora, boa parte da relação se dá com o agente autônomo. A estimativa é que mais de 80% dos escritórios de agentes autônomos do mercado sejam vinculados à XP.

De olho nesse filão, o BTG passou a oferecer uma série de vantagens aos escritórios que migrarem para a plataforma do banco, o que levou a XP a ingressar na Justiça para impedir a abordagem.

Formigas

Embora impeça o banco de abordar os agentes autônomos da XP, a liminar não proíbe os escritórios de procurarem voluntariamente o BTG, caso queiram se desligar da corretora.

Enquanto briga na Justiça, o banco busca outras formas de tentar atrair os agentes autônomos para sua plataforma, incluindo o lançamento de campanhas online. No vídeo abaixo, por exemplo, compara o trabalho dos agentes autônomos vinculados a outras corretoras ao de formigas, que trabalham muito mas não são devidamente remunerados.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

15 notícias para você começar o dia bem informado

O mês de março foi um banho de sangue nos mercados. Todo mundo que investe além da renda fixa perdeu dinheiro… só que não. Um levantamento feito a pedido do Seu Dinheiro mostra que 83 fundos multimercados ficaram no azul em março, enquanto o segmento teve uma queda média de 6,24%. O destaque de hoje […]

de olho no indicador

Vendas no varejo crescem 1,2% em fevereiro, diz IBGE

Houve aumento de 4,7% na comparação com fevereiro de 2019, puxado por atividades como hipermercados, móveis e eletrodomésticos e artigos de uso pessoal

cenário de crise

Embraer deve cortar salários e jornadas

Proposta apresentada pela empresa aos funcionários, na segunda-feira, 6, segundo o sindicato da categoria

Crise diplomática

Líderes do agronegócio pedem cautela no tratamento com a China

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli se disse preocupado. “Não devemos insultar ninguém. E não podemos misturar comércio com política, precisamos de uma posição mais sadia, mais madura.”

balanço

Reservas internacionais da China atingem em março menor nível em 17 meses

Órgão regulador de câmbio da China atribuiu o recuo à forte valorização do dólar em março e a ajustes nos preços de outros ativo

Esquenta dos mercados

Desaceleração do coronavírus nos EUA e Europa traz bom humor aos negócios

Enquanto o número de casos desacelera no exterior, no Brasil os investidores ficam atentos aos números do Varejo de fevereiro e na manutenção do ministro da Saúde no cargo

alívio da ásia

Pela 1ª vez desde janeiro, China não registra mortes por covid-19

Foram notificados nesta terça-feira 32 novos casos, todos importados; número total de infectados baixou para 1.242, ontem eram 1.299

acima das estimativas de analistas

Samsung projeta alta de 2,7% no lucro do 1º trimestre

Segundo os especialistas, a mudança global para o trabalho remoto elevou a demanda por chips de memória fabricados pela Samsung que alimentam datacenters e computação em nuvem

fica no cargo

Mandetta diz que fica no cargo e pede ‘paz’ para continuar trabalho

Segundo o ministro, uma reunião desta segunda-feira com o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros trouxe mais “união” ao governo

na próxima semana

Senado adia votação da PEC do Orçamento de Guerra para dia 13

Texto sofre resistência por parte de alguns parlamentares e não houve acordo entre os líderes

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements