Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) decidiram nesta quinta-feira, 5, manter a taxa dos Fed funds na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, conforme esperado por analistas consultados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A decisão foi por unanimidade.
Leia também:
- CONVITE: Experimente o Seu Dinheiro Premium por 30 dias sem compromisso e acesse as melhores dicas de investimento
- Ibovespa dispara 3%, após decisão do Fed e em meio à expectativa de vitória de Biden; dólar cai forte
- Bitcoin passa de 15 mil dólares e bate recorde histórico em reais
O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,10%.
Fed vê nível econômico 'bem abaixo' do início do ano
Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afirmaram na sua decisão de política monetária, divulgada nesta quinta, que estão comprometidos com todas a gama de "ferramentas necessárias" para apoiar a economia. No documento, os dirigentes reafirmam seu compromisso com as metas de máximo emprego e estabilidade nos preços.
Segundo o comunicado, a atividade e o emprego nos Estados Unidos seguem "bem abaixo" dos níveis do começo do ano, ainda que continuem a se recuperar. A pandemia tem causado "enormes dificuldades humanas e econômicas", segundo os integrantes do comitê.
Os dirigentes enfatizam que a trajetória econômica no país dependerá do curso do vírus, e que a crise da saúde impõe "riscos consideráveis" para a perspectiva econômica no médio prazo.
Na avaliação, consta ainda que as condições financeiras continuam acomodatícias nos EUA, em parte como reflexo de medidas "políticas para apoiar a economia e o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA". Acompanhe a cobertura completa de mercados do Seu Dinheiro.
*Com informações do Estadão Conteúdo