Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-05-22T09:58:01-03:00
Estadão Conteúdo
ECONOMIA INTERNACIONAL

BCE sinaliza que pode ajustar instrumentos de política monetária em junho

Na ata, publicada nesta sexta-feira, o BCE diz haver sinais de que o Programa de Compras de Emergência na Pandemia se estabeleceu como uma “importante âncora” de estabilidade para o euro e para os mercados de bônus soberanos da zona do euro.

22 de maio de 2020
9:57 - atualizado às 9:58
europa zona do euro banco central europeu
Imagem: Shutterstock

O Banco Central Europeu (BCE) precisa estar pronto para ajustar seu Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) e outros instrumentos de política monetária, em sua reunião de junho, em meio aos efeitos da pandemia de coronavírus, segundo ata do último encontro do BCE, ocorrido em 30 de abril.

Na ocasião, o BCE manteve o tamanho do PEPP em 750 bilhões de euros e deixou inalteradas também as demais configurações de sua política monetária, após lançar nas semanas anteriores agressivas medidas em reação à disseminação da covid-19 pela Europa.

Na ata, publicada nesta sexta-feira, o BCE diz haver sinais de que o PEPP se estabeleceu como uma "importante âncora" de estabilidade para o euro e para os mercados de bônus soberanos da zona do euro.

Ainda no documento, o BCE avalia que suas medidas de política fiscal têm fornecido acomodação monetária "vigorosa, mas ressaltou que a política fiscal também é necessária para desempenhar um "papel essencial" na solução de problemas relacionados à crise do coronavírus.

Na reunião do mês passado, dirigentes do BCE demonstraram preocupação com o fato de que cenários econômicos traçados pela própria instituição estão se tornando rapidamente datados, diante da "evolução das condições", diz a ata. Dos três possíveis cenários apresentados, o "suave" foi considerado muito otimista", afirma o documento.

O BCE também acredita, segundo a ata, que uma recuperação econômica em "forma de V" provavelmente pode ser descartada, uma vez que a demanda só deverá se recuperar gradualmente.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

O futuro está no céu

A acirrada corrida pelo ‘carro voador’

Além de chamar a atenção no mercado de capitais, as startups de “carros voadores” estão atraindo talentos e parceiros de setores mais tradicionais da economia

XP anuncia investimento na edtech Resilia

A Resilia é uma edtech que combina tecnologias que potencializam o aprendizado individualizado e em comunidade com um método de ensino que capacita potenciais talentos de uma forma mais rápida para o mercado digital

Análise

Investir em ações de banco ainda é uma boa? Veja 3 motivos que deixam a XP Investimentos cautelosa

Se no ano passado a postura era otimista, agora os analistas do setor financeiro da XP estão mais cautelosos, já que o cenário é de preços elevados dos ativos e uma concorrência e intervenções regulatórias preocupantes.

REFORMA TRIBUTÁRIA

PIB pode crescer 1,6% com redução de IR para empresas, indica estudo

O cálculo de 20% teve como base comportamento das empresas depois de um dos maiores aumentos na alíquota do imposto sobre dividendos no mundo – na França, em 2013, de 15,5% para 46%

ESG

‘Equidade racial se tornou prioridade dentro da Vivo’, diz presidente

Dentro da extensa agenda ESG, que concentra ações ambientais, sociais e de governança, a Vivo aposta na equidade racial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies