Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-12-02T20:00:21-03:00
seu dinheiro na sua noite

Uma previsão (conservadora) para a bolsa em 2021

2 de dezembro de 2020
20:00
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Depois de tudo que passamos em 2020 (e o ano ainda não acabou), eu admiro a coragem de quem se arrisca a fazer previsões para o desempenho dos investimentos.

As estimativas podem parecer mero chute — e às vezes são mesmo — mas no geral têm fundamento.

Com algum trabalho, é possível calcular o fluxo de caixa descontado de cada uma das empresas do Ibovespa e chegar a um número que seria o justo para o principal índice da bolsa.

Os especialistas também gostam de fazer a análise de múltiplos, como a relação entre o preço das ações e o lucro projetado para indicar o potencial de alta (ou de baixa).

O problema é que a bolsa não varia apenas com base na perspectiva de resultados das companhias. Em momentos de maior euforia, os investidores aceitam pagar mais caro pelas ações — e vice-versa.

Além do mais, nenhum modelo é capaz de prever eventos que extrapolam os balanços, como a paralisação da economia global provocada pela pandemia de um novo tipo de coronavírus.

Diante de todas as incertezas que ainda estão no radar, o Bank of America (BofA) divulgou uma projeção para a bolsa brasileira em 2021 que o próprio banco classificou como conservadora.

Mesmo sob essa ótica mais cautelosa, a expectativa é de uma alta de 18% para o Ibovespa, que pode encerrar o ano que vem na marca inédita de 130 mil pontos.

O Ivan Ryngelblum participou hoje de um encontro virtual do BofA com jornalistas e conta para você quais são as principais apostas do banco na bolsa em 2021.

MERCADOS

 O Ibovespa até conseguiu romper os 112 mil pontos hoje, mas foi um ímpeto que não se manteve. Ainda assim, o índice fechou em alta de 0,43%, puxado pelas ações da Petrobras. Veja tudo que mexeu com os mercados.

ECONOMIA

 As privatizações dos Correios e da Eletrobras vão acontecer no quarto trimestre… de 2021. Essa pelo menos é a expectativa do governo, que pretende vender para a iniciativa privada um total de oito empresas. Saiba quais são as outras candidatas

 Em mais um sinal de retomada da economia, as vendas de veículos novos subiram 4,6% em novembro na comparação com o mês anterior, segundo a Fenabrave. Foram 225 mil unidades emplacadas, número ainda abaixo do mesmo período do ano passado.

 A produção industrial brasileira registrou crescimento de 1,1% em outubro, mantendo o ritmo dos últimos cinco meses, de acordo com o IBGE. Com o resultado, a indústria elimina a retração acumulada nos meses de março e abril.

EMPRESAS

 Um crowdfunding bilionário. O C6 Bank recebeu um aporte de capital de R$ 1,3 bilhão em uma rodada de captação fechada com 40 investidores. O banco digital criado por ex-sócios do BTG Pactual foi avaliado em R$ 11,3 bilhões na operação.

 A Vale destoou da alta da bolsa depois de anunciar uma redução na sua projeção para a produção de minério de ferro em 2020. Confira as estimativas divulgadas pela mineradora antes de um evento com investidores e analistas.

 A Qualicorp fechou um acordo para encerrar definitivamente as relações societárias com o fundador José Seripieri Filho, o Júnior. O acerto prevê a extensão, por mais dois anos, da obrigação de não competição de Júnior com a empresa.

ANÁLISE

 Poucos dias fazem toda a diferença quando se fala de investimentos — e 2020 já nos provou que não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Na coluna de hoje, o Felipe Miranda faz uma análise completa do que você deve ficar atento antes do apagar das luzes do ano. Vale a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

O melhor do Seu Dinheiro

A Pedra Filosofal do mercado financeiro e mais destaques da noite

O minério de ferro converteu-se na pedra filosofal dos mercados: tudo o que toca, vira ouro — como as ações da Vale e das siderúrgicas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mercado Financeiro e a Pedra Filosofal

De certa maneira, o mercado financeiro está cheio de alquimistas: tentam transformar dinheiro em mais dinheiro. Ações, câmbio, títulos de renda fixa, fundos imobiliários — no fim, o objetivo dos investidores é multiplicar o patrimônio. O problema é que não há fórmula mágica. Nem sempre as poções funcionam; na verdade, é relativamente comum que o […]

FECHAMENTO

Commodities dão força extra e bolsa fecha o dia em alta firme enquanto NY fica no vermelho

Com o exterior negativo, restou ao setor de commodities e energia salvar o Ibovespa da cautela. O dólar à vista aproveitou e teve um dia de leve queda

Oferta de ações

Softbank deve participar do IPO da Dotz, dizem fontes

Mesmo com a participação do fundo japonês e da presença de dois investidores-âncora, a demanda pelas ações da Dotz no IPO ainda está apertada, segundo fontes

Alta nos preços chama atenção

Governo Biden ‘leva possibilidade de inflação muito a sério’, diz Casa Branca

A porta-voz do governo reforçou, no entanto, que a maioria dos analistas econômicos avalia que haverá um avanço temporário dos preços no país

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies