O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-01-21T19:47:56-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Para ler hoje e daqui a dez anos

21 de janeiro de 2020
19:47
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Enoch Soames é um escritor frustrado que deseja saber se terá a obra reconhecida na posteridade. Depois de fazer um pacto com o diabo, ele viaja 100 anos no futuro e descobre que a única referência sobre ele está justamente na história que estamos lendo.

Assim como o personagem do conto escrito pelo britânico Max Beerbohm, todos nós idealizamos um futuro melhor (de preferência enquanto ainda vivos). Mas poucos se preocupam com o que estão fazendo hoje para construí-lo.

Então eu proponho um desafio para você: guarde esta mensagem e volte a lê-la daqui a dez anos. Afinal, investir é uma forma de pensar no futuro. Quando poupamos uma parte do dinheiro que recebemos, temos um objetivo em mente: viagem, casamento, faculdade, casa própria…

De uns anos para cá, uma nova filosofia vem ganhando espaço: investir para não ter mais que se preocupar com dinheiro. Ou seja, constituir um patrimônio capaz de garantir uma aposentadoria confortável, o mais rápido possível e sem depender do governo.

Desde que começamos a publicar uma série de artigos sobre o tema, recebemos muitas mensagens de leitores interessados em alcançar a tão desejada liberdade financeira.

Foi por isso que a Marina Gazzoni estipulou uma meta para ela própria: ajudar você a traçar esse caminho. Vale muito a pena você conhecer a mais nova e importante iniciativa do Seu Dinheiro.

Um vírus no radar 

De olho na escalada do noticiário referente a uma doença misteriosa que causou seis mortes na China e deixou de ser um problema isolado, as bolsas mundo afora adotaram um tom mais defensivo. O Ibovespa seguiu o movimento do exterior e permaneceu o dia todo no vermelho. Já o dólar subiu e voltou ao patamar de R$ 4,20. Veja tudo o que mexeu com os mercados com o Victor Aguiar.

Gosto amargo

As ações da varejista Hering despencaram mais de 12% hoje na bolsa depois de anunciar números operacionais decepcionantes no quarto trimestre de 2019. Os dados deixaram um gosto amargo na boca do mercado, que vinha dando voto de confiança à empresa, que ingressou recentemente na carteira do Ibovespa.

Com que tele eu vou?

As ações de Tim, Vivo e Oi devem ter um desempenho diferente entre si neste ano, na avaliação dos analistas do Credit Suisse. O banco divulgou um relatório com recomendações para cada uma das teles e estabeleceu um potencial de valorização. Saiba o que pode acontecer com os papéis do setor. 

“Buy and hold”

Uma ação para "comprar e manter", o conhecido "buy and hold" no jargão financeiro. Essa é a recomendação do BTG Pactual para os papéis da seguradora SulAmérica, que vendeu seu negócio de automóveis e agora concentra suas atividades na área de saúde. Saiba por que os analistas do banco veem essas ações dessa forma.

Mais abertura

De olho em ampliar a competição, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o país vai admitir que empresas de fora participem de todos os processos de compras que o governo brasileiro fizer. Confira os detalhes do anúncio feito no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Uma ótima noite para você!

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

O melhor do Seu Dinheiro

Mais um alarme de preço baixo, Tesla em queda, bear market do bitcoin, novo fundo do Itaú e outras notícias que mexem com o seu bolso

Apesar de resultados sólidos no quarto trimestre, papéis de construtoras seguem em queda. Confira se é hora de comprar ações do setor e quais informações você precisa levar em conta antes de decidir

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas no exterior tentam se recuperar da queda após decisão do Fed e Ibovespa busca manter ritmo de alta mesmo com risco fiscal no radar

Depois de tocar os 112 mil pontos ontem (26), a bolsa brasileira precisa enfrentar o ajuste de carteiras ao novo cenário de juros altos

Exclusivo

Na “caça aos unicórnios”, Itaú lança fundo para aplicar em gestores de investimentos alternativos

O banco acaba de abrir para captação o Polaris, fundo com objetivo de retorno de até 25% ao ano e foco em investimentos que vão bem além do “combo” tradicional de bolsa, dólar e juros

CONSTRUTORAS COM DESCONTO

Vendas de imóveis em alta, ações em baixa. A queda das incorporadoras abriu uma oportunidade de compra na bolsa?

Os resultados do quarto trimestre mostram que as empresas do setor entregaram desempenhos sólidos, mas as ações caminham na direção contrária

COMPRA PROGRAMADA

‘Vale Gás’: Ultragaz cria cartão que permite ‘congelar’ o preço e parcelar a compra do gás de cozinha

O GLP é um dos derivados de petróleo afetado pela alta do dólar frente ao real e pela valorização da commodity no mercado internacional