Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-12-09T20:35:40-03:00
seu dinheiro na sua noite

O último ‘manteu’ do ano

9 de dezembro de 2020
20:35
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Hoje terminou a última reunião de 2020 do Comitê de Política Monetária do Banco Central e, como já era amplamente esperado, o Copom “manteu” a taxa básica de juros em 2% ao ano, como se diz brincando no mercado.

Foi a terceira manutenção consecutiva da Selic, mas desta vez o BC não deixou a porta entreaberta para novos cortes. Pelo contrário. Admitiu que, “em breve”, as condições que atualmente permitem o alto grau de estímulo monetário podem não estar mais presentes.

Isso não implicaria mecanicamente em uma alta de juros, diz o Copom, mas pelo tom do comunicado, reduções adicionais estão de fato descartadas.

O Copom manteve-se firme e insistiu que os choques inflacionários recentes são temporários, dizendo que não pretende reduzir o grau de estímulo monetário, que ainda se mostra necessário dadas as incertezas à frente.

Mas o BC vem sendo bombardeado no mercado por agentes que acreditam que a Selic em 2% já está baixa demais, dados o risco fiscal e as pressões inflacionárias.

Saiba mais sobre a decisão do Copom desta noite nesta matéria.

MERCADOS

 O Ibovespa terminou a sessão de hoje com queda de 0,7%, aos 113.001 pontos, e o dólar subiu 0,99%, cotado a R$ 5,17. O dia foi de aversão a risco lá fora, o que contaminou as negociações na B3, como você confere na matéria do Felipe Saturnino.

 O Bradesco BBI está otimista com as perspectivas para o setor de telecomunicações brasileiro em 2021. Especialistas do banco elevaram os preços-alvo das ações de TIM, Oi e Telefônica. Saiba o que o banco espera para as teles no ano que vem.

EMPRESAS

 A siderúrgica Gerdau e a produtora de painéis de madeira e louças e metais sanitários Duratex anunciaram que vão pagar juros sobre capital próprio. Veja os valores e condições nesta matéria.

 A Qualicorp anunciou a aquisição de uma carteira de 55 mil contratos de planos de saúde e odontológicos da administradora de benefícios Muito Mais Saúde e da corretora Soma. O valor da operação é de R$ 176 milhões.

 O governo federal zerou a alíquota do imposto de importação para revólveres e pistolas, mas a Taurus Armas diz que não está preocupada. Veja por quê.

ECONOMIA

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou a investidores estrangeiros que o governo federal está comprometido com o equilíbrio das contas públicas. Ele mais uma vez defendeu a manutenção do teto de gastos.

COLUNISTAS

 O que muda com o PIX e qual o futuro das agências bancárias? Os colunistas do Seu Dinheiro conversaram com o Cristiano Gomes, um dos principais estrategistas da equipe de tecnologia do Santander no Brasil, para responder essa e outras questões relacionadas ao PIX no podcast Tela Azul. É só dar o play.

 Você, como investidor, sendo novato ou veterano, sempre precisará tomar decisões. Melhor começar com as fáceis para só depois passar para as difíceis. Na sua coluna de hoje, o Felipe Miranda lista as dez decisões fáceis para você riscar da sua lista em relação aos seus investimentos. Recomendo a leitura! ​

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Temos vacina!

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca

Primeiros profissionais de saúde já foram vacinados em pronunciamento do governador de São Paulo, João Doria

Mais uma recomendação

Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca

Mais cedo, área técnica havia defendido aprovação da CoronaVac

Ainda falta...

Anvisa devolve pedido de uso emergencial da Sputnik

Laboratório russo não apresentou os requisitos mínimos para que o pedido de uso emergencial pudesse ser analisado pela agência

Quase lá

Área técnica da Anvisa recomenda uso emergencial da CoronaVac

Diretores da agência analisam pedidos de uso de vacinas. No momento, a área técnica ainda faz a apresentação. Em seguida, a relatora do tema, diretora Meiruze Freitas lerá seu voto, com os outros quatro diretores da agência votando depois

coronavírus

Covid-19: Brasil tem 8,4 milhões de casos e 61 mil novos diagnósticos nas últimas 24h

Segundo ministério, 7.388.784 pacientes recuperaram-se da doença

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies