Os mais íntimos sabem da minha admiração pelo Império Romano. Ao chegar no meu apartamento, você provavelmente será recebido por Augustus e Maximus, dois gatos vira-latas batizados com a versão em latim de nomes de imperadores romanos. Eu bem que sugeri a minha irmã que um de seus filhos chamasse Augusto, mas não colou...
Uma das frases mais célebres sobre traição vem dos tempos de Roma antiga. Diz a história que Julio Cesar foi surpreendido ao saber que Marco Bruto, que considerava como filho, foi um dos conspiradores que planejou o seu assassinato. Entre suas últimas palavras, teria dito: “até tu, Brutus”.
Shakespeare tornou a frase mais famosa e até hoje ela é usada para mostrar decepção com uma traição.
Falando em traição, é possível que você tenha se sentido traído ao conferir seu extrato do último mês. Quase todos os ativos ficaram no vermelho, inclusive, o Tesouro Selic e os fundos que investem exclusivamente neste título. Até tu, Tesouro Selic!
Mas essa não é a aplicação mais segura do país? O Tesouro Selic e os fundos não foram fortemente indicados, inclusive pelo Seu Dinheiro, como reserva de emergência?
Sim, é isso mesmo. Mas o fato é que mesmo a aplicação mais segura tem algum risco. E, pela primeira vez desde 2002, o Tesouro Selic ficou no vermelho.
Na reportagem de hoje, a Julia Wiltgen traz uma explicação detalhada de por que isso aconteceu. Ela também responde se é hora ou não de diversificar a reserva de emergência com outras aplicações financeiras. Recomendo fortemente a leitura!
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
• Na sexta-feira, o diagnóstico positivo para covid-19 do presidente americano Donald Trump alimentou o mau humor dos mercados. O Ibovespa acompanhou Wall Street e fechou em queda de 1,53% aos 94.015,58 pontos, recuo acumulado de 3,08% na semana. O dólar subiu 0,029%, a R$ 5,6704, um avanço de 2,07% na semana.
SD PREMIUM
- A melhora de Trump e a possível alta ainda hoje deixa os investidores mais otimistas nesta segunda-feira. Além da saúde do presidente dos Estados Unidos, a crise entre os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, também chama a atenção do mercado. Confira um panorama do que vai mexer com o seu bolso nos próximos dias no Segredos da Bolsa, um conteúdo exclusivo Premium. Clique aqui para liberar o seu acesso.
INVESTIMENTOS
• Uma nova oportunidade pode estar surgindo na renda fixa e ela pode ajudar a acelerar sua aposentadoria. Confira na coluna do Richard Camargo.
EMPRESAS
• Em meio a um cenário de maior volatilidade nos mercados, o BNDES reduziu sua fatia em empresas, vendendo R$ 16 bilhões em ações.
• Representantes do setor privado de saneamento e integrantes do governo esperam que o sucesso do leilão dos serviços na região metropolitana de Maceió (AL) ajude a convencer o Congresso a manter o veto do presidente Jair Bolsonaro à renovação dos contratos das estatais.
ECONOMIA
•O governo procura novas opções de financiamento para o Renda Cidadã, após a polêmica envolvendo a proposta original. Segundo a Folha de S. Paulo, a equipe econômica avalia acabar com o desconto aplicado para aqueles que entregam a declaração simplificada do Imposto de Renda para financiar a medida.
• Depois da forte deterioração da confiança com os rumos da economia do País, políticos entraram em campo para apaziguar a relação do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
•O candidato do Partido Democrata, Joe Biden, ampliou para 14 pontos percentuais sua vantagem sobre o presidente Donald Trump numa pesquisa de intenção de voto realizada depois do primeiro debate presidencial nos Estados Unidos.
• O balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS) mostra 8.456 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Já são quase 5 milhões de casos desde o começo da pandemia e mais de 146 mil mortes.