Você sabe dizer qual foi a ação entre as quase 80 que compõem o Ibovespa que mais subiu em 2020?
As empresas que ganharam com o avanço do comércio eletrônico durante a pandemia, como o Magazine Luiza e a Via Varejo, ficaram entre os destaques do ano.
Mas se você (como eu) chutou uma delas, errou. Faltando dois pregões para o encerramento do ano na B3, podemos dizer que temos uma zebra.
A campeã de valorização entre as ações do principal índice da bolsa até aqui é a CSN (CSNA3). Com uma alta de quase 120%, a siderúrgica disputa o “título” com a aparentemente inabalável Weg.
E eu digo que se trata de uma zebra porque as empresas produtoras de commodities como a CSN eram apontadas como as grandes prejudicadas no começo da pandemia do coronavírus.
Só que a previsão não só não se confirmou como as ações das outras siderúrgicas, como Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4), também fizeram bonito em 2020.
Mas e agora, será que ainda vale a pena investir nos papéis do setor? O Felipe Saturnino conversou com gestores de fundos e analistas e traz para você um panorama completo para cada uma das ações das siderúrgicas.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
•O Ibovespa atingiu ontem o maior nível desde 23 de janeiro, após uma alta de 1,12%, aos 119.123 pontos. Com isso, o principal índice da bolsa ficou a menos de 500 pontos do recorde de fechamento. O dólar fechou longe das máximas, após atuação do Banco Central, mas ainda assim subiu 1,1%, aos R$ 5,2382.
• O mercado internacional segue com fôlego para manter o rali. O que sustenta esse otimismo é a ampliação do pacote de ajuda nos Estados Unidos e a repercussão do acordo pós-Brexit, fechado entre União Europeia e Reino Unido. Durante a madrugada, as bolsas asiáticas fecharam sem direção definida. Nesta manhã, os índices futuros em Nova York e as principais praças europeias avançam.
EMPRESAS
• Dinheiro no bolso é sempre bom. E a reta final do ano traz uma série de anúncios de pagamento de Juros sobre Capital Próprio (JCP). Confira a lista das empresas que anunciaram pagamentos aos seus acionistas.
• Vem briga de sócios por aí. A Petrobras vai exigir cerca de R$ 800 milhões da Odebrecht em um processo de arbitragem, alegando violação do acordo de acionistas da Braskem. As duas empresas dividem o controle da petroquímica.
OPINIÃO
• Depois de um 2020 atípico e caótico, o que esperar do próximo ano? O colunista Matheus Spiess acredita em um 2021 melhor, mas isso não significa que podemos baixar a guarda. Ele conta para você as razões para ficar mais otimista, e também os vários riscos que seguem no radar.