Menu
Marina Gazzoni
O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
2020-03-13T10:17:42-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

15 notícias para você começar o dia bem informado

13 de março de 2020
10:15 - atualizado às 10:17
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Parece que o vilão de “Sexta-Feira 13” chegou adiantado. A semana foi de banho de sangue nos mercados, com perdas acima de 25% até quinta. Hoje, no entanto, os investidores estão animados e o pré-mercado aponta para um dia de recuperação.

A equipe do Seu Dinheiro está se desdobrando para acompanhar o noticiário e mostrar para você o que os principais agentes do mercado estão fazendo e como se preparar.

Nesta semana estreamos nosso canal do Telegram para ter um contato ainda maior com os nossos leitores neste momento. Estamos enviando áudios com comentários rápidos e notícias em tempo real neste espaço. É um benefício exclusivo para os leitores Premium. Fica aqui o convite para você entrar

O que você precisa saber hoje:

MERCADOS

O Ibovespa derreteu 14,78% ontem, a 72.582,53 pontos - o terceiro pior pregão da bolsa brasileira desde o início do plano Real. O dólar à vista avançou 1,41%, aos R$ 4,7891, depois de bater R$ 5,0 na abertura. 

 O que mexe com os mercados hoje? As bolsas asiáticas seguiram a tendência vista durante o dia e fecharam em baixa. Durante a madrugada os índices futuros americanos passaram a operar em forte alta e a abertura do pregão europeu também devolve parte das perdas do dia anterior. O principal ETF de ações brasileiras negociado em Nova York sobe mais de 8% na pré-abertura, anunciando um dia que também deve ser de recuperação por aqui.

INVESTIMENTOS

As taxas dos títulos públicos prefixados e atrelados à inflação deram um salto ontem. Mas devido à alta volatilidade do mercado de juros, o investidor pessoa física não conseguiu comprar títulos com taxas mais atrativas no Tesouro Direto. 

A parada técnica de ontem mostra que o Tesouro Direto falou como reserva de emergência. Quem precisou do dinheiro, não conseguiu sacar. E quem tem os fundos Tesouro Selic de taxa zero? E o dinheiro da NuConta? A Julia Wiltgen mostra o que aconteceu com esses recursos na hora do pânico. 

 A gestora Alaska, do lendário investidor Luiz Alves, zerou as posições em câmbio e juros do seu fundo multimercado Alaska Black BDR

EMPRESAS 

As gigantes do varejo apostam em estratégia de crescimento similar à do coronavírus. A tese é do nosso colunista Ruy Hungria, que faz uma análise da atuação de empresas como Amazon, Magazine Luiza e Lojas Americanas. 

A mineradora Vale pode suspender operações por causa do coronavírus. A companhia diz que ainda não sofreu impacto material ou teve qualquer funcionário infectado com a doença. 

 A forte desvalorização da bolsa já faz empresas recomprarem as próprias ações.

ECONOMIA 

 O BC deve cortar Selic em 0,5 ponto com efeito do coronavírus na economia. É o que diz o ex-diretor de política monetária da autarquia, Luiz Fernando Figueiredo. Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, o também sócio-fundador da Mauá Capital diz que a taxa básica de juros pode chegar a 3% ao ano. 

O BC do Japão prometeu usar todo seu arsenal para dar liquidez a empresas financeiras, em reação ao coronavírus. 

O governo anunciou medidas para injetar fôlego na economia em um momento de avanço do coronavírus. A primeira parcela do 13º de aposentados do INSS será antecipada e uma nova rodada de saques do FGTS está em avaliação.

 Não há espaço para reduzir tributos como resposta ao coronavírus, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida. Ele destacou que o País já terá uma situação difícil diante de um menor crescimento do PIB e queda dos preços do petróleo. 

 Por causa do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro recomendou que militantes repensem a ida às manifestações previstas para o próximo domingo. Ele fez uma live para comentar o avanço da doença. 

IMPOSTO DE RENDA 

 Você pode deduzir alguns de seus gastos no Imposto de Renda. Você conhece todos eles? Nesta reportagem, a Jasmine Olga explica como reduzir o imposto a pagar. E para quem busca todas as orientações para a declaração, fica o convite para conhecer o Guia Definitivo do Imposto de Renda feito pelo Seu Dinheiro

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

alívio da ásia

Pela 1ª vez desde janeiro, China não registra mortes por covid-19

Foram notificados nesta terça-feira 32 novos casos, todos importados; número total de infectados baixou para 1.242, ontem eram 1.299

acima das estimativas de analistas

Samsung projeta alta de 2,7% no lucro do 1º trimestre

Segundo os especialistas, a mudança global para o trabalho remoto elevou a demanda por chips de memória fabricados pela Samsung que alimentam datacenters e computação em nuvem

fica no cargo

Mandetta diz que fica no cargo e pede ‘paz’ para continuar trabalho

Segundo o ministro, uma reunião desta segunda-feira com o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros trouxe mais “união” ao governo

na próxima semana

Senado adia votação da PEC do Orçamento de Guerra para dia 13

Texto sofre resistência por parte de alguns parlamentares e não houve acordo entre os líderes

Ganhando na contramão

Juros, dólar e investimento no exterior: os fundos multimercados que bateram o CDI em março

Um levantamento da consultoria Quantum feito a pedido do Seu Dinheiro mostra que 83 fundos conseguiram superar no mês passado o retorno de 0,34% do CDI, indicador de referência. Saiba como os gestores ganharam dinheiro no meio do furacão

C’est une révolte? Non, Sire, c’est une révolution: A melhor forma de se ter caixa

Como fica seu patrimônio diante de um aprofundamento de um quadro mais negativo? Se a situação mudou, como de fato aconteceu, as nossas carteiras devem mudar também.

IR 2020

Como declarar bitcoin e outras criptomoedas no imposto de renda

Criptoativos podem até não ser regulados, mas isso não quer dizer que seus entusiastas não precisem prestar contas ao Leão. A Receita, como era de se esperar, está de olho…

Recessão à vista

PIB do Brasil deve cair 0,7% em 2020 por coronavírus, diz S&P

S&P Global Ratings prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve sofrer contração de 0,7% neste ano, com risco de baixa, devido aos impactos econômicos da pandemia de coronavírus

Seu Dinheiro na sua noite

Balança mas não cai?

Caro leitor, Embora a pandemia global de coronavírus ainda esteja longe de ser debelada – pelo menos com os dados e tratamentos que temos até o momento – o mercado começou a semana menos pessimista. Itália, Espanha e o estado de Nova York – três localidades críticas de disseminação da doença – mostraram, no fim […]

Embraer cortada

S&P rebaixa rating da Embraer de BBB para BBB- e mantém nota em observação

S&P diz que, em resposta à pandemia de coronavírus, muitas companhias aéreas devem tentar atrasar novas entregas de aeronaves até pelo menos o fim do terceiro trimestre de 2020, o que deve pressionar o fluxo de caixa e as métricas de crédito da empresa.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu